AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA ACV

LIFE-CYCLE ASSESSMENT

Cristiane Rossi Jardini Geógrafa Ambientalista;

Gilson Júnior Administrador com Ênfase em Gestão Ambiental;

Giovani Fuscaldi Albergaria Geógrafo Ambientalista;

Jamir Nunes Coelho Engenheiro Civil;

Josiane Rodrigues de Oliveira Geógrafa;

Marina Lopes Bacharel em Comunicação (Relações Públicas).

RESUMO

A gestão dos processos de fabricação tem cada vez mais inserido os requisitos ambientais demandados pelo mercado como uma das variáveis dos negócios. Esta nova ordem decorre de alguns fatores que foram inseridos nos últimos anos, como as exigências dos clientes por um melhor desempenho ambiental, exigências de cumprimento de parâmetros legais cada vez mais restritivos, melhor gestão de recursos de entrada dos processos produtivos (ecocompetitividade), menos desperdícios, entre outros. Dessa forma, torna-se necessário uma avaliação do processo produtivo sob a ótica de qual produto ou grupos de produtos que são fabricados e que estão diretamente associados ao desempenho ambiental da organização. Neste sentido a Avaliação do Ciclo de Vida torna-se uma ferramenta diferencial para as organizações.

Palavras-Chaves: Avaliação do Ciclo de Vida, Produto, Processo, Impactos Ambientais.

ABSTRACT

The management of the manufacture processes has, each time, inserted the ambient requirements demanded by the market as one of the variable of the businesses. This new order elapses of some factors that had been inserted in recent years, as the requirements of the customers for one better ambient performance, requirements of fulfillment of more restrictive legal parameters each time, better management of resources of entrance of the productive processes (competitiveness), little waste, among others. Of this form, an evaluation of the productive process under the optics of which product or groups of products becomes necessary, that are manufactured and that they are directly associates to the ambient performance of the organization. In this direction the life cycle assessment becomes a distinguishing tool for the organizations.

Keywords: Life cycle assessment, product, process, impacts.

INTRODUÇÃO



         Ao comprar um produto ou mesmo quando se depara com qualquer produto pronto para o consumo, quase não há uma preocupação em saber a origem daquele produto e muito menos a destinação final que se dará a ele.

Inicialmente as preocupações iniciais pautam-se nos aspectos das normas técnicas dirigidas aos produtos, no que se refere ao dimensionamento dos valores limite em relação á questão ambiental. Entretanto tais preocupações com o decorrer do tempo passaram a ser relacionadas com os processos de fabricação, buscando, dessa forma, a redução do impacto que tais processos causavam ao nosso planeta.

O ciclo de vida dos produtos vem sendo estudado em ampla gama de contextos organizacionais, influenciando, assim, as relações comerciais entre países exportadores e importadores, tendo como preocupações - de caráter ambiental - aspectos que vão desde o processo produtivo e seus produtos, até o uso e seu posterior descarte. Essa Técnica também é conhecida como analise "do berço ao tumulo".

Hoje as organizações já começaram a perceber a ACV como uma forte ferramenta de competitividade e um diferencial para os processos de tomadas de decisões, na seleção de indicadores ambientais em projetos e ajuda a identificar oportunidades de melhoramentos dos aspectos ambientais.

Desta forma, através da valoração e avaliação proposta pela metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida, é possível identificar se um produto tem melhor desempenho ambiental que outro, se uma alteração no produto pode gerar um grande impacto ambiental ou ainda, qual processo de fabricação traz maiores vantagens ao produto final.

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

Todo o processo de fabricação de algum produto produz algum impacto ambiental, devido ao consumo de energia e recursos necessários até mesmo a emissão de gases, geração de efluentes e resíduos em geral. Esse impacto pode ocorrer durante a extração das matérias-primas utilizadas no processo de fabricação do produto, no próprio processo produtivo, na sua distribuição, no seu uso, ou na sua disposição final.

Com o objetivo de identificar e mensurar estes impactos, foi desenvolvida a técnica de Avaliação do Ciclo de Vida ACV.

A análise de ciclo de vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e

dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo etapas que vão desde a retirada da natureza das matériasprimas elementares que entram no sistema produtivo, à disposição do produto final.

A ACV se apresenta como uma importante ferramenta para subsidiar as etapas do desenvolvimento do produto, a gestão da produção, o pós-uso, a logística convencional e a reversa, entre outras, a partir da compilação de informações e das avaliações Técnicas

Para que se dê início a uma Avaliação de Ciclo de Vida, elabora-se umfluxograma do processo, especificando todos os fluxos de material e energia e entram e saem do sistema. Através de umdiagrama

simplificado é possível a visualização dos principais estágios do ciclo de vida de um produto.

