Avaliação do impacto da informatização da Universidade Pedagógica no período de 2007-2013 caso: UP Sede

                                                                                    Armindo Alberto Mauelele[1]

Resumo

 

 O presente artigo intitulado avaliação do impacto da informatização da Universidade Pedagógica no período de 2007-2013 caso: UP Sede, tem como principal objectivo avaliar o impacto da informatização da Universidade Pedagógica. A metodologia usada para este artigo é basicamente quantitativa e qualitativa auxiliando se das seguintes técnicas: inquéritos e entrevistas para aferir o impacto da informatização da Universidade neste período e apresenta como objecto de estudo as TIC’s. A pesquisa foi feita na Universidade Pedagógica, baseando-se numa amostra de 20 pessoas constituídas por 15 docentes e 5 Gestores. Para desenvolver esta pesquisa foram usados livros, artigos científicos e dissertações que discutem situações das TIC’s e a informatização da Universidade Pedagógica. O estudo baseou-se na avaliação de sistemas de informação para Gestão académica e administrativa e plataforma de e-learning e produção de conteúdos. Da análise dos resultados verifica-se que, são poucos os gestores e docentes da UP que usam sistemas de informação e gestão universitária, embora a existência das plataformas de e-learning permitiu o aumento do número de estudantes e a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na UP. A partir das conclusões sugere-se que haja capacitação de docentes e gestores no uso dos sistemas de informação para gestão académica e administrativa na UP.

 

Palavras-chave: Avaliação, Impacto da informatização, sistemas de informação.

 

 

Assessing the impact of computerization of Pedagogical University in the period 2007-2013 if UP Headquarter

 

Abstract

 

 This article entitled assessing the impact of computerization of Pedagogical University in the period 2007-2013 if UP Headquarters, aims to assess the impact of computerization of the Pedagogical University. The methodology used for this article is basically quantitative and qualitative assisting if the following techniques: surveys and interviews to assess the impact of information technology at the University in this period and has as an object of study ICTs. The research was done at the Pedagogical University, based on a sample of 20 people made up of 15 teachers and 5 managers. To develop this research were used books, scientific articles and dissertations that discuss situations ICT and computerization of the Pedagogical University. The study was based on the evaluation of information systems for academic and administrative management and e-learning platform and content production. Analyzing the results it appears that there are few managers and teachers of UP who use information and university management systems, although the existence of e-learning platforms allowed the increasing number of students and improving teaching quality and learning in UP. From the findings suggest that there is training of teachers and managers in the use of information systems for academic and administrative management in UP.

 

Keywords: Evaluation, Impact of computerization, information systems.

Introdução

O desenvolvimento e o uso das novas tecnologias de informação e comunicação são hoje equiparados ao desenvolvimento da máquina a vapor nos primórdios do século XVIII.

Assim como esta e naquela altura, constituiu um elemento-chave para a formação de grandes indústrias, nos dias de hoje as TIC’s são uma componente indispensável para o desenvolvimento e convivência dos países a nível mundial. As TIC’s transformaram completamente a forma como as pessoas pensam e interagem. Telefones móveis, partilha de fotos e vídeos, interconexão social e “wikis” tornaram-se em recursos globais de interacção. As instituições do ensino superior, incluindo a Universidade Pedagógica, precisam de adoptar estas tecnologias para usá-las nos processos de ensino, aprendizagem, pesquisa, extensão e gestão universitária.

A 30 de Maio de 2007 foi criada uma unidade central técnica e académica, o centro de Informática da Universidade Pedagógica (CIUP). Para que não haja fracasso deste projecto que hoje em dia constitui o “coração” da Universidade, é preciso que o projecto seja avaliado em diferentes momentos a partir dos seus utentes, isto é, a comunidade académica.

  • Qual é o impacto que o projecto de informatização teve nos três principais eixos da Universidade, a saber do Ensino, Pesquisa e Extensão no período de 2007-2013?

