José Inklys Marcos de Araújo Sousa1

Jéssica Thaylana da Silva Araújo2

RESUMO

A matemática é extremamente relevante no cotidiano e na vida acadêmica dos alunos, até porque se o aluno não obter boas notas em uma disciplina, o mesmo fica reprovado. No entanto a matemática não é muito compreensível pelas cabeças de alguns alunos, muitos reclamam da alta complexidade dos cálculos, não conseguem acompanhar a turma alguns desistem da disciplina, e outros mesmo eu sala não compreendem bem o assunto. Pensando nessa dificuldade, algumas empresas começaram a desenvolver programas capazes de calcular expressões matemáticas, desde um cálculo simples até um mais complexo, existem vários programa capazes de desempenhar essa função, mas um dos melhores é uma ferramenta que recentemente foi lançada em uma versão freeware, a mesma foi desenvolvida pela Microsoft Corporation necessita de um programa que serve como uma especie de biblioteca Microsoft Framework. Essa ferramenta se chama Microsoft Mathematics, a mesma é capaz de calcular vários tipos de expressões numéricas de vários assuntos. Discutiremos suas funções e faremos uma avaliação de sua funcionalidade nesse artigo.

 

 

Palavras-chaves: matemática, Microsoft Mathematics, cálculo.

 

ABSTRACT

Math is extremely important in everyday life and academic life of students, because if the student does not get good grades in a course, it is disapproved. However the math is not very understandable by the heads of some students, many complain of the high complexity of the calculations can not follow the class give up some of the discipline, and other room even though I do not understand the issue well. Considering this difficulty, some companies began to develop programs that can calculate mathematical expressions, from a simple calculation to a more complex, there are several program capable of performing this function, but one of the best is a tool that was recently launched in a freeware version, it was developed by Microsoft Corporation needs a program that serves as a kind of Microsoft Framework library. This tool is called Microsoft Mathematics, it is able to calculate various types of numerical expressions of various issues, discuss their functions and make an evaluation of its functionality in this article.

 

Keywords: mathematics, Microsot Math calculation.

 

1. INTRODUÇÃO

Em uma formação acadêmica consistente é essencial para que um indivíduo possa competir igualmente com os mais fortes no mercado de trabalho, mas para isso é necessário uma escola com uma metodologia de ensino eficaz. Com o aumento da exigência de conhecimento do mercado de trabalho, as escolas buscam cada vez mais que os alunos aprendam uma grande quantidade de informação em menos tempo, contudo, uma parcela considerável dos alunos tem dificuldade em certas disciplinas. Para resolver esse problema algumas instituições escolares começaram a inserir a informática na metodologia de ensino,

1. Dissente do curso de Licenciatura em Computação, 4º período na Universidade Estadual da Paraíba – Patos, Website: Inklys.com

2. Dissente do curso de Licenciatura em Computação, 4º período na Universidade Estadual da Paraíba – Patos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

para acelerar o nível de compreensão e memorização do aluno. No dia 06 de junho de 2011 foi realizada uma avaliação do rendimento escolar no Estado de São Paulo, e foi observado que 57% dos alunos concluem o ensino médio com um nível insatisfatório de conhecimento matemático, esse índice não se restringe aos grandes estados, mas sim na maioria das escolas do país. Devido à existência de uma grande dificuldade dos discentes nas disciplinas da área de exatas, principalmente matemática, começa a existir a necessidade da criação de ferramentas virtuais capazes de facilitar a interação aluno- cálculo. Para tornar isso possível, várias empresas começaram a implementar programas capazes de calcular expressões matemáticas, usando um certo tipo de linguagem para inserção do problema a ser calculado.

Um programa muito conhecido pelos professores da área de exatas é a KAlgebra, mas o mesmo tem um tipo de linguagem muito difícil de se trabalhar, pelo fato de usar uma método de inserção de dados que tem que ser obedecido atentamente, ou seja, quando for necessário calcular uma expressão do segundo grau, ex: x²+5b-2c, a mesma não consegue resolver esse cálculo usando esse tipo de linguagem. Uma ferramenta de uso mais simples foi desenvolvida pela Microsoft Corporation, a mesma é capaz de calcular tanto cálculos simples como complexos, e presenta uma interface agradável e ferramentas que estreitam a condição de solução de um problema. Apesar de sua interface ser em inglês, faz com que alguns alunos tenham dificuldade, mas com o uso continuo da ferramenta, o aluno ganha experiencia para satisfazer suas dúvidas sobre determinado assunto, além de ser uma ferramenta gratuita, no entanto, o software não é livre. Sua versão mais recente é a 4.0 que veio com várias melhorias como, maior desempenho na espera das soluções, o visual ficou ainda mais agradável do que a versão 3.0, a instalação ficou mais rápida e mais simples, até por que, alguns usuários burlavam a licença da versão de trinta dias do produto.

