AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PERCEPÇÃO DE GESTANTES USUÁRIAS DA MATERNIDADE DR. DEODATO CARTAXO¹

MENEZES, Tâmara Almeida Braga2



RESUMO

A gravidez e o parto são eventos marcantes na vida das mulheres e suas famílias, levando as mesmas a um estado em quem deve-se ter um cuidado especial, visando uma assistência voltada para elas, com orientações sobre todos os acontecimentos neste período, como consultas periódicas de pré-natal e um acolhimento digno para que as mesmas sinta-se em completo bem- estar para uma maternidade segura. O presente estudo tem como objetivo verificar a percepção de gestantes quanto à assistência de enfermagem que lhe é prestada na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, no município de Cajazeiras-PB. Para tanto, a amostra teve caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Os dados coletados demonstram que a equipe de enfermagem, também os demais profissionais de saúde necessitam promover uma assistência a essa clientela de forma múltipla e clara



Palavras- chave: Assistência, Enfermagem, Gestantes.





ABSTRACT

Pregnancy and childbirth are key events in the lives of women and their families, leading them to a state ondedeve to take special care, seeking assistance toward her with guidance on all events in this period, such as periodic consultations to pre-Christmas and a decent reception for it to feel in complete welfare for safe motherhood. This study aims to determine the perception of pregnant women and nursing care which is provided in the Maternity Deodato Dr. Cartaxo, in the municipality of Cajazeiras-PB, for both the sample had an exploratory, descriptive qualitative study. The collected data show that the nursing staff also other health professionals need to promote a service to these clients so numerous and clear



Keywords: Passing, nursing, pregnant women.


1. Introdução


A gravidez é um fenômeno mágico que ocorre na vida da mulher, dando-lhe a capacidade de gerar uma criança. É tida como uma dádiva de Deus, um momento esperado por todas e sentidas por poucas. A reprodução humana acontece após o ato sexual, sendo ocasionado pelo encontro do óvulo com o espermatozoide. Muitas vezes este processo pode não acontecer devido à infertilidade seja ela masculina ou feminina, conforme no atendimento das gestantes quanto à Assistência de Enfermagem prestada na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, considerando suas queixas e necessidades na busca de um melhor atendimento, contribuindo para o conhecimento acerca da Assistência de Enfermagem prestada a gestante, conhecendo suas principais queixas sobre a Assistência de Enfermagem


2. Referencial Teórico

Para toda mulher, o diagnóstico de gravidez é um momento mágico, pois a capacidade de se gerar uma criança é tida como um presente divino, esperado por todas e sentindo por poucas. A gravidez ocasiona alterações psicológicas na mulher, causando alterações no humor como: euforia, tristeza, medo, frustração, alegria, ansiedade entre outros. Esse quadro é caracterizado pelo seu novo estado de descobertase novas sensações, dando à mulher uma responsabilidade que coloca em questionamento sua capacidade de ação.
A enfermagem tem um papel importante junto à gestante, pois cabe a mesma, passar a maior parte do tempo com as gestantes, com o propósito de dar o apoio psicológico à paciente, explicando os processos em que a mesma irá passar até a hora do parto: dando suporte, ouvindo suas queixas, atendendo às suas necessidades, passando segurança em todos os procedimentos, mantendo-a tranquila e segura. Isso faz parte também da humanização que tem como conceito questionamentos sobre seus aspectos pessoais, éticos e morais, estando ainda presentes na questão dos hospitais,
agindo como um resgate a respeito da vida humana, abrangendo toda uma dimensão e gerando expectativas. Ela significa a primazia dos direitos do paciente sobre a estrutura operacional e administrativa do hospital. A mesma atingiu todas as áreas de saúde chegando à obstetrícia, atingindo assim a mulher, no geral, fazendo com que a mesma questione-se sobre a qualidade do seu atendimento seja ele privado ou público.

.4 PERCURSO METODOLÓGICO
Esta pesquisa foi do tipo exploratória, com abordagem qualitativa foi realizada na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, localizada na rua: Tabelião Antônio Holanda s/n, na cidade de Cajazeiras, tendo como população, usuárias cadastradas no banco de dados da maternidade, as quais mesma concordaram em participar e assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE ? Apêndice A).A coleta de dados foi realizada mediante um roteiro estruturado (Apêndice B). As informações coletadas nas entrevistas forammanuscritas no próprio roteiro e submetidas à organização e análise dos dados. Para a realização do referido estudo, foram levados em consideração os pressupostos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde ? Ministério da Saúde, que dispõe sobre pesquisas com seres humanos (BRASIL, 1996).