O presente artigo intitulado avaliação do impacto da informatização da Universidade Pedagógica, tem como objectivo geral avaliar o impacto da informatização da Universidade e para que este seja atingido com sucesso foram definidos os seguintes objectivos específicos: analisar o grau de utilização dos sistemas de gestão de informação académica e administrativa da Universidade e identificar as plataformas de e-learning usadas na UP.

Esta pesquisa tem como objecto de estudo as TIC’s e apresenta a seguinte estrutura organizacional: introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão, conclusões e sugestões e por fim referências bibliográficas.

Revisão da literatura

Avaliação

BELHIM (2008) diz que a avaliação dos resultados procura medir o diferencial existente entre os resultados alcançados com um determinado curso de acção e os objectivos, em termos de impacto sobre a envolvente, previamente fixados

Avaliação do impacto é uma actividade que deve ser realizada no decorrer do ciclo do projecto; o que muda é a natureza da prática. Nos estágios preparatórios, é realizado antes ou posteriormente. No processo de implementação, verifica quais as consequências que o projecto esta sofrendo no momento. Depois de encerrada, a ênfase esta no exame de quais efeitos o projecto conseguiu (ROCHE, 2002).

LUCKESI (2011) considera que avaliação subsidia, em qualquer actividade humana, o resultado bem-sucedido. Ainda oferece os recursos para diagnosticar (investigar) uma acção qualquer e, a partir do conhecimento que obtém sobre a qualidade dos resultados dessa acção, intervir nela para que se encaminhe na direcção dos resultados desejados.

 

 Informatização e etapas do seu processo

 

COELHO, A & COELHO, M (1999) consideram que informatização é aplicação da informática no tratamento de qualquer tipo de informação no processo produtivo ou, ainda em sistemas de diagnóstico ou rastreio e em sistemas de controlo. Ou seja, o uso de computadores, hardware e software, na solução de problemas concretos do mundo real.

Segundo SOUSA (2005), as etapas de informatização são iniciadas com:

  • Primeira etapa é identificação do software, programas elaborados para casos específicos da empresa.
  • Segunda etapa é a escolha do hardware, tendo em conta a necessidade de cada posto de trabalho, de cada departamento e de toda a empresa.
  • A terceira etapa é o Fornecedor, uma vez definido o hardware e software, são cuidadosamente analisados os fornecedores, através de propostas de fornecimento de produtos e serviços.

 

Sistemas de informação para gestão Universitária

 

Sistema de informação para gestão Universitária são considerados prioritais no processo de informatização das Instituições do Ensino Superior.

Segundo BATISTA  citado por LOPES (2015) “o objectivo de usar sistemas de informação é a criação de um ambiente empresarial em que as informações sejam confiáveis e possam fluir na estrutura organizacional”

LÓPEZ (2013) considera que os sistemas  de informação têm por objectivo gerar informações para a tomada de decisões; os dados são reunidos, processados e transformados em informação.

Para PEREIRA & FONSECA apud LÓPES (2015) “os sistemas de informação têm por finalidadea captura ou recuperação de dados e a sua análise em função de um processo de decisão.

Segundo CIUP, os que se seguem são sistemas de informação desenvolvidos na instituição, assim como a sua utilização pelas diferentes unidades orgânicas.

Sistema de gestão universitária (SIGEUP) - este sistema ajuda na gestão académica dos estudantes da UP, a controlar o pagamento das inscrições e mensalidades pelos estudantes durante o curso.

O sistema funciona numa plataforma Web e é acessível via Web para todas as delegações da UP.

Sistema de gestão de recursos humanos (SGRH) - este sistema ajuda na gestão administrativa dos funcionários da UP pelos recursos humanos.

O sistema funciona numa plataforma stand-allone e é acessível de forma parcial (na UP-Sede, Beira, Tete, Montepuez e Niassa).

