UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS ALIMENTARES E ARMADILHAS PARA O MONITORAMENTO DE Anastrepha sp. NA CULTURA DA LARANJEIRA NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO-PA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GERSON CHEAVES PENNER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIÇOSA-MG

2014

GERSON CHAVES PENNER

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS ALIMENTARES E ARMADILHAS PARA O MONITORAMENTO DE Anastrepha sp. NA CULTURA DA LARANJEIRA NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO-PA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monografia apresentada à Universidade Federal de Viçosa como pré-requisito para a obtenção do título de pós-graduação latu senso em Proteção de Plantas.

 

Orientador: Dr Marcelo Coutinho Picançoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIÇOSA/MG

2014

 

Agradecimento

 

Agradeço ao Dr Gerson Adriano Silva, que sempre esteve nos orientando como tutor e representando a UFV.

Agradeço o Agente Fiscal Agropecuário Pedro Dinael Mota Gomes, que esteve como assistente de campo em todas as leituras desde a instalação do projeto até a última leitura.

Agradeço ao Dr Antonio de Brito Silva entomologista que identificou as espécies de mosca-das-frutas capturadas nas armadilhas.

Agradeço ao produtor Pedro de Alcântara Soares que cedeu gentilmente o acesso e implantação do projeto em sua propriedade.

RESUMO

 

Em uma área de 80 há de laranja distante 05 km da sede do município de Capitão Poço-Pa, avaliou-se atrativos e armadilhas para monitoramento de anastrepha ssp. Os atrativos testados foram: atrativos alimentares isca tabletes de torula, suco de maracujá, suco de laranja, suco de manga e suco de goiaba. As armadilhas testadas foram: armadilhas comerciais mackphail e armadilha de garrafas pet de 2 L transparente. O suco de maracujá foi o que apresentou melhor resultado, mas não será indicado a nível de produtor; o suco de manga apresentou resultado similar ao maracujá, sendo o melhor testado e os de laranja e goiaba não foram eficientes. A armadilha PET funcionou bem semelhante a mackphail.

Palavras-chave: atrativos; armadilhas; torula; mackphail

SUMÁRIO

 

 

 

 

  1. 1.    INTRODUÇÃO..................................................................................01

 

  1. 2.    OBJETIVO........................................................................................02

           

  1. 3.    MATERIAL E MÉTODO....................................................................03

 

  1. 4.    RESULTADO E DISCUSSÃO...........................................................06

 

  1. 5.    CONCLUSÃO....................................................................................11

 

  1. 6.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO:

 

Capitão Poço esta distante da capital do Estado do Pará, Belém a 210 km, localizado a uma latitude 01°44’47” sul e a uma longitude de 47°03’34” oeste, estando a uma altitude de 73 metros. Sua população estimada em 2004 era de 52055 habitantes, fonte IBGE. Possui uma área de 27.274.599 km², sendo conhecido como um grande produtor de laranja.

A citricultura é um setor altamente organizado e competitivo, com uma das agroindústrias mais destacadas brasileiras. Responsável por 60% da produção mundial de suco de laranja, o Brasil é também o campeão de exportações do produto, são colhidas atualmente no país, mais de 18 milhões de toneladas de laranja ou cerca de 30% da safra mundial da fruta”(site do MAPA, novembro 2013).

A citricultura esta sujeita a inúmeras pragas dentre elas a mosca das frutas. O gênero Anastrepha contém 193 espécies descritas, das quais, 94 ocorrem no Brasil (Zucchi, 2000), preferencialmente, em fruteiras nativas” (Malavasi et al., 1980). “No Maranhão, foram constatadas as espécies Anastrepha amita Zucchi, A. distincta Greene, A.flavipennis Greene, A. obliqua Macquart, A. serpentina Wiedemann, A.sororcula Zucchi, A. striata Schiner, A. turpiniae Stone, A. zenildae Zucchi e C. capitata” (Oliveira et al., 2000). “Diante das exigências do mercado consumidor, os produtores têm adotado uma série de medidas, que visam à redução das pulverizações convencionais, tais como: práticas de cultivo, monitoramento dos pomares, uso de variedades e porta-enxertos resistentes, ensacamento dos frutos (goiaba para mesa), bem como a preservação dos inimigos naturais, que atuam na regulação da população da praga, pela utilização de produtos químicos seletivos”(LEMOS et al; 2000).

