AVALIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DO PREDADOR Teretrius nigrescens LEWIS (COLEOPTERA: HISTERIDAE) COMO AGENTE DE CONTROLO BIOLÓGICO DA BROCA MAIOR DO GRÃO DE MILHO, Prostephanus truncatus HORN (COLEOPTERA: BOSTRICHIDAE) EM MOÇAMBIQUE

RESUMO

A introdução acidental da broca maior do grão P. truncatus em África nos finais dos anos 70 e em Moçambique desde 1980, as perdas do milho armazenado aumentaram de 5% a 35%. Para além disso P. truncatus veio associar-se a outras pragas de insectos e  ao curto período de armazenamento dos cereias para a redução da produção de milho nos celeiros do sector familiar. Este facto, resultou da necessidade de adoptar métodos de controlo de P. truncatus, particularmente o método de controlo biológico através de uso do seu predador exótico, T. nigrescens. Assim, foi realizado este trabalho para a monitorar o estabelecimento e dispersão do predador nas localidades de Vanduzi e Pungue Sul no distrito de Manica e Honde no distrito de Bárue. Estas localidades são de maior incidência de P. truncatus, com mais perda de milho e onde o predador foi previamente libertado em 2007. Para o efeito em cada localidade foram usadas armadilhas de feromanas para a captura tanto do predador como de T. nigrescens. As armadilhas foram também montadas no Cruzamento de Tete e Messica no distrito de Manica para monitorar a dispersão do predador.  Os resuttados desta pesquisa mostraram que T. nigrescens estabeleceu-se em todos os distritos onde foi previamente libertado, porém a densidade populacional foi baixa e sem diferenças estatísticamente significativas entre Vanduzi, Pungue Sul e Honde.  P. truncatus foi registado também em todos os distritos com maior densidade populacional nas localidades de Pungue Sul e Honde.

A percentagem de T. nigrescens em relação ao P. truncatus nas armadilhas, registada neste trabalho é ligeiramente maior nas três localidades. Porém Honde apresenta menor diferença percentual em relação as outras localidades. Estes dados ainda sugerem poucas conclusões sobre o impacto positivo de T. nigrescens na densidade populacional de P. truncatus. Os danos do grão foram maiores na localidade de Honde do que em Vanduzi e Pungue Sul. E, mostraram diferenças estatisticamente significativas entre as localidades. As perdas de peso do grão não mostraram diferenças significativas entre as localidades. Estes resultados sugerem continuação de monitoria e controlo de P. truncatus através de T. nigrescens.

[...]