AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O texto a seguir irá especificar sobre a importância da avaliação de desempenho, por que é um processo sistemático de apreciação do comportamento do funcionário frente aos conhecimentos, habilidade e atitude o que é considerado indispensável ao desempenho de função, entretanto a empresa como todo vai obter bons resultados, o método da avaliação de desempenho utilizada dentro de uma organização, trás vários benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores, identificar a necessidade de reciclagem ou aperfeiçoamento, verificar qual funcionário têm condições de ser promovido a curto, médio e longo prazo, além de incentivar a produtividade melhorando o relacionamento no trabalho.

Toda avaliação significa um processo de estimar ou julgar o valor e as qualidades de uma pessoa, pois os funcionários são sempre avaliados, seja formal ou informalmente, é fundamental que o gestor deve citar ao colaborador os pontos fortes e os pontos que precisa aprimorar.

Método clássico da avaliação de desempenho geralmente utilizado nas organizações são: escala gráficas; escolha forçada; incidentes críticos; comparação aos pares e 360º graus, há uma variedade de método para avaliar o desempenho humano. Avaliar um grande número de pessoas dentro da organização utilizando critérios de igualdade e de justiça e, ao mesmo tempo, estimulando as pessoas, não é tarefa fácil por esta razão, muitas organizações constroem seus próprios sistemas de avaliação ajustando as suas características, predominando a visão estratégica, tática e operacional.

Segundo Ribeiro (2005, p. 296) mensurar o desempenho real, e garantir que tenha clareza quanto ao papel e responsabilidade do funcionário, é fundamental o apoio integral da direção da organização.

Os objetivos da avaliação de desempenho contribui para empresa proporcionar ao colaborador, adequação dos funcionários ao cargo; apontamento e desenvolvimento profissional e pessoal; melhoria nas relações humanas na equipe de trabalho visando incentivar a melhoria do desempenho; auto aperfeiçoamento do funcionário; estimulando a maior produtividade; conhecimento das metas organizacionais setoriais e individuais; feedback de informações ao avaliado propondo diálogo entre chefia e funcionário.

Observa-se que a avaliação do desempenho tem recebido demonstrações extremamente favoráveis e outras extremamente negativas e contrárias. A maioria dos executivos acha que a avaliação é indisponível, mas que ela não funciona bem em suas empresas e não traz os resultados desejados.

Na avaliação de desempenho quem ganha é o próprio funcionário, pois permitem ele detectar quais são seus pontos fortes e fracos. Também traz benefícios para a chefia/ liderança que é providenciar melhora no padrão da empresa.

A avaliação de desempenho serve para diminuir as incertezas que em geral é um planejamento com orientação, recursos necessários e assegurar o desempenho de cada colaborador.

Pois é importante valorizar cada membro dentro da organização, a sua capacitação e com isso melhorar o ambiente de trabalho, trazendo satisfação e produtividade a todos.

Os métodos da avaliação de desempenho são um meio através do qual se pode orientar as pessoas e localizar problemas de supervisão de pessoal, integração do funcionário à organização ou ao cargo que ocupa, localização de dissonâncias, falta de movimentação ou desaproveitamento de funcionários com potencial mais elevado do que aquele que é exigido pelo cargo.

Todo o sistema de avaliação apresenta “vícios de julgamento” que dão origem as críticas que o torna um sistema vulnerável pelo seu objetivo, trata-se em geral, muito mais de questão ligadas diretamente àquele que avaliado que ao instrumento propriamente dito. 

 Acredita-se o colaborador pode fazer a correção em desempenho e futuramente crescer no ambiente da organização, A avaliação de desempenho é um meio, instrumento ou ferramenta para melhorar os resultados das pessoas na organização. 

BIBLIOGRAFIA  

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 

Atenciosamente,

Elisia dos Santo Ribeiro