AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Leonor Vieira Leite Rodrigues1

 

 

RESUMO: O artigo discorre sobre o modo que a avaliação deve ser feita na educação infantil, que métodos o professor deve se basear para construir o modo de se avaliar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, métodos.

 

INTRODUÇÃO

 

A avaliação na educação infantil tem por objetivo analisar criticamente currículos e planejamento e as tendências pedagógicas que o sustentam.

Existem diversos instrumentos para avaliar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integram ao processo de aprendizagem.

Articulada ao projeto pedagógico a avaliação da aprendizagem deve ser planejada e ir além do aspecto cognitivo. É preciso identificar exatamente o que se quer com a avaliação, superando o autoritarismo e a punição, estabelecendo uma nova perspectiva ao processo de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para avaliar o desempenho dos alunos na educação infantil é preciso analisar se o objetivo foi alcançado. Temos diversos procedimentos para cada um dos objetivos. Importante ainda dizer que o aluno deve ter oportunidade de participar da elaboração integral da avaliação, assumindo assim pequenas responsabilidades. É de suma importância ressaltar que cada criança tem um tempo próprio para aprender.

É preciso ter em mente que não há um certo e um errado quando se fala em avaliação, o professor não deve restringir-se a exames pontuais com atribuição de notas e calcular a média dos resultados, pois isso não mede a quantidade e nem a qualidade do aprendizado, o que deve ser feito é uma analise sobre o crescimento cognitivo da criança, pois quanto mais completa for essa análise, mais possibilidades há para ajudar a criança.

Uma possibilidade metodológica para ser adotada na educação infantil são os temas geradores, que podem ser propostos pelos professores ou sugeridos pelas crianças, para Kramer os temas geradores representam:

[...] a possibilidade de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural das crianças, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos tem direito de acesso.”2



Assim, é possível colher dados sobre a criança, que serão utilizados para avaliar o aluno. O professor com isso deve classificar o comportamento dos alunos em uma escala uniforme, assim Hoffmann afirma:

Não é possível observar os alunos em todos os momentos, nem a memória do professor é suficiente para guardar detalhes importantes de cada um. [...] é necessário a elaboração de instrumentos de avaliação confiáveis para um acompanhamento também confiável.”3

A prática avaliativa tem seu significado quando o educador volta seu olhar para a aprendizagem do aluno, valorizando a identidade presente na ação educativa.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS



É possível concluir que a avaliação tem como estratégia de ponta a observação e a reflexão, permite a construção de um cotidiano escolar significativo, e portanto sinônimo dos interesses, das necessidades e das reações das crianças em questão.











 

BIBLIOGRAFIA

 

KRAMER. S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 14. ed. São Paulo: ABDR, 1992

 

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1991.

1 Graduada em Pedagogia na Universidade Norte do Paraná – Unopar/MT Cursando Pós-Graduação em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Diamantino/MT [email protected]



2 KRAMER. S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 14. ed. São Paulo: ABDR, 1992

3 HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1991.