AVALIAÇÃO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Walter Ap. Gonçalves
[email protected]

Resumo
O presente artigo propõe-se a discutir acerca da importância da avaliação Docente, e dos resultados que ela pode trazer para a melhoria do aprendizado em suas mais diversas além de proporcionar uma reflexão sobre as diferentes formas de se avaliar. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas referências bibliográficas e orientação Docente bem como anotações pessoais.

Palavras chave: Avaliação, Docente, Questionário, Instituição, Ensino

Abstract
This article aims to discuss about the importance of teacher evaluation, and the results it can bring to the improvement of learning in its various as well as provide a reflection on the different ways of evaluating. To develop this work were used references and guidance as well as personal notes Lecturer.

Keywords: Assessment, Teacher, questionnaire, Institution, Education

Dentre as sugestões apresentadas em sala de aula optei por tomar como objeto de estudo visando à elaboração do presente artigo o tema avaliação.
Todos os dias uma nova escola esta sendo inaugurada em nos país, e com isso vem crescendo a demanda de novos Docentes, que são formados pelas diversas instituições de ensino superior. E com isso cada vez mais se busca o aprimoramento do ensino nas instituições de ensino publica e particular. Como o tema deste artigo esta foca na avaliação Docente, partiremos então deste tema para uma melhor compreensão.
Devemos pensar no decorrer dos anos em que o Docente passou em sala de aula desde a sua alfabetização até a o seu ingresso na Universidade e posteriormente a sua formatura, que tipo de formação ele teve. A sua situação econômica, sua cultura, suas relações familiares, a localização geográfica onde residia ou reside, são fatores que podem ou poderiam influenciar em seu ciclo de aprendizagem. As instituições de ensino têm procurado cada vez mais, obter meios eficientes para se avaliar o seu corpo Docente da instituição.
Luckesi (2002), por sua vez, afirma que a avaliação é um dos aspectos mais problemáticos do processo de ensino, porque normalmente utilizada apenas com o sentido de verificação, não apresenta efeitos na dinâmica da ação pedagógica conduzida pelo docente.
Para Castanheira e Ceroni, a avaliação atravessa o ato de se planejar e de se executar; e por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. [...] A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção dos meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. [...] É uma ferramenta necessária ao ser humano de construção dos resultados que planificou produzir [...] Ela faz parte de seu modo (do professor) de agir, e por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível. [...] Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo.
Existem muitos métodos para se avaliar, optei aqui por falar de um em específico, o questionário, embora reconheça que existem outros métodos para se avaliar. No questionário são formuladas perguntas que em sua maioria são completamente desnecessárias e que não alcançam o objetivo proposto. Farei aqui as seguintes perguntas?
O Docente tem o domínio do conteúdo que se propôs a ensinar?
O Docente consegue expor o assunto com clareza utilizando-se de uma boa didática?
Consegue mediar à construção de conhecimentos entre ele e o aluno?
O bom Docente, precisa ter o domínio da boa comunicação, pois será mais competente quanto melhor souber se comunicar, seja escrevendo ou falando. Quanto à comunicação dizia Chacrinha :
"Quem não se comunica, se trumbica".
O bom "relacionamento ajuda o bom professor é o "relacionamento", que ela e mantém com seus alunos. É importante saber se ele é justo, responsável, se escuta os alunos, se os respeita e se é cumpridor dos compromissos firmados.
O bom relacionamento com pessoas e aqui se tratando de alunos, é a que podemos falar de habilidades que o Docente precisa ter para que possa obter bons resultados e que consequentemente irão influenciar na formação desses alunos.

Podemos comparar estes questionários com questionários de provas de vestibulares onde inúmeras questões são colocadas, e o tempo para respondê-las, muitas das vezes, não é suficiente acabando por cansar quem está respondendo. Muitas vezes isso faz com quem esteja avaliando responda sem completa consciência do que realmente deveria. Vejamos o que alguns autores dizem sobre o vocábulo "avaliação":

Gadotti diz que a avaliação é essencial à educação, inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão, sobre a ação. Entende-se que a avaliação não pode morrer. Ela se faz necessária para que possamos refletir questionar e transformar nossas ações. O mito da avaliação é decorrente de sua caminhada histórica, sendo que seus fantasmas ainda se apresentam como forma de controle e de autoritarismo por diversas gerações. (Gadotti, 1990).

Recentemente conversando com alunos de uma Universidade que atua no interior de do Estado de Mato Grosso, entre um intervalo e outro, comentavam sobre alguns Docentes do quadro ensino da instituição em que estudam. Alguns Docentes foram avaliados com a falta de domínio de conteúdo, a falta de elementos da didática, de entrosamento, de comunicação, de postura, de planejamento, e para outros depoimentos, alguns Docentes tiveram uma avaliação muito positiva e eficiente. Vemos que é importante avaliar, o que precisamos é ter mecanismos adequados para que possamos obter bons resultados no processo avaliativo dos Docentes e usar as informações para a solução de possíveis problemas detectados.

Referências:

HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora; Uma Pratica da Construção da Pré - escola a Universidade. 17.ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a
democracia. (trad. Fátima Murad). Porto Alegre: Artmed, 2005.
GADOTTI, M. Uma escola para todos os caminhos da autonomia escolar. Petrópolis: Vozes, 1991.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições.
14. ed.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2009.