Sistema de gestão de horários (SISHA) - este sistema ajuda na gestão de horários académicos dos estudantes e professores da UP e na gestão de salas de aulas para evitar sobreposições durante a leccionação.

O sistema funciona numa plataforma Web e é acessível via Web para UP-Sede como fase de teste.

Sistema de pós-graduação (SisPOG) - sistema que ajuda na gestão dos cursos de Pós-Graduação, com finalidade de registar todos os mestrandos e doutorandos, controlar o pagamento de mensalidades e a divulgação de notas de cada módulo do curso.

O sistema funciona numa plataforma Web e é acessível em todas as delegações que estejam a decorrer os cursos de mestrado e doutoramento.

Sistema de gestão de projectos (SIGPRO) – é um sistema de apoio a pesquisa desenvolvido com o intuito de ajudar no armazenamento e controle de pesquisas feitas pela comunidade académica.

O sistema funciona numa plataforma Web e é acessível via Web para todas as delegações da UP.

Biblioteca Electrónica - a biblioteca electrónica visa disponibilizar livros electrónicos aos estudantes da UP, tendo que reduzir o tempo na procura dos mesmos na biblioteca física.

O sistema funciona numa plataforma Web e é acessível em todas as delegações excepto as delegações de Gaza, Massinga e Montepuez.

Dziva Ngutu – é um repositório académico em que o professor armazena as aulas para que os estudantes de qualquer curso tenham acesso.

O repositório funciona numa plataforma web e é acessível via web para as seguintes delegações: UP-Sede, Massinga, Beira, Quelimane e Nampula.

File Sharing – este é um sistema de gestão de ficheiros ajudando na troca de documentos em circulação durante as reuniões e fóruns.

O sistema funciona numa plataforma web e é acessível via web para todas as delegações da UP.

Sistema de gestão de documentos (SisDOC) – é um sistema de gestão de documentos e está em funcionamento na secretaria da Reitoria (UP-Sede). Visa ajudar na gestão dos documentos que dão entrada diariamente no local.

Sistema de gestão de decisões (SisDEC) – é um sistema de gestão de decisões que ajuda a controlar o cumprimento de actividades programadas a nível dos directores em um determinado período.

O sistema funciona numa plataforma web e é acessível via web para todas as delegações da UP.

Sistema de Gestão de Monografias – este sistema serve de repositório de monografias dos estudantes e os mesmos podem servir de modelo aos demais estudantes que estejam a preparar as suas monografias. Usa a plataforma Web e é acessível via web para UP-Sede

Sistema de Inscrições Online – o sistema ajuda na realização das inscrições para os exames de admissão da UP na perspectiva de diminuir o uso avultado do papel.

O sistema funciona numa plataforma web e é acessível via web para todas as delegações da UP.

Plataforma e-learning – é uma plataforma de ensino que auxilia a comunidade académica que frequenta cursos a distância, na busca de módulos para aprendizagem e também do suporte aos cursos de pós-graduação.

O sistema funciona numa plataforma web e é acessível via web para as seguintes delegações da UP: UP-Sede, Massinga, Beira, Quelimane e Nampula.

Plataformas e-learning

E-Learning é uma modalidade de ensino a distância baseada nas tecnologias Internet que se preocupa, por um lado, com a comunicação entre o professor.

De acordo com CIUP, a Universidade Pedagógica usa as seguintes plataformas de e-learning: moodle (usado no Centro de Educação Aberta e à Distância) e SisPOG (Sistema de Pós-Graduação).

A figura 3 a seguir ilustra, a plataforma de e-learning do ensino a distância (moodle).

 

Fonte: http://www.ceadup.ac.mz/acessado a 9 de Maio de 2015 (plataforma moodle)

Figura 1: Plataforma de e-learning (moodle)

 O Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), que coordena a modalidade à distância na Instituição tem as seguintes funções: apoiar o desenho dos planos curriculares dos cursos na modalidade à distância; gerir o desenho e a elaboração de materiais instrucionais; articular com as delegações da UP, assim como com outras entidades nacionais e estrangeiras na implementação da modalidade à distância; gerir a implementação e o uso das TIC ́s nos programas de Educação à Distância e avaliar o sistema de Educação à Distância.