O processo de avaliação do número de espécies de moscas-das-frutas e a sua distribuição em cada localidade produtora é chamado de monitoramento. Esse sistema pode enfocar a análise de ovos e larvas diretamente nos frutos ou indiretamente através do uso de armadilhas que capturam adultos.

Os modelos de armadilhas (frascos) mais usados no Brasil são os seguintes: 1. Mackphail – confeccionado em plástico ou vidro; 2. Biológico - confeccionado em plástico ou vidro; 3. Pet – confeccionado a partir de recipientes de refrigerante de 2 L.

A eficiência do monitoramento das moscas-das-frutas está na dependência da qualidade do atrativo, do tipo da armadilha e de sua localização no campo. Os tipos de frascos e substâncias atrativas para determinação de populações de tefritídeos já foram objetos de estudo de diversos pesquisadores (PUZZI et al.,1957; PUZZI & ORLANDO,1959; BLEICHER et al., 1978; HEDSTROM & JIMÉNEZ,1988; GALLI & DA ROSA, 1944; ALUJA & PINERO, 2004).

O atrativo alimentar para moscas-das-frutas está relacionado a um instinto primário, pois as fêmeas necessitam principalmente de compostos protéicos e hidratos de carbono para atingirem a maturidade sexual” (STEINER, 1952).

OBJETIVO:

           Mostrar a eficácia dos atrativos e armadilhas industrializados e alternativos no monitoramento de moscas em Capitão Poço para estabelecer um controle adequado desta praga.

 

 

MATERIAL E MÉTODO:

O trabalho foi desenvolvido no município de Capitão Poço e o experimento foi instalado no rancho Alagoas I em um pomar comercial de laranja pera a 5km da sede da cidade que tem 80 ha de laranja plantado dividido em diversos talhões.

O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. As armadilhas foram instaladas nas plantas protegidas do sol e de ventos a uma altura em torno de 1,80 m do solo a uma distância mínima de 50m entre elas na seguinte ordem: um armadilha Mackphail com torula; um armadilha Mackphil com maracujá; um armadilha Mackphail com laranja; uma pet com torula. Com quatro repetições totalizando dezesseis armadilhas. Nas ultimas quatro leituras o suco de Maracujá foi substituído por suco de Manga e o suco de Laranja por suco de Goiaba.

Nos monitoramentos da Anastrepha sp. foram utilizadas armadilhas comerciais Mackphail que tem a sua parte superior transparente e inferior amarela com a função de atrair os insetos com um orifício no fundo que serve como porta de entrada. Outra armadilha testada foi a de garrafas pet de refrigerante de 2 l transparente, onde foram feitos quatro furos em sua posição mediana com um diâmetro de 1 cm cada e pintada de amarelo com o mesmo objetivo anterior. Estas armadilhas tem a finalidade de capturar insetos machos e fêmeas.

Utilizamos atrativos alimentares como isca, tabletes de torula (2 unidades para 200 ml de água/armadilha) que é de uso comercial e suco de maracujá(polpa de dois frutos para dois litros de água/200ml por armadilha), laranja(200ml de suco de laranja puro por armadilha) manga(polpa de dois frutos para litro e meio de água/200ml por armadilha) e goiaba(200 ml de suco por armadilha).

