Resumo

O professor do Ensino Superior não é formado somente pela prática, ele é também baseado nas teorias de educação, logo, é evidente que a teoria é de suma importância para a apropriação da base teórica, gerando benefícios para que o trabalho deste profissional seja efetivamente elaborado, assim, podem ser adquiridos pontos de vista que facilitadores para a apreensão dos vários contextos existentes no cotidiano. A influência mútua entre os conhecimentos resulta num desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.

A prática educativa na docência no Ensino Superior vai além da simples expressão do ofício dos professores, pode ser considerado um traço cultural compartilhado, algumas vezes, chegando a ser uma relação de complementariedade e colaboração, e, em outras, em relação de atribuições. A prática educativa tem sua origem em outras práticas que interagem com o sistema onde estão inseridas. 

O objetivo deste artigo é embasar uma reflexão acerca da práxis da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire nos cursos de Ensino Superior no Brasil. Abordando temas relacionados às teorias de aprendizagem e sua aplicabilidade em sala de aula, usando para tal as teorias de Paulo Freire, que foi um estudioso capaz de vivenciar suas ideologias, transcrevendo em sua obra mais relevante, práticas comprovadamente eficazes de ensino-aprendizagem. 

Palavras-chave:Ensino-Aprendizagem, Docência no Ensino Superior, Pedagogia da Autonomia. 

Introdução

O artigo objetiva uma reflexão acerca da práxis da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire nos cursos de Ensino Superior no Brasil. Abordar temas relacionados as teorias de aprendizagem e sua aplicabilidade em sala de aula é pensar a teoria na prática, todavia, o educador Paulo Freire foi um estudioso capaz de vivenciar suas ideologias, transcrevendo em sua obra mais relevante, práticas comprovadamente eficazes de ensino-aprendizagem.

A obra em questão, Pedagogia da autonomia, pode ser considerada mais que meras orientações, mas sim, um verdadeiro manual da prática docente.

A interação entre o docente de Ensino Superior e o discente é de grande importância, bem como as transformações que os mesmos fazem na sociedade com o auxílio das relações interpessoais transitando pela cultura diversificada do meio social.

O docente de Ensino Superior é o profissional que mostra a sua importância e sua singularidade pela forma em que ensina, utilizando inúmeras técnicas ao seu favor. Este educador se baseia em pesquisas e é aprendiz de seus ensinamentos, portanto, a evidente característica freireana se faz presente nesta prática docente, sendo assim, dar-se-á obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire como objeto de estudo num âmbito metalinguístico, ou seja, a postura pedagógica do docente de Ensino Superior reflete o conceito de pedagogia autônoma que, por sua vez, é transportado efetivamente do universo teórico para a prática em sala de aula.

Paulo Freire vivenciou-se como agente de transformação, mostrando que é possível aprender a ensinar, desenvolveu tal certeza apresentando a real possibilidade do professor formar, reformando-se, ou seja, ensinar, aprendendo.

O bom professor não se compõe somente de teoria, todavia, esta é de grande importância, um professor vai se formando na relação entre teoria e prática, pois é a partir da ação e da reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno e contínuo estado de mudança.