Silva, Nilson, Gonçalves da
Thays Fernanda Silva dos Santos Corrêa

RESUMO
Este artigo tem por objetivo avaliar a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação do Pedagogo, tendo em vista o campo teórico investigativo da educação, o ensino, a aprendizagem e o trabalho pedagógico presente na prática profissional docente. Para a realização do estudo, foram realizadas observações e análises de dados em planos qualitativos do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Maranhão, ofertado pela Uemanet, no polo de Colinas. Participaram da pesquisa um tutor presencial, dezenove acadêmicos, uma supervisora de estágio, uma coordenadora de polo, que foram acompanhados e seus planos de trabalho, planos de aula e relatórios foram analisados.
Os resultados da pesquisa apontaram a relevância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação acadêmica profissional nos aspectos práticos, relacionais e sócio afetivos.
Ademais, foram detectados o perfil do professor e a execução de práticas pedagógicas significativas e, ainda, a relação que há entre Pedagogia e a Psicologia e a importância desta relação no processo ensino aprendizagem tendo em vista a necessidade do professor conhecer os fundamentos destas ciências para uma melhor atuação profissional.
Palavras-chave: Formação docente. Estágio. Ensino. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O século XXI, mais do que em qualquer outra época, trouxe transformações aceleradas à educação, fazendo com que o mundo formulasse sucessivos e constantes apelos à Pedagogia. Tendo em vista que essas transformações afetam de modo direto e imediato o processo educacional, cabe à Pedagogia enquanto "ciência da educação que tem por objetivo a reflexão, a crítica, a ordenação e a sistematização do processo educativo", elucidar os fenômenos educativos, o que este ramo da educação é perfeitamente capaz, dada sua amplitude e importância...