Em setembro de 2013, deu-se início as atividades de monitoramento, em todo este período não foi utilizado nenhum defensivo nos talhões em estudo nem realizada colheita, ver Tabela 1.a e 1.b. Início da maturação de laranja na região e quando a população de insetos esta alta, no início de novembro esteve tão seco e quente que evaporou todo líquido de algumas armadilhas prejudicando resultados. Os monitoramentos foram feitos a cada 15 dias, onde era colocado novo atrativo, coletado todo material de dentro das armadilhas, etiquetado e conferido posteriormente um a um com o uso de peneira, balde, água corrente, bandeja branca e pinça. Foram feitas as quatro primeiras leituras com suco de maracujá, laranja e as quatro últimas leituras tendo como atrativo suco de manga e goiaba sempre em comparação com o uso de torula.

Para cada análise comparativa de resultados será utilizada a estatística descritiva para a definição dos melhores resultados.

Tabela 1. a- Número de moscas capturadas por armadilha/tratamento(localização) e por data.

 

Tabela 1.b- Número de moscas capturadas por armadilha/tratamento (localização) e por data.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

 

Os resultados serão apresentados na forma de Tabelas e Gráficos com os resultados comparativos dos experimentos.

            Nas Tabelas 2 e 3 são apresentados os resultados dos experimentos usando a armadilha padrão (Mackphail) e diferentes Atrativos (Laranja, Manga, Maracujá, Goiaba e Torula), sendo a Torula o Atrativo comercial. Na tabela 4 são apresentados os resultados comparativos das armadilhas Mackphail e PET.

Tabela 2 – Comparativo entre os atrativos: laranja, maracujá e torula.

Armadilha

Tratamento

Leitura

Leitura

Leitura

Leitura

Média Aritmética

(± desvio padrão)

Média Aritmética Geral

(± desvio padrão) Geral

Atrativo

Data 07/09

N° moscas

Data 21/09

N° moscas

Data 05/10

N° moscas

Data 18/10

N° moscas

 

Mackphail  03

Laranja

1

17

9

10

9,25 ± 6,55

7,13 ± 4,21

Mackphail  06

Laranja

1

7

6

8

5,50 ± 3,11

 

Mackphail  09

Laranja

3

9

5

6

5,75 ± 2,50

 

Mackphail  12

Laranja

7

14

6

5

8,00 ±4,08

 

Mackphail  02

Maracujá

0

3

10

7

5,00 ±4,40

9,81 ± 6,20

Mackphail  05

Maracujá

4

13

6

11

8,50 ±4,20

 

Mackphail  08

Maracujá

11

18

19

8

14,00 ±5,35

 

Mackphail  11

Maracujá

11

23

4

9

11,75 ±8,06

 

Mackphail 01

Torula

7

20

7

11

11,25 ±6,13

18,75 ± 15,79

Mackphail  04

Torula

25

0

18

6

12,25 ±11,32

Mackphail  07

Torula

21

70

16

25

33,00 ± 24,94

Mackphail  10

Torula

28

21

12

13

18,50 ± 7,51

 

 

 

 

 

 

Pelos resultados descritos na Tabela 2 observa-se que as médias aritméticas do número de insetos capturados pelos atrativos laranja e maracujá foram inferiores aos da torula (comercial), com algumas exceções para o maracujá nas médias aritméticas por armadilha, mas sem exceção nas médias aritméticas gerais (Gráfico 1).

 

Gráfico 1 – Média do número de insetos capturados por diferentes atrativos: Laranja, Maracujá e Torula

Com relação ao desvio padrão individual e geral nota-se que nos atrativos laranja e maracujá houve uma variabilidade baixa quando comparada ao atrativo torula. Percebe-se que para torula os desvios padrões ficaram muito próximos a média indicando variabilidade entre as leituras.

Tabela 3 - Comparativo entre os atrativos: goiaba, manga e torula.