 

2. MICROSOFT MATHEMATICS

 

2.1. HISTÓRICO

 

O software surgiu do fato de muitos alunos, tanto das redes privadas quanto das redes públicas, terem dificuldade nas disciplinas que envolvam cálculo. Pensando em resolver esse problema, observando o potencial de mercado, a Microsoft Corporation em 2006 lançou o software Microsoft Math, que inicialmente estava disponível para uso de apenas uma comunidade estudantil chamada de Microsoft Students, a iniciativa da Microsoft com apoio de outros parceiros, inclusive universidades, visando formar alunos na área de TI, para o mercado de trabalho. O curso conta com aulas online e presenciais, usando a plataforma da Microsoft para auxiliar no aprendizado do aluno, aproximando o estudante do seu primeiro emprego. No total, o programa beneficiou 100 mil estudantes do Brasil, sendo 10 mil contratados imediatamente por empresas do ramo.

Depois da versão 1.0, o programa passou por algumas melhorias para se adequar as necessidades dos alunos, e aumentar o nível de qualidade de aprendizado dos mesmos. No ano de 2007, o programa ganhou mais uma versão, a 2.0, que deixou de ser restrita aos da Microsoft Students, e passou a ser disponibilizada para o público em geral, Em maio de 2007, foi disponibilizada para download a versão 3.0 full-featured (completa), que ainda auxiliava o programa Microsoft Students, mas também passou a ser comercializada. O aplicativo contava com ferramentas avançadas, como suporte para escrever cálculos usando o cursor, que em seguida eram convertidos para a linguagem do programa. Para garantir a segurança foi inserido um código de ativação, fazendo com que os usuários só pudessem usufruir da ferramenta se estivessem dispostos a desembolsar a quantia significativa de US$ 19,95.

Com um grande avanço tecnológico, os computadores passaram a ficar mais rápidos, empresas com Intel e AMD fabricantes de processadores mundialmente famosos pela qualidade de produtos, queriam lançar processadores mais velozes, mas não conseguiram quebrar a barreira temperatura, ou seja, para se fabricar um processador mais potente seria necessário um coller maior, para que o mesmo pudesse ser resfriado, se as empresas adotassem essa medida de colocar collers maiores a cada processador mais potente, futuramente o gabinete se tornaria um refrigerador e não um computador, sendo assim resolveram criar dois núcleos para cada processador, surgindo a tecnologia de processadores x64 ou 64 bits, que transportavam o dobro de informação do que o mais antigo, deixando de lado os processadores, a Microsoft Corporation também lançou dois novos sistemas operacionais o Windows Vista e o Windows Seven, que deram suporte para a mais nova versão da calculadora, que na sua nova versão passa a se chamar Microsoft Mathematics, lançada já na varsão 4.0 possui suporte para sistema de 32 bits e de 64 bits, entre outros recursos visuais que foram aprimorados, e o melhor de tudo é que a calculadora passou a ser totalmente gratuita para todo e qualquer usuário que queira usufruir de uma das mais completas ferramentas de cálculo disponíveis para download na internet.

 

2.2. REQUISITOS PARA A INSTALAÇÃO

 

A tabela a seguir mostra os requisitos de sistema e de hardware que uma máquina necessita para suportar todas as funções do programa, e oferecer máxima performance ao usuário:

 

 

 

 Tabela 01 – Requisitos

 

 2.1.3. INSTALAÇÃO

 

 A instalação do software é bem simples, basta executar o MSetup_x86 ou Msetup_x64 para computadores com processadores com suporte a tecnologia 64 bits, o instalador está disponível no endereço eletrônico <http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=15702>, depois do download execute o programa, o software leva em média um tempo de 40 segundos para configurar a instalação, mais aproximadamente 25 segundos para ser instalado, e se finaliza com a instalação de um componente de sistema o Direct X que se instala em mais ou menos 23 segundos.

 

 2.1.4. INTERFACE

 

 Nesse artigo falaremos da ultima versão do Microsoft Mathematics 4.0 por ser a ultima versão lançada e a mais viável a ser avaliada. O programa conta com uma interface limpa e agradável ao usuário, estilo Word 2007, em nos menus da parte de cima são disponibilizados, Equation Solver, Formulas and Equations, Triangle, entre outros, na parte da esquerda temos a calculadora que disponibiliza a maior parte de suas ferramentas, a mesma contem formulas matemáticas que irão auxiliar na linguagem de entrada de dados, ou seja quando o usuário clicar no simbolo da integral, logo a mesma ( ∫ ) aparecera na área de entrada de dados.

