JUSTIFICATIVA:
A marca do ser humano estar em agir e pensar, dessa forma, construímos o mundo e a sociedade atual. Desde o início da nossa história, para alcançarmos certos sonhos ou obter resultados, aprendemos a criar, a aprender e a transformar o mundo em que vivemos. Para tanto, fizemos escolhas, ou seja, planejamos. Nos baseamos na realidade, afim de, determinarmos onde e de que forma alcançaríamos nosso objetivo. Mas, antecedendo ao planejamento, foi necessário garantir as bases para a construção do planejar, ou seja, avaliar e, avaliar nada mais é do que descobrir a nossa posição para definir essa base. Desse ponto de vista, avaliar e planejar não se dissociam, mas se posicionam lado a lado.


INTRODUÇÃO:
"A avaliação poderia ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação, seja ela curta, seja prolongada. Enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliação subsidia essa construção, porque fundamenta novas decisões. (...) A avaliação será, então, um sistema de crítica do próprio projeto que elaboramos e estamos desejando levar adiante. (...) um ato amoroso, um ato de cuidado, pelo qual todos verificam como estão criando sua criança e como podem trabalhar para que ela cresça."


DESENVOLVIMENTO:
O planejamento sendo um ato para direcionar e dimensionar o âmbito político, científico e técnico, as atividades escolares, têm que ser fruto da participação de todos os atores educacionais. A decisão de: como e o que fazer, não é um ato isolado, mas coletivo, pois o sucesso para a construção de resultados das atividades estudantis, não depende da individualidade e, sim da participação plena de todos os que estão envolvidos nessa atmosfera de significação. As atividades individuais e coletivas devem andar de acordo e não isoladas, pois nessa última condição, corre risco de não atingir o resultado esperado. Ao diretor lhe é dada a missão de coordenar a edificação do norte da escola, de modo global, atuando e promovendo circunstâncias básicas para que as normas se efetivem e se tornem reais. Ainda no tocante da participação coletiva na construção do planejamento, também o gerenciamento seguir o mesmo caminho.
Em relação a avaliação, esta se processa de maneira espontânea para que o professor seja capaz de notar a capacidade dos alunos quanto a assimilação dos conteúdos, pelos alunos, bem como a eficácia de sua metodologia aplicada no cotidiano. Dessa forma, perdendo o caráter classificatório em: aprovados e reprovados. Sabemos que mesmo com essa nova visão de avaliação, alguns professores insistem no processo antigo, porém é considerável compreender que avaliar é um processo pedagógico constante e diário que busca solucionar erros para a edificação de novos conhecimentos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Desse modo verifica-se, de um lado, o planejamento como ato de decisão daquilo que será construído e, do outro, a avaliação como a crítica que auxilia na observação de como o projeto será construído. Portanto, a avaliação cruza o planejar e o executar, contribuindo ao longo do percurso da ação linear, em todos os sentidos. A avaliação como análise de percurso, é fundamental para o método de construção do produto da significação, redimensionando o destino da ação. Avaliar é cuidar e, está além do classificar e dar nota ao aluno, pois a partir dela, traça-se o futuro da sociedade e dos cidadãos, oportunizando respeito, igualdade de direitos e deveres, entre outros aspectos.

REFERÊNCIAS:

Albuquerque, Targélia de Souza; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de.Avaliação Educacional.2.ed ? Curitiba:IESDE Brasil S.A.,2009.
___.CRE Mario Covas.Disponível em<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_15_p115-125_c.pdf>.acesso em 29/06/2011.

___.Brasil Escola.Canal do Educador.Orientações.Disponível em<http://educador.brasilescola.com/orientacoes/o-que-avaliar.htm>.acesso em 29/06/2011.

___.MEC.Secad. <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno4.pdf>acesso em 30/06/11