Armadilhas

Tratamento

Leitura

03/nov

N° moscas

Leitura

15/nov

N° moscas

Leitura

29/nov

N° moscas

Leitura

13/dez

N° moscas

Média (± desvio padrão)

Média Aritmética Geral

 (± desvio padrão)Geral

Atrativo

 

 

 

 

 

 

Mackphail  03

Goiaba

0

1

0

4

1,25 ± 1,89

1,88 ± 1,78

Mackphail  06

Goiaba

1

0

4

1

1,50 ± 1,73

 

Mackphail  09

Goiaba

2

3

1

5

2,75 ± 1,71

 

Mackphail  12

Goiaba

2

0

5

1

2,00 ± 2,16

 

Mackphail  02

Manga

7

10

12

16

11,25 ± 3,77

9,38 ± 7,80

Mackphail  05

Manga

2

1

2

0

1,25 ±0,96

 

Mackphail  08

Manga

9

8

14

23

13,50 ±6,86

 

Mackphail  11

Manga

3

3

14

26

11,50 ±10,97

 

Mackphail 01

Torula

16

5

11

19

12,75 ±6,13

23,06 ± 13,48

Mackphail  04

Torula

31

26

46

31

33,50 ±8,66

 

Mackphail  07

Torula

16

4

11

21

13,00 ±7,26

 

Mackphail  10

Torula

16

30

49

37

33,00 ±13,78

 

Pelos resultados (Tabela 3) observa-se que as médias aritméticas do número de insetos capturados pelos atrativos Goiaba e manga foram inferiores aos da torula (comercial), com algumas exceções para a manga nas médias aritméticas por armadilha, mas sem exceção nas médias aritméticas gerais (Gráfico 2).

Gráfico 2 – Média do número de insetos capturados por diferentes atrativos: Goiaba, Manga e Torula.

Com relação ao desvio padrão individual e geral nota-se que nos atrativos goiaba e manga houve uma variabilidade baixa quando comparada ao atrativo torula. Percebe-se que para torula os desvios padrões ficaram muito inferiores a média indicando grande variabilidade entre as leituras, ora com elevada captura de moscas, ora com reduzida captura.


Tabela 4 – Comparativo entre armadilhas: Mackphail e PET

Armadilhas

Tratamento

Data de leitura

Média Aritimética (±desvio padrão)

Média Aritmética Geral

(±desvio padrão) geral

Atrativo

07/09

N° moscas

21/09

N° moscas

05/10

N° moscas

18/10

N° moscas

03/11

N° moscas

15/11

N° moscas

29/11        13/12

N° moscas N° moscas      

Mackphail 01

Torula

7

20

7

11

16

5

11

19

12,00 ± 5,73

20,91 ± 14,61

Mackphail 04

Torula

25

0

18

6

31

26

46

31

22,88 ± 14,70

 

Mackphail 07

Torula

21

70

16

25

16

4

11

21

23,00 ± 20,09

 

Mackphail 10

Torula

28

21

12

13

16

30

49

37

25,75 ± 12,87

 

PET 13

Torula

-

28

4

6

10

24

51

24

21,00 ± 16,34

16,14 ± 14,31

PET 14

Torula

-

5

3

3

22

2

9

1

6,43 ± 7,35

PET 15

Torula

-

22

32

9

10

30

57

22

26,00 ± 16,28

PET 16

Torula

-

9

4

2

10

13

24

16

11,14 ± 7,45

                         

Pelos resultados descritos na Tabela 4 observa-se que as médias aritméticas do número de insetos capturados pelas armadilhas Mackphail e PET com atrativo torula (comercial), foram semelhantes com algumas exceções, más na média aritmética geral a armadilha Mackplail foi um pouco superior a PET (Gráfico 3).

 

Gráfico 3 – Média do número de insetos capturados pelas armadilhas Mackphail e PET

Com relação ao desvio padrão individual e geral nota-se que na armadilha PET houve uma variabilidade baixa quando comparada a armadilha Mackphail. Percebe-se que para armadilha Mackphail os desvios padrões ficaram muito inferiores a média indicando grande variabilidade entre as leituras, ora com elevada captura de moscas, ora com reduzida captura, já para as armadilhas PET o desvio padrão ficou muito próximo a média indicando pouca variação nas leituras.

