Avaliação docente do curso de matemática do campus universitário de Miracema do Tocantins – Unitins: Perspectiva de melhoria da qualidade do ensino e do crescimento profissional.

DENISÁLIA ALMEIDA HEITZ ARAÚJO
MÁRIO FERREIRA NET

A Universidade tem sido uma das Instituições mais visadas da contemporaneidade. Sobre ela recaem expectativas muito intensas, exigindo deste a formação profissional de qualidade até a resolução dos problemas sociais, pela pesquisa e pela extensão. As Universidades estão, hoje, determinadas a melhorar a qualidade do seu ensino. A um consenso sobre a necessidade de se oferecer aos alunos a melhora qualidade de ensino possível, uma melhor preparação como cidadãos e profissionais. O conhecimento acadêmico não é um conjunto isolado de informações, mas sim um conjunto comprometido com uma determinada visão de mundo que se manifesta no próprio processo de investigação real.
Quando o conhecimento é trabalhado como processo torna-se momento dinâmico, em que a dimensão ideológica aparece por meio das diferentes alternativas de concepção de mundo. O conhecimento é trabalhado como resultado de uma série de atividades transformadoras ficando clara sua natureza social. A avaliação do desempenho docente para alcançar seu objetivo último, que é a aprendizagem do aluno, deve ter como referencial e linhas norteadoras claras e definidas. E para ser levada a cabo necessita de uma metodologia de investigação viável, fidedigna e adequada aos propósitos.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Ensino. Qualidade.