Avaliação e aprendizagem na educação superior

O texto mostra como a educação no ensino superior precisa ser transformada, segundo o autor deste artigo, Joe Garcia. Houve uma conferência Mundial sobre Educação Superior em Paris, pela UNESCO nos anos 90.

O desafio é a reformulação do currículo no ensino superior, pois, os estudantes precisam adquirir conhecimento não passivamente, mas com o pensamento crítico e reflexivo. Segundo Marton e Saljo (1976), existem dois tipos de abordagens, a primeira a abordagem profunda e a segunda a abordagem superficial. A abordagem profunda está relacionada á aprendizagem autêntica e o modo de como lidar com situações-problemas, isso vai além dos estudos de graduação.

A abordagem superficial, esta relacionada com uma atitude passiva, onde os conteúdos são dados pelo professor e os alunos ao ler estes textos aceitam passivamente tudo que os autores escreveram, e respondem as perguntas com base em suas ideias sem um pensamento crítico e reflexivo. O texto também nos mostra como a questão da avaliação e aprendizagem no ensino superior, tem poucos estudos sobre como avaliar os alunos de graduação.

Os professores devem pesquisar mais sobre as suas maneiras de avaliar e de como avaliar no processo ensino e aprendizagem. Por fim, muitos alunos de graduação terminam se frustrando e muitos desistem até mesmo no primeiro semestre de faculdade em uma sala onde começou com 60 alunos. A metade consegue concluir o ensino superior e o restante acaba desanimando por diversos motivos, entre eles: as expectativas sobre o curso que não foram correspondidas ou por desestímulo do professor.