FACULDADE EVOLUÇÃO

AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FISICA DA E.E.F. SÃO FRANCISCO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMOCIM, ESTADO DO CEARÁ/BRASIL

LUCIANO FERREIRA DA SILVA

CAMOCIM ? CE
JULHO ? 2010
(*) LUCIANO FERREIRA DA SILVA

AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FISICA DA E.E.F. SÃO FRANCISCO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMOCIM, ESTADO DO CEARÁ /BRASIL

Trabalho de conclusão de curso ? TCC apresentado à Faculdade Evolução como requisito para obtenção do título de especialista em Ciências da Educação com Ênfase em Gestão Escolar.

Orientador: Prof. Ms. Fábio Silva Sipaúba

CAMOCIM ? CE
JULHO ? 2010
* Trabalho realizado em parceria com a acadêmica Maria Weudes Bezerra Monteiro

Dedico este estudo aos meus filhos: Willanson e Wilker, que sempre acreditaram em mim e que fazem-me buscar um futuro melhor para os mesmos. Em especial minha companheira Lidiana, que apesar de todas as suas obrigações, ainda sobra tempo para ajudar-me.

Em especial a Deus, pois, sem sua ajuda, nada teria sido possível;
Aos professores, do curso que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho;
Ao professor Fábio Silva Sipaúba, por aceitar a orientação deste estudo e conduzir seu desenvolvimento, com muita sabedoria e paciência, acreditando sempre de que poderemos fazer algo de melhor e o diferencial pela Educação do nosso município.
Em fim, a todos da escola São Francisco que foram fundamentais na conclusão deste estudo.

"Como pedagogias, tanto o espaço quanto o tempo ensinam, permitindo a interiorização de comportamentos e de representações sociais. Nesta perspectiva, atuam como elemento destacados na construção social (e histórica) da realidade."
(VIÑAO, apud VEIGA 1995, pág. 72)

RESUMO

Pode-se afirmar que hoje queremos escolas. No entanto, neste momento em que discutimos a respeito dos novos espaços escolares quais são as múltiplas representações de escola que estão em jogo nesses desejos? Nossa história tem sido sempre muito pródiga em discussões, mas a construção de uma escola de qualidade é, ainda hoje, sem dúvida um dos nossos maiores desafios. Sabe-se que um bom espaço físico, em uma instituição de ensino contribui muito para que o processo educacional seja um sucesso e possibilite aos profissionais e usuários, qualidade no atendimento das diversas atividades. O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar, como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço escolar "este não é apenas um ?cenário? onde se desenvolve a educação, mas ?uma forma silenciosa de ensino? (FRAGO, 1995, pág. 69). Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa avaliativa realizada na Escola de Ensino Fundamental São Francisco na cidade de Camocim/CE. A referida instituição atende 206 alunos nos turnos manhã e tarde, faz parte das Obras Comunitárias da Diocese de Tianguá, funciona através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Camocim. Para dar inicio a este estudo, elaborou-se de forma precisa um plano de avaliação com o propósito de coletar informações sobre o objeto avaliado. O embasamento teórico constituiu-se de revisão bibliográfica sobre os pressupostos da construção de espaços adequados para o ensino e sobre parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação. O objetivo central foi de avaliar a qualidade da estrutura física da referida escola, o trabalho seguiu uma metodologia de observação e aplicação de entrevista com diversos segmentos da instituição. Observando a estrutura física da escola e as falas dos entrevistados, constatou-se que a estrutura física da instituição não é de boa qualidade, não possui todos os espaços adequados a realização das diferentes atividades realizada nela e que 60% dos usuários não estão satisfeitos co a estrutura física da escola. Desse modo, faz-se necessário implementar mudanças no sentido de adaptar os espaços da escola, tornando-os adequados, uma vez que os dados apresentados mostram algumas fragilidades na estrutura física. Recomenda-se ao núcleo gestor que utilize cada espaço existente reduzido a quantidade de alunos por sala, adaptando os espaços, escolhendo os horários adequados a cada atividade escolar e, logo que possível enviar oficio ao secretário municipal da educação para que junto ao senhor prefeito possa enviar técnicos para analisar e viabilizar as adequações necessárias.

Palavras-chave: Instituição escolar. Estrutura física e representações sociais.

