Estamos vivendo na área da informação, automatização e rapidez,ou seja, quem está inserido no ramo empresarial não pode jogar seu tempo no vento, pois este vale ouro e rende lucros, no que tange a produção em larga escala e qualidade de produtos e serviços prestados.

 

A informática veio para a vida empresarial para gerar lucros, e quem não a acompanha infelizmente não sobrevive no mercado que exige dos seus profissionais rapidez.

 

Existe no ramo empresarial uma ferramenta bastante utilizada na qual se denomina Tecnologia da informação estratégica (TI estratégica) que consiste em automatizar tudo na empresa, ou na organização essa tecnologia aplicada nas empresas vem sendo aplicada e implantada em forma de banco de dados, muitos ouvem falar pior sabem no que consiste essa ferramenta que é construída pelos analistas e desenvolvedores de sistema.

 

Um banco de dados consiste em uma coleção lógica de dados e informações ordenadas de forma inerente a uma empresa co um significado coerente. Este banco de informações é construído com informações e dado para um propósito especifica,

 

Esta ferramenta está sempre em contato com nosso em nossas vidas cotidianas, ou seja, por mais que não percebemos estamos sempre a utilizando, antes usávamos de forma indiretamente, como por exemplo, quando geramos nos caixas eletrônicos relatórios e faturas de cartão de credito.

 

Esse banco de dados é gerenciado pelos denominados SGBD'S (sistema de gerenciamento de banco de dados) que por sua vez é um conjunto de programas utilizados para acessas diretamente e administrar o banco de dados.

 

Esses SGBD's estão sempre presente onde quer que vá aos supermercados aqueles sistemas de caixa, presente nas indústrias no sistema de gerenciamento de cadeia de suprimentos, nos recursos humanos (relatório de folha de pagamento e benefícios), e nas finanças está presentes nos sistemas imobiliários, compra e venda de ações.

 

No inicio antes de existirem os bancos de dados as empresas utilizavam sistemas de arquivos individuais, entretanto esses sistemas de arquivos geravam muita redundância de dados e muitas vezes perdiam os arquivos, e seus formatos muitas vezes eram diferentes do original.

 

È de grande valia ressaltar que o banco de dados veio para viabilizar problemas e solucionar problemas de redundância e perda de dados, por isso varias empresas e empresários solicitam para suas organizações sistemas tecnológicos que possibilitam economia de tempo, e dinheiro.

 

Uma empresa que possui um sistema de banco de dados está não apenas a frente do mercado mais está investindo um dinheiro que retornará e refletirá para o próprio bem estar e permanência da empresa no mercado, pois no ali naquele sistema estarão concentrado todos os clientes, endereços, relatórios, contas e telefones dos clientes que fazem daquela empresa uma grande empresa.