AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES DA FAZENDA ITAPOÃ COM A NORMA REGULAMENTADORA 31 NO MUNICÍPIO DE PORTO DOS GAÚCHOS – MT.

Bruno Alexandre Vendruscolo¹; Msc. Amadeu Rampazzo Junior²

¹Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso, pós graduando no curso de Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade de Cuiabá.

2 Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Estadual de Maringá, Engenheiro de Segurança do Trabalho pós graduado pela Universidade Estadual de Mato Grosso, professor do curso de Pós Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho – UNIC Sinop – MT.

RESUMO 

Este trabalho tem por objetivo identificar e estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades na Fazenda Itapoã no município de Porto dos Gaúchos – MT, com a segurança e saúde deste ambiente laboral. As condições gerais do ambiente de trabalho rural foram verificadas por meio de entrevistas, observações e levantamentos em todos os locais de trabalho e através de registros fotográficos. O cumprimento dos requisitos estabelecidos na NR 31 foram classificados como “conforme”, “não conforme” e “não aplicáveis”. Dos 311 itens listados, verifica-se que 150 (48,23%) estão em conformidade com preceitos estabelecidos na NR 31, 88 itens (28,29%) não estão em conformidade e 74 itens (23,79%) não se aplicam. Considerando apenas os itens que se aplicam à situação atual da Fazenda Itapoã, ou seja, 237 itens, as conformidades somam 63,29% e as não conformidades 37,13%. É possível destacar que o item 31.9, referente ao Meio Ambiente e Resíduos acumula 3 situações em não conformidade, dentre as 4 descritas neste tópico da NR 31. O item 31.15, que se refere a Acesso e Vias de circulação merece maior atenção, pois acumulou 4 não conformidades dentre as 4 descritas neste item. No entanto vale resaltar a preocupação da fazenda com as áreas de vivências dos colaboradores sendo refletido na análise dos itens 31.23 da Norma regulamentadora que alcançaram cerca de 90% de conformidade. Os resultados indicam que ainda existem muitas melhorias a serem realizadas para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores da Fazenda Itapoã.

Palavras chave: Ambiente de trabalho, segurança no trabalho, conformidade.