AVALIAÇÃO ORGANIZADA NA ESCOLA EM CICLOS  FORMAÇÃO HUMANA”.

Palavras chaves: Ciclo de formação humana,aprendizagem,professor aluno.

Resumo.

A avaliação organizada em ciclos de formação humana,traz consigo um leque de informações e muita repercussão nas suas discussões.Por um lado o método tradicionalista,e por outro o método que leva em consideração o aluno,e a sala de aula é uma ambiente de reciprocidade de aprendizagem,tanto do professor quanto para o aluno aprendendo a reconhecer o saber cotidiano transformar-se-á em saber científico e que este processo deve ser acompanhado de avaliação contínua e entendendo também que a educação é uma forma de intervenção no mundo onde tanto a escola quanto a família tem grande participação. O presente texto busca refletir a cerca de que a avaliação seja uma possibilidade metodológica de ensino,a fim de trazer melhorias e sucesso para a educação.

Resumen.

En la evaluación organizada por ciclos de formacion  humana, trae consigo una serie de informaciones y un gran efecto en su discussões.Por un lado el método tradicionalista, y por otro método que tenga en cuenta el estudiante, y el aula es un ambiente de reciprocidad aprendizaje, tanto para el profesor y el alumno aprende a reconocer el conocimiento cotidiano se convertirá en el conocimiento científico y que este proceso debe ir acompañado de una evaluación continua y también entender que la educación es una forma de intervención en el mundo donde tanto la escuela, la familia juega un papel importante. Este trabajo tiene como objetivo reflexionar acerca de que la evaluación de la posibilidad de que la metodología de enseñanza con el fin de aportar mejoras a la educación y el éxito.

AVALIAÇÃO ORGANIZADA NA ESCOLA EM CICLOS  FORMAÇÃO HUMANA”. 

Educar ultrapassa as raízes dos saberes, vai muito mais além do que ensinar, transmitir conhecimentos; envolve reflexão sobre os valores implícitos no conhecimento construído e nas atitudes adotadas.

Atualmente,quando se fala em “AVALIAÇÃO ORGANIZADA NA ESCOLA EM CICLOS FORMAÇÃO HUMANA”,há uma série de divergências e resistência, tanto por parte da sociedade,quando por parte dos professores,os mesmos que já deveriam estar incluídos neste processo de inserção de nova conduta de ensino imposta.

Segundo a LBD Art. 23 - A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Esta nos assegura de que é necessário que seja possível mudar o roteiro da educação no Brasil,no entanto é indispensável o conhecimento referente a “AVALIAÇÃO ORGANIZADA NA ESCOLA EM CICLOS  FORMAÇÃO HUMANA”.

Quando não se tem o conhecimento por algo, geralmente nada é válido!È normal a resistência da sociedade e dos próprios professores, quanto a escola organizada em ciclos de formação humana, pois por muitos anos foi imposto a sociedade,a escola seriada,onde se tinha a retenção de pessoas que não estivessem capacitadas,para seguir a diante.

Partindo do pressuposto da escola tradicional seriada, nosso papel muda em cada conjuntura, o que reflete uma visão inferior e pobre da educação básica e dos educadores. Pois o tecnicismo e a escola tradicional fizeram estragos com seus profissionais e com sua sociedade, pois estes, ainda trazem deficiências até os dias de hoje.

Elvira Souza Lima “Se o objetivo da escola é promover a aprendizagem humana, o critério fundamental deveria ser a organização do tempo de forma que os indivíduos envolvidos sejam a prioridade e que, portanto, a concepção de tempo acompanhe os processos de aprendizagem e de ensino tal como eles ocorrem na espécie humana, evitando as rupturas criadas sempre que interrompemos uma explicação, uma atividade, um processo de reflexão por causa da forma rígida como o tempo é distribuído no dia-a-dia da escola”.

Desta forma, a reflexão quanto a escola seriada tradicional, e a escola organizada em ciclos de formação humana, é possível detectar seguintes erros cometidos dela seriada, sendo um deles:

Toda vez que algum aluno, não exercia suas atividades, não conseguia acompanhar o professor e colegas em sala de aula,este aluno era retido,ou seja  reprovado,automaticamente,alguns seguiam em frente,sendo a minoria,e o restante desistia de seus estudos acabavam,por ter a certeza que não conseguiriam,e acabavam abandonando a escola.

Como consequência da escola seriada, hoje temos o EJA, este que possibilita aqueles alunos,que pararam sua trajetória de estudos ainda muito jovens,e só agora com a cobrança continua do mercado de trabalho,retomaram seus estudos.

Dizer não a reprovação, não quer dizer que acabará por passar as crianças para frente sem conhecimento algum, pois a aprendizagem é em longo prazo.

Quando interrogamos crianças de diferentes idades sobre os principais fenômenos que as interessam espontaneamente, obtemos respostas bem diferentes segundo o nível dos sujeitos interrogados. Nos pequenos, encontramos todas as espécies de concepções, cuja importância diminui consideravelmente com a idade: as coisas são dotadas de vida e de intencionalidade, são capazes de movimentos próprios, e estes movimentos destinam-se, ao mesmo tempo, assegurar a harmonia do mundo e servir ao homem.

