Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos

 Consultoria em RH

Profº orientador: Lawton Benatti 

Avaliação de desempenho

Adriana da Silva Santos               

            As empresas avaliam seus colaboradores constantemente mesmo que seja de uma forma indireta sem um método especifico, as organizações necessitam de uma ferramenta para verificar o seu desempenho de uma forma organizada e de fácil entendimento nos resultados. Isso pode acontecer através da avaliação de desempenho, que pode ser aplicada em qualquer empresa por um responsável da organização. A avaliação de desempenho nada mais é do que uma forma de colher dados sobre os colaboradores, para que no fim veja por um todo o que a empresa e o colaborador necessitam, detectar falhas e  coisas boas, é uma maneira de atualizar a organização.

             Cabe a empresa escolher um método de avaliação,  pois já existem a muito tempo, e as organizações não se preocupam em escolher um,  entre os mais comuns estão escalas gráficas, escolha forçada, incidentes críticos, 360º graus e comparação dos pares.

            Algumas organizações não utilizam a avaliação de desempenho porque a mesma sofre críticas, então opta por não aplicar, geralmente as críticas vem dos próprios colaboradores que não aceitam o resultado.  Porque através da avaliação de desempenho será possível identificar os pontos positivos e negativos dos colaboradores e alguns erros que possa vir da empresa.

Chiavenato (2009, p.252) “um programa de avaliação do desempenho, quando bem planejado, coordenado e desenvolvido, traz benefícios a curto, médio e a longo prazo”. É importante que a empresa tenha uma avaliação de desempenho sempre atualizada que seja realizada em determinadas épocas com todos os colaboradores para que seja identificadas situações que possa ser resolvida antes que chegue a ser um problema.

Para Chiavenato, (2009, p. 253) “ identificar os empregados que necessitam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em determinadas áreas de atividade e selecionar os empregados com condições de promoções e transferências”. A avaliação de desempenho é uma grande ferramenta para o recursos  humanos, pois possibilita ver se o colaborador esta apto para continuar desenvolvendo a tarefa já exercida, se ele tem qualificação para ser promovido a outro cargo, e a empresa através da avaliação  consegue descobrir novos talentos. É importante que o colaborador receba um feedback depois da avaliação para que saiba onde esta acertando e errando,  sempre deve estar ciente do seu desenvolvimento dentro do ambiente de trabalho para que assim esteja motivado para continuar o seu caminho profissional. A avaliação também é uma forma de deixar colaborador e organização mais próximos, onde a organização ouve o colaborador e  o colaborador ouve a empresa, é o momento de interagir um com outro.

            Cabe a organização entender o quanto é importante a avaliação de desempenho, para si mesmo e  mostrar para os colaboradores que também é importante para eles serem avaliados, para que assim se sintam seguros em realizar esta atividade com transparência, responsabilidade e cientes do que estão fazendo.

Bibliografia:

Com base na teoria de: CHIAVENATO, Idalberto; Recursos humanos : o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro 2009.