A figura a seguir, ilustra o sistema de Pós-Graduação na Universidade Pedagógica.

Fonte: up.ac.mz/ppg/sispog/ acessado em 9 de Maio de 2015 (plataforma SiSPOG).

Figura 2: Plataforma de e-learning (SisPOG)

 Segundo CIUP, Para aceder ao SisPOG clique em uma das imagens que representam uma Faculdade ou Escola e assim poderá inserir o nome no campo Utilizador e a senha no campo Senha.  Esta plataforma está disponível apenas para os mestrandos, doutorandos, docentes e gestores dos cursos de Mestrado e Doutoramento.

Metodologia

A metodologia usada para este artigo é quantitativa e qualitativa (metodologia mista) auxiliando se das seguintes técnicas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista e inquéritos

Para obter resultados fiáveis nesta pesquisa foi necessário definir a população, neste caso

 os docentes e gestores da UP e recorreu se à amostragem probabilística aleatória simples composta por 15 docentes e 5 gestores.

Os dados recolhidos são apresentados sob forma de textos, gráficos e figuras, tendo como recurso os programas informáticos MS-WORD (97-2003) e o GOOGLE DRIVE.

Resultados e discussão

Resultados do inquérito dirigidos aos docentes da Universidade Pedagógica.

1.Usa plataforma Dziva-nguthu para disponibilizar materiais aos seus estudantes?

Sim

8

   53.3%

Não

6

40%

Perguntando se usa a plataforma Dziva nguthu para disponibilizar materiais aos seus estudantes, 8 (53.3%) afirmaram que sim e 6 (40%) disseram que não.

2.Usa a plataforma instituicional de e-learning?

Sim

8

    53.3%

Não

7

46.7%

Os resultados do inquérito elucidam que apenas 53,3% dos docentes da Universidade Pedagógica é que usam a plataforma instituicional de e-learning e, os restantes 46,7% não estão a usar. De acordo com SOUSA (2005) a plataforma de e-learning é importante no ensino/formação.

3.Acessa o repositório instituicional de monografias, dissertações e teses?

Quanto ao repositório instituicional de monografias, dissertações e teses a pesquisa nos indica que poucos docentes acessam (40%) e os restantes 60% nunca acessaram. AMARAL & VARAJÃO (2007), afirmam que a informação para as organizações de hoje é universalmente aceite, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento mais influencia o sucesso das organizações.

Sim

6

40%

Não

9

60%

4.Tem as suas publicações, incluindo monografias, dissertações ou tese no repositório?

Sim

2

    13.3%

Não

13

   86.7%

No que concerne a publicação das monografias, dissertações e teses, 13 respondentes (86.7%) não publicam e 2 (13.6%) disseram que publicam. VARAÃO (2005) afirma que é necessário que as pessoas sejam motivadas de forma a serem alcançados os objectivos inerentes a essas estratégias.

5.Sabe da existência destes meios electrónicos institucionais?

Sim

10 

  66.7%

Não

5

  33.3%

     

Resultados do inquérito dirigido aos Gestores da Universidade Pedagógica

Para a presente pesquisa foram inqueridos 5 Gestores da Universidade Pedagógica. As perguntas são do tipo estruturadas e visam avaliar o impacto da informatização da Universidade Pedagógica no período de 2007-2013-caso UP Sede.

1.Qual é o seu grau de satisfação na utilização das TIC’s na Universidade Pedagógica relativamente aos itens alistados abaixo?