Nos maiores, não encontramos nada mais que representações da ordem da causalidade adulta, salvo alguns traços dos estágios anteriores.

Entre os dois, de 8 a 11 anos mais ou menos, encontramos, pelo contrário, vária forma de explicações intermediárias entre o animismo artificializa dos menores e o mecanismo dos maiores; é o caso particular de um dinamismo bastante sistemático, do qual várias manifestações lembram a física de Aristóteles, e que prolonga a física da criança enquanto prepara as ligações mais racionais. (PIAGET, 1982, p.173-4)

 

Para quem não conhece a finalidade dos ciclos, acaba  por acreditar que a escola seriada ainda é a melhor opção,pois os alunos que não souberem determinados conteúdos acabam sendo retidos,se houver reprovação,o ensino não esta sendo processual e  continuo,e sim por calendário,e por muitas vezes se leva anos para aprender algo,como cobrar de uma criança que ela aprenda vários conteúdos em,apenas um ano?

As crianças  precisam ser acolhidas e compreendidas em suas diferenças, atendidas por profissionais da educação, que devem, sobretudo, promover um ambiente espontâneo e feliz de aprendizagem. Baseando-se nesses princípios éticos, países que respeitam suas crianças acabaram com o analfabetismo e constituíram sociedades cultas e letradas.

Alavarse (2007), “em investigação que procurou explorar evidências acerca de impactos dos ciclos no desempenho dos alunos, explorou os resultados da Prova Brasil, formalmente denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em relação aos resultados da Prova Brasil 2005, o autor comenta:nas redes em ciclos, nas quais, mesmo que não haja grandes transformações com respeito à seriação, com o fim ou a atenuação da reprovação, esses ganhos se fazem com menor distorção idade-série e com menor evasão. Isso significa que, infelizmente, num patamar de baixo rendimento, as escolas em ciclos tendem a excluir menos e, pelo reverso, as escolas em séries, nas quais os patamares de exclusão são maiores, sob um discurso de que ali se impediria a queda da qualidade, o que se pode intuir é que com menos alunos – ou com um custo social por conta da reprovação – os resultados não parecem sustentar tais práticas seletivas”. (ibidem, p.176)

O educador que ainda aprova o sistema seriado, este precisa tomar conhecimento das reais vantagens, que a escola em ciclo de formação humana pode oferecer tanto para o aluno quanto para ele.

Para aqueles cuja experiência de educação é positiva e que se consideram a si mesmos como competentes, continuar a aprender é uma experiência enriquecedora que aumenta neles o sentimento de domínio sobre suas próprias vidas e sobre a sociedade. Ao contrário, para os que estão excluídos desse processo ou que escolhem não participar dele, a generalização da educação ao longo de toda a vida só pode ter o efeito de aumentar seu isolamento em relação ao mundo do conhecimento. No plano econômico, as consequências disso são o subemprego dos recursos humanos e o crescimento dos encargos da assistência; no plano social, a alienação dos indivíduos e a decomposição da infraestrutura social. (1997b, p. 1)

Segundo Elvira Souza Lima: “Não podemos esquecer, aqui, que a redefinição da atividade do professor é um processo e que, portanto, não ocorre da noite para o dia. De fato, temos visto que, nos momentos iniciais da implantação de ciclos, as práticas pedagógicas mantêm-se, em geral, as mesmas ou muito semelhantes às práticas anteriores, principalmente a avaliação.”

Desta forma,o educador é “peça chave”,importantíssima para o desenvolvimento desta criança,é necessário a capacitação desses educadores,para o sistema ciclado,o qual muitos desconhecem e apenas julgam.

Como diz Mainardes (2001, p.51):Sem o esforço conjunto dos gestores do sistema educacional, das unidades escolares, dos educadores e demais profissionais envolvidos, vinculado aos esclarecimentos feitos aos pais e alunos, mudanças tão radicais como a organização em ciclos poderão fragilizar, ainda mais, a estrutura e o funcionamento das escolas, causando prejuízos muito sérios aos processos de aprendizagem e constituição de sujeitos.

Nessa perspectiva, Sousa & Barretto (2004) afirmam que para garantir que uma medida potencialmente tão valiosa para assegurar a democratização do ensino, como a introdução dos ciclos, não se traduza em descompromisso com o processo de aprendizagem, é imprescindível se articular ao debate sobre a reorganização do ensino uma análise do papel e da função que vêm sendo desempenhados pelas instâncias governamentais em direção à reconstrução da escola pública, para além da análise dos condicionantes intra-escolares. È fundamental que se faça reorganização do trabalho escolar juntamente com  uma análise a fim de que se tenha uma visão compreensiva do movimento de reconstrução das bases que alicerçam o trabalho escolar e dos processos de adesão e resistência ao projeto de democratização da educação.

Webgrafia.

Disponivel em: http://www.cefaprojuina.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=503:ciclo-formacao-humana-ecola-ciclada&catid=28:tecnologia-educacional&Itemid=28

Disponivel em:

http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/16-2/artpdf/a5.pdf

Disponivel em:

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0047.html

Disponivel em:

http://politica-educacional.blogspot.com.br/2006/08/orientaes-didticas-na-ldb.html

Disponivel em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000100011

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003

Disponivel em:

http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_09LDBPEDa.htm