O primeiro estágio, extração de recursos naturais, é realizado por fornecedores, que cuidam da extração e da produção das matérias-primas e/ou componentes. O segundo estágio é a transformação de produtos sob o controle das indústrias. O terceiro estágio, acondicionamento e expedição, está geralmente sob o controle do fabricante, embora produtos mais sofisticados possam necessitar de uma malha  de fornecedores e  empreiteiros. O quarto estágio, o da utilização pelo consumidor, é influenciado pelo projeto do produto e pelo grau de interação contínua do fabricante.  No quinto estágio, um produto já obsoleto ou defeituoso é descartado ou revisado. O segundo e o terceiro estágios são vistos como aqueles onde há a maior responsabilidade ambiental da indústria, mas a visão crescente dentro e fora das corporações é a de que um produto ambientalmente responsável minimiza seus impactos ambientais  em todos os seus cinco estágios. 

Elabora-se também um inventário que consiste da coleta de dados e procedimentos de cálculos (ISO 14041:1998). Constitui-se num balanço de massa e energia, onde o total que entra no sistema em estudo deve ser igual ao que sai.

Através da aplicação da ACV na fabricação de seus produtos, a empresa poderá concluir quais os produtos contribuem de forma negativa, para a elevação de padrões de emissões de poluentes nos meios líquido, gasoso e sólido. Poderá verificar também, por exemplo, qual ou quais os produtos, contribuem de forma significativa para o não atendimento a padrões de poluentes estabelecidos pela legislação, bem como aqueles padrões exigidos pelos clientes.

Para que a Avaliação do Ciclo de Vida produza resultados confiáveis, replicáveis e, acima de tudo, comparáveis, é necessário que os impactos ambientais associados às interações mencionadas sejam avaliados através de metodologias e procedimentos sistemáticos e padronizados.

Por essa razão, a International Organization for Standardization ISO desenvolveu diversas normas internacionais estabelecendo orientações e requisitos para a realização de avaliações do ciclo de vida. Disponibilizadas como normas brasileiras através da ABNT, as normas NBR ISO 14040, ABNT NBR ISO 14041, 14042 e 14043

padronizam e estabelecem requisitos para todas as fases de elaboração de uma ACV: A avaliação completa e consistente da eco-eficiência de um produto exige que os impactos de vida sejam adequadamente consideradas ambientais em todas as etapas de seu ciclo.

A norma 14040 especifica a estrutura geral, princípios e requisitos básicos para conduzir e relatar estudos de avaliação do ciclo de vida.

A norma 14041 especifica os requisitos e os procedimentos necessários para a elaboração do objetivo e do escopo de uma ACV e para a elaboração, interpretação e comunicação de um Inventário de Ciclo de Vida (ICV). A fase de inventário de uma ACV corresponde à coleta e tratamento dos dados e informações, qualitativos e quantitativos, sobre os fluxos de materiais e energia envolvidos nas diversas interações com o meio ambiente que ocorrem no ciclo de vida de um produto ou serviço.

A norma 14042 descreve e fornece orientações para avaliação dos impactos ambientais associados aos diversos fluxos de materiais e de energia identificados e tratados na fase de inventário.

A norma 14043 estabelece requisitos e recomendações para a interpretação de uma ACV, envolvendo aspectos como análise dos resultados obtidos, explicitação de conclusões e recomendações e comunicação desses resultados de forma adequada às partes interessadas na Avaliação.

No longo prazo a ACV pode promover mudanças tecnológicas fundamentais nas produções e nos produtos, em parte, devido ao efeito multiplicador ao longo da cadeia de produção.

Dessa forma, o resultado da ACV surge como uma fonte de informação para a tomada de decisão entre a fabricação desse ou daquele produto, levando-se em consideração o atendimento aos aspectos ambientais constantes na legislação, pelos clientes externos, pelas necessidades dos consumidores, entre outros aspectos ambientais relacionados a impactos ambientais.

CONCLUSÃO

As mudanças de paradigmas sobre o meio ambiente são resultantes de um maior envolvimento da sociedade e preocupação despertada com as problemáticas ambientais. Este novo cenário reflete as pressões exercidas pelo mercado sobre os fabricantes, gerando uma mudança de postura dos gestores de processos de fabricação, rumo a adoção de medidas de proteção ambiental efetivas, a fim de atender novas exigências impostas por este mercado.

Sendo assim, a Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV), ferramenta que busca uma avaliação objetiva dos impactos ambientais associados ao produto, em todos os seus estágios, desde a aquisição da matéria-prima até o descarte do produto final, torna-se um instrumento essencial para um gerenciamento ambiental eficaz e preventivo ao atendimento às realidades deste novo cenário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-RIBEIRO, Celso Munhoz; GIANNET, Biagio F.; ALMEIDA, Cecília M. V. B. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): Uma Ferramenta Importante da Ecologia Industrial

- Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária (Fundepag). Análise de Ciclo de Vida de Embalagens para o Mercado Brasileiro

- ISO 14040

Documentos Eletrônicos

- www.terra.com.br

- www.cires.pt

- www.ambientebrasil.com.br