Avaliação da aprendizagem um ato amoroso. Será?

Quando fala ? se em avaliação, a idéia que vem a cabeça é a de um exame, prova e muita tensão. Em si a pratica avaliativa tem sido realizada de forma autoritária e seletiva, o que tem se tornado numa pratica ameaçadora, exclusiva e vem sendo usada como arma por certos profissionais. Tem deixado de ser um ato amoroso, para ser usado como método de classificação em quem estar aprovado ou reprovado, a finalidade tem sido a de verificar o nível de desempenho que o aluno conseguiu absorver em determinados conteúdos.
Essa pratica estar comprometida com o MODELO DE SOCIEDADE, A QUAL SERVE (LUCKESI, 2005), o modelo de avaliação utilizado usualmente nas escolas tem servido a sociedade hipócrita que fala, tem belos discursos, mas não vive as suas falas, modelo este que foi criticado pelo maior pedagogo que já viveu entre nós JESUS CRISTO. A pratica exercida de avaliação para ser amorosa precisa opor ? se ao modelo de sociedade que estar posto para os seus cidadãos.
Um dos problemas estar na RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES (LUCKESI, 2005) em aceitar as mudanças que são necessárias para uma pratica avaliativa justa e humana.
A avaliação da aprendizagem para ser justa tem que atingir os seus reais objetivos aos quais ela se propõe. Segundo LUCKESI, 2005 são dois objetivos:
1. Auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal.
2. Responder a sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado.
O primeiro diz respeito a formação do educando para a vida bem como as habilidades, hábitos, convicções e conhecimentos.
O segundo fala de resultados obtidos através da avaliação, como a sociedade vive um modelo de competição em que os primeiros são classificados e os que não alcançarem a media estipulada infelizmente é reprovado, e a reprovação conduz o educando ao desanimo, que por sua vez faz com que a evasão seja um ato consumado. Vendo essa situação o governo sem achar uma saída criou o sistema de progressão parcial onde o aluno não pode mais ser reprovado, acabou gerando outros bem mais grave do que a reprovação, são eles a falta de interesse do aluno pelos estudos, visto que não haverá reprovação, é formado um aluno leigo o chamado analfabeto funcional. Para tornar a situação mais grave o MEC autorizou a distribuição de livros que contem erros. Que tipo de profissionais tem ? se pretendido formar. Não suportando a pressão dos pais e da mídia o governo recuou e recolheu os livros.
O que seria então uma avaliação como um ato amoroso? Seria aquela que acolhe a situação como ela é. Não seria então o ato amoroso um julgamento? Sim, mas no sentido de identificar as falhas e redirecionar o ensino tendo o objetivo de diagnostico e não de julgamento que gera exclusão e classificação. Como exemplo de julgamento que exclui, seleciona e classifica temos o "VESTIBULAR".
A avaliação amorosa não foge as funções que são colocadas para ser exercida pelos sujeitos aprendentes, "PROFESSOR E ALUNO".
? Tem a função de propiciar a autocompreenssão, tanto do educando quanto do educador. Educando e educador devem aprender juntos.
? Motivar o crescimento criando o desejo de obter resultados satisfatórios.
? Aprofundamento da aprendizagem ? os exercícios executados na avaliação devem ser tomados como exercícios de aprendizagem.
? Auxiliar a aprendizagem ? ver onde precisa melhorar e aprofundar ? se em determinado assunto.
Deve ? se ter cuidado com aplicação e correção das avaliações feitas, levando em conta os critérios estabelecidos.