INTRODUÇÃO

 

A lima ácida ‘Tahiti’ ou limão ‘Tahiti’ (Citrus latifólia Tanaka) é uma frutífera com origem tropical e de exploração econômica recente. No Brasil, o limão ‘Tahiti’ destaca-se como um dos frutos cítricos de maior importância comercial. O consumo ‘in natura’ é o principal destino de lima ácida ‘Tahiti’, sendo comercializado no mercado interno e externo ou na indústria de sucos concentrados (Brasil, 1993 a).

No presente trabalho objetivou-se avaliar as características de lima ácida ‘Tahiti’, quanto ao peso e diâmetro de frutos e rendimento de suco obtidos de três diferentes supermercados do centro comercial de Teresina-PI.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

           

Realizou-se este trabalho no laboratório de sementes do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí em junho de 2008.

            Foram adquiridos frutos de lima ácida ‘Tahiti’ no centro comercial de Teresina-PI, de três supermercados tradicionais (supermercado A, supermercado B e supermercado C), em bons estados de conservação e de coloração verde-clara e conduzidos ao laboratório.

            Estabeleceu-se um delineamento inteiramente casualizado (DIC) simples, num esquema 3x8, três supermercados (A, B, C) como tratamentos e oito frutos (repetições), totalizando vinte e quatro parcelas.

            Para obterem-se dados referentes ao peso de frutos, diâmetro de frutos e rendimento de suco utilizou-se uma balança analógica, paquímetro analógico, faca de mesa e copos.

            Primeiramente selecionaram-se casualmente oito frutos de cada lote, representando cada supermercado (A, B, C). Pesou-se cada fruto, com posterior medição do diâmetro e corte transversal, obtendo-se as médias.

            Logo após extraiu-se o suco dos frutos dos três lotes e pesou-se novamente o resíduo ‘bagaço’. Após a extração do suco, os bagaços foram pesados e por diferença de peso dos frutos correspondentes, obteve-se o rendimento de suco em porcentagem, para obterem-se as médias.

            A metodologia para medição de diâmetro e peso de frutos foi determinada conforme COELHO & CUNHA (1982) e o rendimento de suco conforme CARVALHO & NOGUEIRA (1979).

            Concluído as determinações dos parâmetros, procedeu-se uma análise de variância através do programa computacional ‘ STATS’ e as médias comparadas pelo Teste de Tukey (P ≤ 0,05).

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

           

Obtiveram-se como resultados, os dados apresentados na Tabela 01, com suas respectivas análises de variância.

            Os resultados da Tabela 01 mostram que para os três supermercados selecionados para avaliação de frutos de lima ácida ‘Tahiti’, apresentaram diferenças significativa entre si para peso fresco e diâmetro transversal de frutos a nível de 1% de probabilidade, já para o rendimento de suco não houve diferença significativa entre os supermercados avaliados.

            Na variância das médias dos dados analisados, obteve-se um C.V. (coeficiente de variação) de 13,22 para peso fresco de frutos considerado muito alto, C.V. de 5,84 para o diâmetro transversal de frutos considerado muito alto e C.V. de 30,36 para o rendimento de suco (%) considerado muito alto de acordo com AMARAL et al. (1997).

Para a média do peso fresco de frutos entre os supermercados avaliados, houve diferença entre si, sendo o supermercado C o que apresentou maior peso.

            Para a média do diâmetro transversal de frutos, observou-se uma diferença entre os três supermercados, sendo o de maior diâmetro a do supermercado C.

            No rendimento de suco, observou-se que todos os supermercados têm o mesmo rendimento, observando também um C.V. muito elevado.

            Então o peso de frutos encontrado está dentro do intervalo obtido por Braz (2007), quando produziu frutos de ‘Tahiti’ sob várias lâminas de irrigação.

            Diâmetros menores foram observados por Sousa et al. (2003) quando do cultivo ‘Tahiti’ em várias porcentagens de área molhada, sendo os diâmetros deste trabalho superior àquele, e pertencente às classes 50 a 64 segundo classificação de Brasil (1993b).

            O rendimento de suco está abaixo do exigido pelas Normas Técnicas, pelo fato da exigência ser de no mínimo 40%, segundo Brasil (2004b). No caso do rendimento, pode-se atentar pelo fato de a extração ter sido insuficiente ou a própria qualidade dos frutos, pois os mesmos podem ser de classe inferior à exigida e de exportação.  

           

CONCLUSÕES

 

            Os rendimentos de suco dos frutos dos lotes dos três supermercados não diferenciaram entre si, mesmo com diferença entre peso fresco de frutos e diâmetro transversal.

            Então, para o consumidor a opção de escolha de qual supermercado adquirir os frutos de lima ácida ‘Tahiti’ vai depender do preço diferenciáveis dos mesmos.

            No entanto ressalta-se que os rendimentos de suco de frutos dos três supermercados não estão dentro das Normas Padronizadas.