Sistemas de gestão Universitária

Muito satisfeito

2

40%

Satisfeito

2

40%

Não sei

1

20%

Insatisfeito

0

0%

Muito insatisfeito

0

0%

     

Quanto ao grau de satisfação na utilização das TIC’s no sistema de gestão Universitária, 2 (40%) Gestores responderam estar muito satisfeitos e 2 (40%) responderam estar satisfeitos. Este sistema ajuda na gestão académica dos estudantes da UP, controlar o pagamento das mensalidades pelos estudantes durante o curso.

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Muito satisfeito

1

    20%

Satisfeito

2

40%

Não sei

2

40%

Insatisfeito

0

0%

Muito insatisfeito

0

0%

Em relação ao sistema de gestão de Recursos Humanos 1 (20%) Gestor afirmou estar muito satisfeito com o sistema de gestão, 2 (40%) responderam estar satisfeitos com o sistema de gestão de Recursos Humanos. Os restantes 2 (40%) disseram que não sabiam acerca do grau de satisfação em relação ao sistema de gestão de Recursos Humanos.

Sistemas de Gestão de Horários

Muito satisfeito

0

0%

Satisfeito

1

   20%

Não sei

4

 80%

Insatisfeito

0

0%

Muito insatisfeito

0

0%

     

O sistema de gestão de horários segundo os gestores da Universidade Pedagógica é menos conhecido, pelo que 80% deles afirmou não saber do sistema.

Sistema de Gestão Pós-Graduação-SISPOG

Muito satisfeito

1

   20%

Satisfeito

1

 20%

Não sei

3

  60%

Insatisfeito

0

   0%

Muito insatisfeito

0

   0%

Quanto ao sistema de gestão de pós-graduação de acordo com os resultados do inquérito feito aos Gestores desta Universidade constatou se que 60% dos Gestores não sabem da sua existência. Este sistema é de grande importância porque é através deste que os mestrandos e doutorandos conseguem se orientar durante os seus estudos.

Sistemas Gestão de Projectos

 

Muito satisfeito

1

    20%

Satisfeito

1

   20%

Não sei

3

   60%

Insatisfeito

0

   0%

Muito insatisfeito

0

   0%

Em relação ao sistema de gestão de projectos, o nível de satisfação distribui-se de uma forma desigual, tendo 1 (20%) afirmado estar muito satisfeito com o sistema, 1 (20%) disse estar satisfeito e 3 (60%) disseram que não sabiam acerca de existência de um sistema de Gestão de Projectos da UP Sede. AMARAL & VARAJÃO (2007) afirmam que as principais motivações para o uso das TIC’s são o reconhecimento da sua importância para o sucesso da organização.

Biblioteca Electrónica

Muito satisfeito

0

   0%

Satisfeito

2

   40%

Não sei

3

  60%

Insatisfeito

0

  0%

Muito insatisfeito

0

  0%

O grau de satisfação na utilização das TIC’s, relativamente a biblioteca electrónica, 40% dos Gestores inqueridos disse estar satisfeito e 60% deles afirmou não conhecer o sistema. CARDOSO (2003) afirma que a ideia de uma biblioteca é interminável. A biblioteca electrónica funciona à escala global. Neste caso a UP ainda tem o desafio de promover o uso da biblioteca electrónica.

Dziva Nguthu

Muito satisfeito

3

  60%

Satisfeito

1

    20%

Não sei

1

    20%

Insatisfeito

0

   0%

Muito insatisfeito

0

   0%

Quanto ao sistema Dziva nguthu, 60% dos gestores da Universidade Pedagógica mostraram se muito satisfeitos e 20% dos inqueridos satisfeitos na sua utilização.