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados foram extraídos a partir das respostas de um discurso coletivo à luz de Lefréve (2005) que caracteriza como proposta de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos. Assim, analisamos o material verbal coletado, extraindo-se de cada um dos depoimentos, as expressões- chave. Em suma, é uma forma destinada a fazer coletividades falar em diretamente.
Segundo Boff (2000), humanizar a assistência, não significa apenas estar mais próximo ao paciente, mas também a sua essência, para que a assistência possa ser conduzida de forma individual, reduzindo desconfortos, sofrimentos e tristeza, assim sendo, tudo que possa favorecer, não trazendo danos ao paciente.
A enfermagem deve intervir junto com a gestante no sentido de atenuar suas queixas e melhorar a qualidade de seu atendimento,sendo um momento único em sua vida.

6.CONSIDERAÇOES FINAIS
Para toda mulher um filho traz grandes transformações, colocando sua própria vida em segundo plano, e o bebê passa a ter uma importância ímpar, em que todas as atenções são voltadas para ele.
Um ponto de vista importante a ser destacado, é que a maioria das gestantes desconhece sobre seus direitos dificultando assim um diálogo mais aberto, cabendo a nós, enfermeiras, inseri-los num contexto em que as mesmas sintam-se acolhidas e amparadas. Muitas chegam a ser mãe na adolescência, carregando para si uma responsabilidade maior do que ela possa suportar alterando assim toda sua vida. Dessa forma, se é sugerido à mulher um acompanhamento mais intenso e mais significativo amparando-a de forma única, dando suporte geral em tudo que a mesma precisa.


REFERÊNCIAS
Assistência Pré ? Natal. Manual Técnico. Brasília: MS, 2000
Programa de Humanização no Pré - Natal e Nascimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
Área Técnica da Saúde da Mulher: parto, aborto, puerpério: assistência humanizada a mulher. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde/ Ministério da Saúde, 2001.
AMIGAS DO PARTO. Disponível em http//www.amigasdoparto.com.br Acessado em 06/09/2007.
BARBOSA, R.H.S. Mulheres, reprodução e AIDS: as tramas da ideologia na assistência a saúde da gestante. Caderno Saúde Publica. Rio de Janeiro, 2001.
BEREK, J, S, Tratado de Ginecologia, Editora Guanabara, 200 e 2005.
BOFF, L. Saúde cuidar. Ética do Humano, compaixão pela terra. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
BRASIL, Ministério da Saúde, OMS, Maternidade segura, Assistência ao parto normal, um guia pratico. Brasília: Ministério da Saúde, 1996.
BRASIL, Ministério da Saúde, Saúde da mulher da criança e do adolescente, 2 Edição, Brasília DF, 2003.
BRASIL, Ministério da Saúde, Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde.
COSTA, Cícero Ferreira Fernando, Gravidez na adolescência. In: ALVES FILHO, N: CORRÊA, M.Dmanual de Prinatologia. 2ED. Rio de Janeiro: MEDI 1995, p.280-286.
DOMINGUES. R.M. Aspectos da satisfação das mulheres com assistência ao parto. Caderno Saúde Publica. Rio de Janeiro, 2004.
FREITAS, Fernando de Rotinas em Obstetrícia. 2 ed. Porto Alegre: Artes Medicas Sul Ltda., 1991.
HELMAN, C.G. Saúde e doença. Porto Alegre: Arte Medica Sul, 1984.
LEAO, M.R. C: BASTOS, Mar. Tendo uma pessoa do lado a gente fica muito mais forte. Ate a dor. Estudo etnógrafo sobre parturientes acompanhadas. Resumo de trabalhos da cont. Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento. 2000, nov.2-4. Fortaleza: Fortal Aliança Luz, 2000.
LEFRÉVE, F et. Al. Discurso do Sujeito Coletivo. Caxias do Sul: GDCUS, 2002.
LIMA, K. Maternidade Leila Diniz (1994- 1996): nascimento de um novo profissional de saúde. Rio de Janeiro: Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, 1997.
MALDONADO, M.T.P. Psicologia da gravidez: parto e puerpério. Petrópolis Vozes, 1994.
MARCONE, M, A: LAKTOS, E. M, Metodologia do parto e nascimento. Carta de Fortaleza. Disponível em http://,rehuna.org.br. Acessado em 30/08/2007.
MEZZOMO, A.A. Fundamentos da Humanização Hospitalar: uma visão multiprofissional. Editora Guanabara 2003.
REZENDE, Jorge de MONTENEGRO, B.A.C. Obstetrícia fundamental, 9°ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
SANTOS, O, M, B: SIEBERT, E. R. C. The humanization of birth experiente at the UniversityofSant Casa Hospital.Int I Gynaeclobstet, 2001: 75 Suppis: 5739-3.
SILVA. L, C, R, VOIDVODIC, R, RANGEL, J, Quimo, Enfermagem política de saúde, Rio de Janeiro 2006.
TORQUIST, C. S. Paradoxos da Humanização em uma maternidade no Brasil. Caderno Saúde Publica. Rio de Janeiro, 2001.