Segundo Jussara Hoffman, “a avaliação escolar hoje, só faz sentido se tiver intuído de buscar caminhos para a melhoria da aprendizagem”. Nesse sentido, a prática de avaliar na escola apresenta-se como um desafio que exige principalmente por parte do professor em sua prática pedagógica, verificar continuamente, se as atividades por ele planejadas, oportunizaram ao aluno construir realmente um conhecimento significativo.

Assim acredito que a avaliação deve ser pensada como um meio de reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino, ou seja, nessa perspectiva a avaliação passa a ser desenvolvimento cognitivo quanto ao professor no rendimento de sua prática pedagógica e daquilo que objetiva o ensino escolar.

Certamente as formas de avaliação interferem no processo de aprendizagem, pois o fenômeno educativo é único em cada momento para cada individuo, ele é pluridimensional e assume uma dimensão para cada contexto, assim é preciso construir e reconstruir cada processo o tempo todo.

A avaliação classificatória tem um caráter seletivo, que coloca o erre como propulsor de ação, que onde a verdade é quase sempre absoluta e o sujeito e convidado a repetir muitas vezes o conteúdo para recuperar. A ilusão, a frustação e a evasão são muitas vezes fruto desta avaliação.  Já por sua vez a avaliação mediadora, o individuo é acompanhado através de momentos planejados e desafiadores, num processo não seletivo, que visa o beneficio do educando, com a intenção de promover, onde o professor é investigador, esclarecedor e organizador de experiências significativas de aprendizagem.

Por fim a avaliação deve precisa ser pensada e efetivada como parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar questões relevantes, averiguar os resultados alcançados, considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias. Todas as atividades realizadas são passiveis de correção para que o professor possa avaliar e diagnosticar as dificuldades que surgem durante o processo de aquisição do conhecimento. Para o aluno, avaliar deve ser um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo, já para o professor deve ser um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino. É desse modo que a avaliação assume um sentido orientador. Ao analisar e refletir sobre os métodos de avaliação notar-se-á que existem diversos instrumentos para avaliar se o aluno esta aprendendo e se integrem nesse sentido. Portanto é preciso ter em mente que não há certo e um errado quando se fala em avaliação quando se fala em avaliação no seu cotidiano, assim sendo, ela precisa ser continua e regularmente modificada e readaptada.