 

 

 

 

Figura 01 – Interface para inserir expressões

 

 O programa também dispõe da interface unicamente desenvolvida para esboçar gráficos simples, e também tridimensionais, basta apenas clicar na aba “Graphing”, inserir quantas equações for necessário e dar um comando de enter, e o gráfico é esboçado imediatamente com mostra a figura abaixo:

 

 

 

 

Figura 02 – Interface para esboçar gráficos

 

Sem esquecer que ele conta com uma ferramenta para entrada de dados onde o usuário pode escrever o calculo com uma espécie de lápis, quando clica em “Ink” que fica na parte superior central do programa, a mesma é acionada, onde a aparência do Mathematics muda para uma lousa onde podemos escrever manualmente as expressões matemáticas, quando começamos a escrever o programa automaticamente identifica o que o usuário quer calcular e converte para veja na figura abaixo:

 

 

 

 Figura 03 – Interface para escrita de expressões

 

 

 2.1.5.1. AVALIAÇÃO

 

2.1.5.2. SER FÁCIL DE UTILIZAR

 

 O programa tem um visual limpo e agradável, suas ferramentas são facilmente encontradas em toda a janela do programa, apesar do programa estar disponível apenas no idioma americano, a maioria das opções conta com ícones que auxiliam o usuário a encontrar o que procura, quando usuário insere os dados de entrada pressionando enter os mesmos são calculados e mostrados na parte de cima do programa, pratico e simples, ele ainda conta com sistema de cópia de cálculo, pressionando o botão direito do mouse sobre a solução uma janela com a opção “copy” aparece, onde o cálculo pode ser copiado com um clique comum na opção desejada.

 

 2.1.5.3. SER AMIGÁVEL PARA O USUÁRIO

 

 Apesar do aplicativo conter muitas opções, usando um pouco de lógica, em pouco tempo o usuário com certeza encontra o que procura, a princípio o usuário terá um pouco de dificuldade, mas com um tempo ele pega o jeito, além da calculadora contar com vários skins de encher os olhos. Não existe programa desse tipo que o aluno assimile-o logo de cara, mas sim com o uso continuo é possível que o mesmo fique hexpert no uso da ferramenta.

 

 2.1.5.4. SER FÁCIL DE COMPREENDER

 

 Por trás de tudo existe uma lógica a ser seguida um padrão com o Mathematics não é diferente, a única coisa que o aluno deve se preocupar é inserir os dados de entrada de um modo que o programa consiga compreender o que o aluno quer calcular, depois disso, a solução irá aparecer sempre no mesmo lugar, seguida de novas ferramentas para ajudar o aluno, exemplo: existe uma ferramenta que mostra passo-a-passo como o cálculo foi feito.

 

 2.1.5.5. FAVORECER A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS

 

 O software tem como base de implementação ajudar o aluno a compreender vários tipos de cálculos, tanto simples com cálculos de alta complexidade, e realmente cumpre o que promete, a mesma responde qualquer tipo de cálculo que seja inserido de forma correta, e dependo do cálculo ela lhe mostra com foi feito e ainda lhe dá sugestões de outros tipos de cálculos que podem ser feitos usando a mesma expressão que você digitou inicialmente, quando usamos o Mathematics não estamos usando uma simples calculadora, mais sim, a calculadora mais completa e repleta de recursos para que o aluno possa tirar todas as suas dúvidas sobre determinado assunto e obter as melhores notas em testes escolares.

 

 2.1.5.6. POSSUIR ASPECTOS MOTIVACIONAIS QUE DESPERTAM E MANTEM A ATENÃO DO USUÁRIO

 

 Creio que não há nada mais motivante do que fazer alguma coisa que de certa forma está indo muito bem, algo que não está lhe dando nenhuma dor de cabeça, de certa forma é até prazeroso continuar o que você está fazendo, até que se conclua sua atividade, agora imagine um aluno com dificuldade em cálculos integrais, e se depara com uma calculadora capaz de realizar tal expressão, o aluno vai calcular o que quiser, mas o aluno não vai conseguir aprender somente com respostas prontas, e sim com o porque daquelas respostas, vamos usar essa expressão “∫2x+2x³+(1/2) dx” a resposta é a seguinte “(2x³/3)+(x²)+(x/2) + c”, mas o aluno se pergunta porque o programa chegou a esse resultado? É possível saber porque, a propriedade mais simples das integras é dividir cada cálculo em integrais e resolvê-las separadamente nesse caso “∫2x dx+∫2x²dx+∫1/2dx” depois da separação fica simples basta usar a formula para calcular as integrais (n¹⁺n/n) separadas e depois juntá-las numa soma, não há nada mais motivante do que fazer um cálculo bem complexo sem dor de cabeça e sem complicação.

