Sabemos da importância que a educação tem como um dos fatores básicos para solucionar os desafios da desigualdade social e da competitividade econômica, e que, a sua qualidade é hoje um diferencial das nações, uma vez que, da formação de pessoal qualificado e empreendedor, depende o sucesso das políticas de desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país.

Para a escola de ensino fundamental pública cumprir o papel que a sociedade espera dela, enfatizam-se os princípios da autonomia. Esta, por sua vez, permite que a escola assuma sua própria gestão com liberdade e encontre entrosamento com a comunidade que atende, oferecendo transparência, a fim de revelar erros e acertos que servem para direcionar práticas e reformular estratégias. Essa transparência vem associada à necessidade de avaliação, além do aprendizado dos alunos, do desempenho dos professores e da escola em todos os seus aspectos, de forma consciente, sistemática e fundamentada.

Razoável ao caráter público de suas ações, a escola pública tem necessidade de se auto-avaliar e de ser avaliada externamente, em termos de sua eficácia social e eficiência de seu funcionamento. Dessa forma, esse estudo aborda o tema Avaliação Institucional e, considerando sua relevância na área educacional, acreditamos poder colaborar com informações que possam auxiliar os gestores a trabalhar com o processo avaliativo, dando ênfase na sua dimensão institucional, na tentativa de melhorar as atividades em andamento e auxiliar no planejamento, programação e decisões futuras...