FACULDADE NOSSA CIDADE

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS

ORIENTADOR: LAWTON BENATTI

ARTIGO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM O OBJETIVO DE MOTIVAR OS COLABORADORES

ALUNA: IVETE MOLNAR DA SILVA 

            O artigo a seguir tem o objetivo na área de Recursos Humanos, a utilização de uma das ferramentas para identificar  o desempenho dos colaboradores na empresa que é a avaliação dos colaboradores, todas as empresas utilizam algum método para avaliar e se ainda não existe este tipo de critério, com certeza  mudará de ideia ao saber o quanto ajuda nas decisões de remanejamento de pessoas.

            Falar sobre avaliação de desempenho é relevante porque nas organizações  possibilita a melhoria do desempenho do colaborador fazendo com que o mesmo produza mais. A empresa deve adequar de acordo com a necessidade o que melhor se adapta não fugindo do propósito,  registrando as informações pertinentes e tendo cautela ao escolher o método  e através dele obter o um banco de dados de todos os colaboradores da empresa.

            Bom seria se cada um conseguisse desenvolver a autoavaliação em que o próprio colaborador avaliasse o que realmente necessita para melhorar seu desempenho, porque ele é o principal interessado. Mas cito como exemplo a avaliação do desempenho 360º, Segundo Chiavenato (2010, p. 261), feita de modo circular participando da avaliação  todos os colaboradores até chegar ao avaliado. Porém o método mais utilizado pelas empresas é o Método de Avaliação do Desempenho Escala Gráfica, classifica cada item  avaliando  o desempenho em números de 0 a 5.

            Um fato importante a ser levado em consideração é momento do feedback. É conveniente começar expondo o lado positivo e deixar claro que os aspectos negativos são pontos a melhorar e uma conversa franca de ambas as partes sem levar em conta as opiniões pessoais, criando um clima cordial e por este motivo quando a avaliação é feita em curtos períodos são mais fáceis de ser aplicadas, acaba passando uma confiança principalmente se os resultados começarem  a aparecer.                

            Retomando a ideia que a avaliação de desempenho é primordial para a empresa e pode mostrar quais os funcionários não estão motivados e também quais estão se empenhando para atingir melhorias, ajuda a descobrir os talentos que podem agregar muito a empresa.

            Pode ser trabalhoso organizar o melhor método de avaliar, os primeiros resultados podem não ser satisfatórios, mas adequando ao objetivo principal a melhor forma de obter aumento na produtividade é sem dúvida a aplicação da análise do potencial de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um, planejando de forma estratégica o remanejamento, promoções, treinamentos.

             Outro fator que deve ser analisado, é com relação ao comportamento pessoal do avaliado, se colabora com a empresa e se envolve nos trabalhos executados, a iniciativa, a organização e planejamento, a produtividade e eficiência a responsabilidade,  a relação interpessoal com os demais colegas e chefia.

            A constante atualização e reformulação do método de avaliar podem ajudar a motivar os funcionários que se estiverem satisfeitos, que não sairão da empresa porque se sentirão valorizados sabendo que serão reconhecidos pelos seus méritos e competências.

 

CONCLUSÃO:    A  constante  atualização  e  reformulação  do  método de   avaliar  podem ajudar a motivar  os funcionários que se estiverem satisfeitos,  não sairão da empresa porque se sentirão  valorizados  sabendo  que  serão  reconhecidos  pelos seus méritos e competências (meritocracia).

            Remanejar as pessoas às vezes é necessário, este processo agrega, aplica, recompensa,  desenvolve,  mantém, monitora,  identificar os talentos de cada um, mas este é um assunto para o próximo artigo que incentiva e recompensa as pessoas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3ª ed. São Paulo: Elsevier, 2010.