As avaliações sãoimportantes no processo evolutivo dos alunos, é através delas que os professores analisamo desenvolvimento e as dificuldades, verificando se os objetivos de suas práticas pedagógicas estão sendo atingidos e como o aluno está se desenvolvendoanalisando o nível que estão, se elesaprenderamo que falta aprender e o que precisa ser aprendido.

Palavra-chave: Avaliação

A avaliação Diagnóstica é realizada no início do ano letivo, pois é através dela que os professores irãoidentificar o processo de ensino- aprendizagem que cada aluno está verificandoe o seu conhecimento prévio. Avaliação Formativa é mediada pelo professor devendo ser realizada em todo o período do ano letivo,seu objetivo é os professores verificarem se os seus alunos estão aprendendo e compreendendo os conteúdos ministrados.Avaliação Somativa tem como objetivo alcançar um determinado resultado, em muitos casos os alunos são rotulados pelas notas que alcançam.

Devemos ter as avaliações como um método de verificar se os alunos estão aprendendo de forma significativa, não apenas de cobranças ou estipulações de notas, amedrontando os alunos. Conforme o autor:

A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Portanto, ela não pode ser esporádica nem improvisada, mas, ao contrário, deve ser constante e planejada. Nessa perspectiva, a avaliação faz parte de um sistema mais amplo que é o processo ensino – aprendizagem, nele se integrando. Como tal, ela deve ser planejada para ocorrer normalmente ao longo de todo esse processo, fornecendo feedback e permitindo a recuperação imediata quando for necessário. (HAYDT, 1988, p. 13-14, grifos do autor).

Assim, compreendemos que para obter uma avaliação de qualidade, não podemos improvisar e sim reavaliar nosso planejamento e método de ensino, pois a avaliação tem um objetivoa atingir. Os docentes devem analisar sua postura profissional, atuar de forma comprometida, inovando suas práticas pedagógicas, auxiliando-os alunos a evoluírem no seu processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada e significativa.

REFERÊNCIAS

HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.