Mais uma novidade no carnaval carioca, agora os organizadores dos Blocos de Rua podem pedir a autorização para desfile pela internet. O cadastro deve ser preenchido no site do Carnaval de Rua 2013 e o prazo vai até o dia 10 de outubro. A Riotur vai analisar os pedidos, podendo alterar trajetos e horários dos desfiles quando for necessário.

Para que informações complementares sejam fornecidas pelos organizadores dos blocos, o secretário Especial de Turismo, Pedro Guimarães, em entrevista coletiva, explicou que a equipe da Riotur monitorará o site e fará as exigências necessárias.

Critérios exigidos para conseguir a autorização

O critérios avaliados para conseguir a autorização para desfilar continuam os mesmo do carnaval deste ano. Tradição do bloco, número estimado de foliões, tempo de desfile e a área da cidade na qual o bloco pretende desfilar são alguns dos requisitos. Na Zona Sul, os números de autorizações concedidas ainda são limitados.

Devido ao enorme crescimento do carnaval de rua no Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras, uma portaria divulgada no Diário Oficial estabelece limites para desfiles nesses bairros. Outra portaria também divulgada no DO, define os critérios para a utilização de carros de som nas orlas de Ipanema e Leblon.

Autorização definitiva

A autorização que a Riotur emitirá entre os dias 1º e 10 de dezembro de 2012 são de caráter preliminar. A definitiva só será fornecida entre os dias 2 e 9 de janeiro de 2013, posteriormente a análise dos dados e documentos enviados pelos organizadores dos blocos de rua.