ABSTRACT

One can say that today we want schools. However, now that we discussed about the new school spaces which are the multiple representations of school that are at stake in those desires? Our history has always been very lavish in discussions, but building a quality school is still without doubt one of our biggest challenges. It is known that a good physical space in an educational institution that contributes greatly to the educational process is a success and enable professionals and users, service quality of various activities. The physical space not only contributes to the achievement of education, but is itself a silent way of educating, as Antonio Viñao Frago said, referring to the school "this is not just a 'scenario' in which any education, but 'a silent form of education' (Fraga, 1995, pp. 69). This paper presents the results of an evaluative study conducted in the Elementary School in the city of San Francisco Camocim / EC. This institution serves 206 students in morning and afternoon shifts, is part of the Works Community of the Diocese of Tianguá, operates through an agreement with the Municipality of Camocim. To initiate this study, was conducted precisely an evaluation plan in order to collect information about the object evaluated. The theoretical framework consisted of a literature review on the assumptions of the construction of suitable spaces for teaching and on basic parameters of infrastructure for educational institutions. The main objective was to assess the quality of the physical structure of that school, work followed a methodology of observation and interview with various segments of the institution. Observing the physical structure of the school and the interviewees' discourse, it was found that the physical structure of the institution is not of good quality, does not have any spaces suitable for carrying out different activities performed in it and that 60% of users are not happy co the physical structure of school. Thus, it is necessary to implement changes to adapt the school spaces, making them suitable, since the data show some weaknesses in the physical structure. It is recommended to the core manager that uses each gap reduced the number of students per classroom, adapting spaces, choosing the appropriate times every school activity and as soon as possible post office to municipal secretary of education so that by the lord mayor may send technicians to analyze and make the necessary corrections.

Keywords: School institution. Physical structure and social representations.

1 PROPÓSITO DA AVALIAÇÃO

Tendo em vista que o fator estrutura física de uma instituição de ensino é de fundamental importância para a excelência dos trabalhos de seus profissionais e que conseqüentemente influi na aprendizagem dos alunos, faz-se necessário avaliar, inquirir e analisar a qualidade de tal estrutura. A avaliação ora proposta constitui-se uma estratégia considerável para averiguar a qualidade da estrutura física da Escola de Ensino Fundamental São Francisco


1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral


 Avaliar a qualidade da estrutura física da E.E. F São Francisco.


1.2.2 Objetivos específicos


 Verificar se estrutura física é adequada às atividades realizadas na escola.
 Identificar o grau de satisfação dos usuários em relação às dependências físicas da escola.









2 DESCRIÇÃO DO OBJETO DE AVALIAÇÃO


Localizado na região norte do estado do Ceará, o município de Camocim, faz parte da 4ª (quarta) Região Administrativa do estado, ocupa uma área de 1.147 KM² é formado pela sede e os Distritos de Amarelas e Guriú tendo uma população aproximadamente de 60 (sessenta) mil habitantes.
É neste município, à Rua Antônio Zeferino Veras, bairro Brasília, que encontra-se a EEF São Francisco, a qual atende atualmente 206 crianças na faixa etária de 06 a 07 anos, distribuídos nos turnos manhã e tarde, a mesma, conta com 23 profissionais, sendo 10 do corpo docente, a mesma faz parte das Obras Comunitárias da Diocese de Tianguá e funciona através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Camocim.
Atualmente a estrutura física da EEF São Francisco dispõe dos seguintes espaços: 01) Corredores cobertos que dão acesso as salas de aula; 02) pátio não coberto; 03) sala de secretaria; 04) cantina; 05) banheiros não adaptados; 06) deposito para merenda; 07) 05 (cinco) salas de aula, todas com ventiladores.

















3 DESCRIÇÃO DO ESTUDO DE AVALIAÇÃO


O estudo realizou-se com base nos parâmetros de qualidade definidos no plano de avaliação, tendo como embasamento teórico a revisão bibliográfica sobre os pressupostos da construção de espaços adequados para o ensino, os parâmetros mínimos de acessibilidade para instituição de educação estabelecidos na norma técnica brasileira - NBR 9050/94, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9394/96.


3.1 Descrição da Metodologia


Ao decidir o objeto a ser avaliado sentiu-se a necessidade de um plano de avaliação com o objetivo de nortear a investigação a ser desenvolvida. Ao iniciar este processo fizeram-se necessárias três visitas a instituição para a apresentação do plano, fazer medições, coletar dados e informações pertinentes aos objetivos do projeto, onde foram utilizadas duas técnicas para a coleta de dados: observação e entrevista. O trabalho seguiu uma metodologia de investigação avaliativa com diversos segmentos da instituição, as entrevistas tiveram como categoria representativa, do segmento interno, quatro funcionários e três professores, foram entrevistadas também, duas mães de alunos e um aluno do 2º ano "c", perfazendo um total de 10 sujeitos pesquisados. Foram fotografadas algumas partes da escola para ilustração e em seguida análise dos instrumentais com o objetivo de organizar as informações obtidas.
Após o processo de coleta e análise dos instrumentais realizou-se uma analogia dos resultados adquiridos com os parâmetros de qualidade estabelecidos no plano, com o objetivo de responder as perguntas da avaliação; A partir daí foram consolidados os dados e elaborados os gráficos para melhor ilustrar os resultados obtidos que culminou na produção do Informe Final ora apresentado.



