Ensaio Sobre O Conhecimento Aproximado.

 Bachelard.

Um trabalho de fundamental importância para o desenvolvimento da epistemologia como método científico, a ideia apesar do tempo, não tão valorizado ao meio científico, o que é lamentável, o livro umas das melhores elaborações do exuberante pensador Gaston Bachelard.  

Trata-se de uma teoria na qual Gaston Bachelard reflete com propriedade o desenvolvimento do conhecimento científico, em direção histórica e epistemológica.

 O autor procura desenvolver o fundamento que toda forma de conhecimento além de histórico, tem essencialmente caráter de provisoriedade, nada é absoluto.

 Tudo se prende ao seu devido momento. O conhecido é apenas aproximado, proporcional e não absoluto, não existe saber total acabado.

 Os paradigmas são essencialmente históricos além de produtos culturais, até mesmo nas Ciências exatas, as quais tem imagem caráter de exatidão em relação direta com a realidade é também aproximado o seu saber como resultado científico.

Apesar das diferenças que existem entre as Ciências da natureza e Ciências do social, o que tem em comum com maior ou menor proporcionalidade é a natureza de temporalidade e provisoriedade.  

  A obra de Bachelard desenvolveu muitas contribuições, para quem deseja estudar fenomenologia, como também a Filosofia aplicada a Ciência em geral.

 Sem ele é impossível entender as limitações do tempo, da cultura e das construções dos paradigmas.

 Conhecimento científico elaborado enquanto teoria por ele, com objetivo do saber como o todo enumera entendimentos fundamentais para aqueles que desejam seguir o caminho das Ciências sejam quais forem suas naturezas.

 A mais fundamental  contribuição refere-se à forma em que Bachelard entende como a matemática, pouco a pouco procura apoderar de todas as formas de conhecimento científico.

 No entanto, até mesmo sem perceber, caminha por orientações subjetivas, interferindo em valores de crenças e em procedimentos de caráter essencialmente subjetivos transformada pela lógica do positivismo em objetivos e dados de comprovações supostamente científicos.

 Uma das proposições importantes proposto por Bachelard nesse seu exuberante livro trata-se especificamente, como se deve ser entendido as ideias de medida, escala número, quantidade e particularmente o conceito de qualidade.  

 A respeito do referido fundamento, é necessário afirmar a investigação com a finalidade da comprovação da hipótese.

 A argumentação indispensável do autor nos leva, por exemplo, a constatação de que ao fim de toda atividade quantificadora científica existe sempre um juízo de qualidade envolvido nela.

 As ações nesse caso são quantitativas, motivo pelo qual a verdade científica é apenas proporcional e ao mesmo tempo produto da história, consequentemente da cultura.

 Procedimento estatístico, à medida que algum objeto como, por exemplo, uma determinada curva, desvia de ângulo,  esse entendimento possui caráter subjetivo, o que se diz à apreciação não tem em sua natureza exatidão.

 É um livro difícil, complexo, que para ser lido, são  necessárias informações interdisciplinares, com formulações encontradas em poucos livros científicos.  

 O livro fala a respeito do Ensaio sobre o Conhecimento Aproximado é uma obra que  determinou as atuais posições de nomes de grandes filósofos da Ciência.

  Destacaremos alguns deles como Boaventura de Souza Santos e Thomas Kuhn, sem contar que influenciou posteriormente outros grandes filósofos da Ciência, sobretudo, a Física dos dias atuais, além naturalmente dos demais campos da Filosofia. Bachelard influenciou tudo e todos.

 Mesmo assim, ainda é uma obra pouco explorada, mas continua como ponto de referência, produção importante, como fonte de contribuição a produção dos paradigmas, as formulações necessárias à humanidade.

Edjar Dias de Vasconcelos.