CONCLUSÃO

 

          O atrativo comercial torula e a armadilha Mackphail também comercial foram eficientes e apresentaram os melhores resultados como era de se esperar.

O suco de maracujá é um bom atrativo, foi o que apresentou melhor resultado, com menor desvio padrão mas tem o inconveniente de despedaçar os insetos provavelmente por ser muito ácido, dificultando muito a identificação e contagem de insetos, sendo muitas vezes feito através da identificação de asas única parte sem danos encontradas. Por isso exige muita experiência de quem esta fazendo a leitura, talvez sendo inviável para alguns agricultores. Pode se usar como opção para minimizar o problema diminuindo a concentração do suco adicionando mais água, mas por isso também pode diminuir sua atração ou diminuir o número de dias para quem sabe a cada semana e talvez não ocorresse esta reação com a destruição dos insetos.

O resultado do suco de manga, também apresentou bons resultados, foi pouco inferior ao de maracujá, porém não apresenta o inconveniente apresentado pelo maracujá(despedaçar os insetos) e apresentou um maior desvio padrão.

O suco de laranja se apresentou menos eficiente para atrair as moscas, porém muitas mariposas foram capturadas servindo de informação para trabalhos futuros.

O suco de goiaba não apresentou eficiência na pesquisa.

A garrafa pet como uso alternativo de armadilha para diminuir custos ao produtor apresentou resultado satisfatório e parecido quando comparado com a eficiência da armadilha Mackphail.

           As espécies de mosca das frutas encontradas durante a pesquisa foram anastrepha serpentina e anastrepha pickali. Identificadas pelo entomologista Doutor Antonio de Brito, pesquisador aposentado da EMBRAPA/CPATUR.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

BOTTON, M.; SORIA, S.J.; HICKEL, E.R. Manejo de pragas na cultura da videira, 2002.

 

VASCO, S.J.S. A Mosca das frutas e seu controle. Bento Gonçalves-RS. Embrapa, Comunicado Técnico n°3, p1-3, 1985

RAGA, A.; FILHO, M.F.S. de; Manejo e monitotamento de mosca-das-frutas. Instituto biológico, 2000, campinas-SP.

GALLI, J.C.; Armadilhas para monitoramento de insetos em pomares de goiabeira. 2010. Webartigos.

GALLI, J.C.; Utilização de isca atrativa para moscas-da-frutas em pomar de goiaba. 2010. Webartigos.

LOPES, G.N.; ALVARENGA, C.D.; ZUCCHI, R.A.; Mosca-das-frutas coletadas em armadilhas mcphail em pomares de goiaba no norte de minas gerais.

    XXII Congresso Brasileiro de Entomologia ResumoID:1453-1, 2003.

MOREIRA, F.R.B; Monitoramento e nível de controle das principais pragas da mangueira no semi-árido. Embrapa, Sistema de produção, 2, 2004.

TAVARES, S.C.O.de; MENEZES, C.A.F.de; GAVA, C.A.T; Problemas fitossanitários na viticultura do vale do São Francisco. 1° Workshop

      internacional de pesquisa a produção de vinhos em regiões tropicais. 2004.

SILVA, R.A.da; LEMOS, W.P.; ZUCCHI, R.A.; Moscas-das-frutas na Amazônia brasileira diversidade, hospediros e inimigos naturais.

   Embrapa, Macapá-AP, 2011.

LEMOS, R.N.S; SILVA, C.M.C; ARAÚJO, J.R.G.; Eficiência de substâncias atrativas na captura de mosca-das-frutas (díptera: tephritidae) em goiabeiras no                  município de itapecuru-mirim(ma), 2000.