3.2 Perguntas de Avaliação

3.2.1 Pergunta geral

a) A estrutura física da instituição é de boa qualidade?


3.2.2 Perguntas específicas


a) A estrutura física da escola é adequada às tarefas realizadas?
b) Os usuários estão satisfeitos com a estrutura física da escola?


3.3 Definição da População e Amostra


O objeto de avaliação ao qual se refere essa investigação consta da avaliação das instalações da E.E.F. São Francisco, o qual foi definido considerando que o Município dispõe de 02 (duas) escolas que funcionam em prédios cedidos temporariamente, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Camocim e as Obras Comunitárias da Diocese de Tianguá.












3.4 Quadro de Parâmetros de Qualidade


CRITÉRIO INDICADORES ESTANDARES FONTES TÉCNICAS INSTRUMENTOS
Adequação da estrutura física 1. Possui espaço adequado para a realização das diferentes atividades que acontecem em seu interior? 80%
da instituição Observação:
Avaliadores Observação Estruturada Pauta de Observação
2. Possui acessibilidade as pessoas portadoras de necessidades especiais? 05%
da instituição
3. Possui ventilação adequada? 80%
da instituição
Grau de satisfação 1.Estão satisfeitos com a estrutura física da escola? 70%
dos envolvidos
Opinião:
Professores, alunos, pais e funcionários. Entrevistas Guia de entrevista
2. Estão satisfeitos com a ventilação? 80%
dos envolvidos
3. Acreditam que a estrutura física garante acessibilidade? 50%
dos envolvidos







3.5 Dificuldades e Possíveis Erros


As dificuldades encontradas deram-se por conta das atribuições relacionadas ao trabalho e ao estudo: os horários da pesquisa, entrevista, elaboração dos instrumentais e por fim consolidação dos dados.
Considerando a consolidação dos dados referentes ao objeto de avaliação, percebeu-se certa fragilidade no guia de entrevista dificultando o tratamento da informação, haja vista que a elaboração das perguntas deveria ser mais abrangente e as opções de respostas mais concisa, acredita-se que as perguntas do quadro de parâmetros de qualidade deveriam ter sido incluídas na entrevista. Entretanto o possível erro não implicará nos resultados da pesquisa.






















4 ANÁLISE DOS RESULTADOS


Mediante os instrumentais utilizados foi possível avaliar a estrutura física da E.E.F. São Francisco a partir de dois critérios, a saber: as condições da estrutura física e grau de satisfação de seus usuários. Os resultados obtidos estão discriminados abaixo de forma clara e objetiva através da socialização dos indicadores e fontes.
CRITÉRIO 01: Adequação da estrutura física.
INDICADOR 01: Possui espaço adequado para realização das diferentes atividades que acontecem no seu interior?
FONTE: Observação
Não. Segundo a observação constatou-se que a escola não possui espaço *adequado para realização das diferentes atividades que acontecem no seu interior e que de todo espaço existente, apenas 56% permite sua plena utilização; pois os espaços são pequenos, não oferecendo pleno desenvolvimento das diversas atividades escolar, ficando bem distante do estánder estabelecido que foi de 80%.
INDICADOR 02: Possui estrutura adequada a acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais?
FONTE: Observação,
Não. Haja vista que as características as quais impediram que atingisse a acessibilidade ideal foram: 1) falta de rampas; 2) corrimão nos banheiros; 3) sala da secretaria, que não possibilitava o atendimento de uma pessoa cadeirante devido o espaço; 4) um único portão de entrada e saída; 5) calçada alta. Portanto, muito longe dos parâmetros estabelecidos que foram de 05% de acessibilidade.
INDICADOR 03: Possui ventilação adequada?
FONTE: Observação,
Não. Apesar de haver uma boa ventilação nos corredores a escola não possui uma ventilação adequada, uma vez que o ambiente foi avaliado em sua totalidade e que através dos resultados obtidos nesta pesquisa, verificou-se que existem apenas 60% de espaço com ventilação, não alcançando os parâmetros de qualidade estabelecidos no estánder que foi de 80%.

* Para efeitos dessa pesquisa considera-se adequada a dependência cuja estrutura e organização permite sua plena utilização.

CRITÉRIO 02: Grau de satisfação.
INDICADOR 01: Estão satisfeitos com a estrutura física da escola?