File Sharing

Muito satisfeito

1

    20%

Satisfeito

0

    0%

Não sei

4

    80%

Insatisfeito

0

    0%

Muito insatisfeito

0

    0%

Quanto ao File Sharing, 4 (80%) Gestores da UP Sede afirmaram não saberem acerca da sua existência. De entre os 5 inqueridos apenas 1 (20%) afirmou estar muito satisfeito com este sistema de informação. É necessário que alguns gestores da UP assumam que as TIC’s devem ser geridas da mesma forma que os restantes recursos da organização

Sistema de gestão de Documentos-SISDOC

Muito satisfeito

0

   0%

Satisfeito

0

   0%

Não sei

5

   100%

Insatisfeito

0

   0%

Muito insatisfeito

0

   0%

     

Os Gestores da Universidade Pedagógica afirmaram não saber da existência do sistema de Gestão de documentos na instituição (100%). AMARAL & VARAJÃO (2007) consideram que as TIC’s são fontes de conflitos e reacção à mudança.

Sistemas de Gestão de Monografias

 

Muito satisfeito

0

  0%

Satisfeito

1

  20%

Não sei

4

  80%

Insatisfeito

0

  0%

Muito insatisfeito

0

 0%

No que se refere ao sistema de Gestão de monografias, 1 (20%) disse estar satisfeito e os restantes 4 (80%) disseram que não sabiam acerca da existência deste sistema de gestão. Isto é algo negativo porque esta informação dos repositórios poderá servir de modelo para os que estão na preparação das suas teses, dissertações e monografias.

Conclusões

 

Segundo o problema formulado e os objectivos traçados, as conclusões a que chegamos são as seguintes:

  • Concluímos que são poucos docentes que usam a, plataformas de e-learning, Dziva nguthu, repositório instituicional de monografias, dissertações e teses;
  • Os docentes da UP não usam os sistemas de gestão de documentos;
  • Ainda concluímos que são poucos os gestores da Universidade Pedagógica que usam os sistemas de informação e gestão académica e administrativa.

 Sugestões

De acordo com as conclusões tiradas, adiantamos as seguintes sugestões:

  • Existe grande necessidade de treinamento dos docentes da Universidade pedagógica no uso de sistema de gestão de monografias;
  • Devia-se promover uma capacitação dos gestores no uso do sistema de gestão de documentos;
  • Devia se desencorajar a resistência à mudanças de alguns gestores e docentes da UP Sede no uso das TIC’s;
  • Devia-se promover o uso de sistemas de gestão de Pós-graduação e sistemas de gestão de projectos aos gestores da Universidade Pedagógica;
  • Devia-se promover uma capacitação aos docentes no uso de repositório instituicional;
  • A Universidade Pedagógica devia promover cursos de capacitação dos docentes em matéria de utilização de videoconferência no processo de ensino e aprendizagem e dziva nguthu;

 

AMARAL, Luís e VARAJÃO, João. Planeamento de sistemas de informação, 4ªedição, Lisboa, Outubro, 2007

 Bibliografia

COELHO, Calisto e COELHO, Maria. Dicionário breve de informática e Multimédia, 1ᵃedição, Lisboa, Agosto, 1999.

GALLO. Michael & HANCOCK, William. Comunicação entre computadores e tecnologias da rede, 2002

http://www.ceadup.ac.mz/acessado a 9 de Maio de 2015

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições/Cipriano Carlos Luckesi. -22.ed.-São Paulo: Cortez, 2011.

ROCHE, Chris. Avaliação do impacto dos trabalhos de ONGs: aprendendo a valorizar as mudanças -2ᵃedição São Paulo: Cortez: ABONG, Oxford, Inglaterra, 2002.

SOUSA, Sérgio. Tecnologias de informação e comunicação, o que são?para que servem? FCA-Editora de Informática, 2005

VARAJÃO, João Eduardo Quintela. Arquitectura da gestão de sistemas de informação. 3ª edição-Lisboa, Outubro 2005



[1] Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Inspecção pela Universidade Pedagógica (2012), mestre em informática Educacional pela Universidade Pedagógica: linha de Pesquisa politicas públicas de ensino a distância (EAD). Docente da Escola Primária Completa de Melembe-Manhiça desde 2000, actuando nas disciplinas de Geografia, Inglês, Educação Moral e Cívica e Ciências Sociais. Contacto: 824061227, e mail: [email protected]