 

 2.1.5.7. SER CAPAZ DE ATRAIR E CONQUISTAR O INTERESSE DOS USUÁRIOS

 

 Depois de resolver muitos expressões matemática o aluno acaba se convencendo de que o programa é realmente muito bom, e cada vez que se deparar com um calculo desafiador vai se lembrar de uma ferramenta que com certeza pode solucionar seu problema Microsoft Mathematics.

 

2.1.5.8. DIFICULADADES

 

 Por ser um software de matemática a certos padrões de inserção de dados no programa, para que o mesmo possa entender e resolver o problema, por exemplo uma equação do primeiro grau x²+2b+c, se escrevermos isso no Mathematics ele calcula, mas não como uma equação do segundo grau, mas se colocarmos x²+2b+c=0, agora sim, ele calcula sem problemas, para usar o programa é preciso observar a sintaxe de entrada de dados no mesmo, para cada tipo de cálculo existem macetes para que o mesmo seja resolvido, mas felizmente esse macetes são para cálculos complexos com derivadas, integras e limites, como eu já disse anteriormente, com o uso continuo o aluno acaba pegando jeito, depois de um tempo ele passa até a manipular a entrada de dados para chegar ao resultado com mais facilidade.

 

 2.1.6.1. USANDO MÉTRICAS DE QUALIDADE DE SOFTWARE RELACIONADAS A PROCESSO

 

 

 

 

 

 

 Tabela 2 – Métricas de Qualidade de Software Relacionadas a processo

 

 3.0. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Foi possível observar a longa história do programa, Com as pesquisas na internet e os conhecimentos adquiridos com uso continuo do programa, podemos concluir que realmente o software auxilia no processo de ensino e aprendizagem do aluno, foi privilegio redigir esse artigo e com com certeza acrescentou consideravelmente nosso nível de conhecimento.

Um dos pontos positivos do programa é o fato do aluno mesmo sendo leito em um determinado assunto, pode conseguir compreender o mesmo, isso é, dependendo do seu entusiamo e sua disponibilidade de tempo.A interface é bem parecida com os programas da Microsoft, auxiliando o usuário na hora da utilização, O Microsoft Mathematics se o usuário inserir um certo tipo de cálculo usando variáveis o programa mostra a fórmula passo a passo como o cálculo foi feito.

Conforme as métricas de qualidade de software relacionadas o processo de avaliação adotado em nossa pequisa, usando métodos empíricos com repetições continuas ate chegar o ponto de ser avaliado, foi possível constatar que em algumas métricas o aplicativo obteve bons resultados, e já no uso das restantes não obteve aproveitamento significativo, mas generalizando o programa realmente compre com seus compromissos com discentes e docentes, e com sua base de implantação que é auxiliar na prática de ensino e aprendizagem.

Devido o método de avaliação que foi usado para medir a qualidade do software, foi constatado que o mesmo, está apto para ser usado por qualquer usuário que tenha uma dúvida em qualquer assunto que envolva matemática, ele se mostrou rápido e eficaz na hora de renderizar gráficos 2D e 3D, ele também obteve um ótimo desempenho quando foi usado o módulo para interpretarentrada de dados através do lápis, foi testado cada tipo de cálculo, e todos foram resolvidos em questão de segundos, apesar de em alguns cálculos sejam observados uma manipulação de dados de entrada, ou seja, simplificar o máximo possível, para que o programa possa entender o que está tentando ser calculado, mesmo assim foi observado resultados satisfatórios. Realmente o programa atende as necessidades do alunos, sem sombra de dúvidas, o aplicativo honra os programadores que o implementaram.

 

REFERÊNCIAS

 

Microsoft lança Microsoft Math 3.0,Novo software ajuda os alunos de forma eficiente completar tarefas ao mesmo tempo ganhando o conhecimento necessário para ter sucesso na mais difícil das disciplinas escolares, acessado em 24 de novembro de 2011 disponível em<http://www.microsoft.com/presspass/press/2007/may07/05-15MSMath3dot0PR.mspx>.

 

Microsot Corporation, Comunidade Acadêmica Microsoft Students Busyness, acessado em 25 de novembro de 2011, disponível no endereço eletrônico <http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/estudantes/s2b.mspx>.

 

Wikipedia, Microsoft Matemática, acessado dia 27 de novembro de 2011, disponível no endereço eletrônico <http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Mathematics>.

 

Wikipedia, Métricas de qualidade de software, acessado dia 29 de novembro de 2011, disponível no endereço eletrônico <pt.wikipedia.org/wiki/Métrica_de_software>.