Não. Dos entrevistados apenas 40% estão satisfeitos com a estrutura física da escola, ficando muito distante do estánder estabelecido que foi de 70%.

INDICADOR 02. Estão satisfeitos com a ventilação?

Constatou-se que o grau de satisfação dos usuários em relação à ventilação do ambiente escolar tem um resultado razoável chegando a 70% de aceitação aproximando-se do estánder estabelecido que foi 80%.




INDICADOR 03. A estrutura física garante acessibilidade?
Percebe-se que a opinião dos usuários coincidem com as informações obtidas por meio da observação, o que vem reforçar ainda mais os números da pesquisa sobre condições de acessibilidade, que foram de 0% ficando totalmente distante do nível de aceitação estabelecido no estánder que foi de no mínimo 50%.




















5 CONCLUSÕES


Mediante a análise dos instrumentais utilizados na pesquisa foi possível obter os seguintes resultados, considerando as perguntas a seguir:
A estrutura física da instituição é de boa qualidade?
Não. Após a análise dos resultados foi possível diagnosticar que a estrutura física da instituição não é de boa qualidade, uma vez que a pesquisa apresentada mostra algumas fragilidades na estrutura física da escola.
A estrutura física da escola é adequada às tarefas realizadas?
Não. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa foi possível constatar que a escola não possui todos os espaços adequados a realização das diferentes atividades realizada nela. Com base nesse estudo verificou-se que, de todo espaço existente apenas 56% é adequada permitindo sua plena utilização.
Os usuários estão satisfeitos com a estrutura física da escola?
Não. Dos usuários entrevistados apenas 40% estavam satisfeitos com a estrutura física da escola, enquanto 60% diziam-se insatisfeitos.

















6 RECOMENDAÇÕES


Tendo em vista os resultados obtidos nesta pesquisa faz-se necessário algumas recomendações ao núcleo gestor da escola, observando os seguintes critérios:
1 - Reduzir a quantidade de alunos por sala;
2 - Adaptar os espaços para outras atividades, fazendo o remanejamento de setores;
5 - Escolher os horários adequados a cada atividade escolar;
6 - Enviar oficio ao secretário municipal da educação para que junto ao senhor prefeito possa enviar técnicos para que seja analisada a estrutura física da escola e realizar as adequações necessárias como:
3 ? Construir rampas e corrimão nos banheiros;
4 ? Cobrir o pátio com telhado, assentar pias e lajotas nos banheiros e cozinha;


















7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


AUDI, Eloísa Mazzini Miranda; MANZZINI, Eduardo José. Avaliação da acessibilidade em escolas de ensino fundamental. Descrição da metodologia para elaboração de um protocolo. Arquitextos, São Paulo: 07.081, Vitruvius, fev2007. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br /revista/read/arquitextos/07.081/274 Acesso em: 23de jul.2010.

BRASIL, Decreto presidencial 6.094, de 24 de Abril de 2007. cap I, inciso XXVII que estabelece metas para educação, compromisso de todos, e firma parcerias extremas á comunidade escolar, visando a melhoria da infraestrutura da escola ou a promoção de projetos socioculturais e ações educativas.

BRASIL, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB/96-LEI Nº. 9.394/96), (linear II do artigo70), que trata da aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação. Brasília: 2008. 45P.; IL. Disponível em: mec.gov.br.saeb/arquivos/Pdf/educ.inf./miolo_infraestrutura.Pdf. Acesso em:10 dez.2009.

BRASIL, NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 9050, Segunda edição 31/05/2004; NBR 9050, 8.6 Escolas. Disponível em: http://www.mpdf.gov.br/sicord/nbr9050_31/05/2004. Acesso em: 23 de jan. De 2010.

DUMONT, Silas Pires Horta. A influencia da estrutura física no ensino aprendizado. publicado em: 19/11/2009 em http://www.webartigosos.com. Acesso em: 23 de jul. 2010.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O espaço escolar como objeto da história da educação: Algumas reflexões. Revista Faculdade de Educação da USP, vol. 24n. 1 São Paulo: Jan./Jun. 1998

RHEINGANTZ,Paulo A; AZEVEDO, Gisellea N. et al. Avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro:UFRJ, 2004. Texto didático. (parªvfrj.br.)

SUELI, Eliane da Silva Pinto, Infraestrutura escolar e a relação com o processo de aprendizagem. publicado em: 05/07/2010 em http://www.webartigosos.com. Acesso em: 23 de jul. 2010

VEIGA, Afredo Neto. Gestão Escolar: Como organizar o espaço para que ele reflita as conexões, como currículo. Rio Grande do Sul (UFRGS) resenha Ed. DP&A.