A automação residencial é a tecnologia que permite convergir e gerir os recursos de uma casa (iluminação, climatização, segurança, sonorização, persianas, câmeras, bombas de piscina, etc) para que a mesma execute tarefas pré-estabelecidas pelo morador, visando oferecer maior conforto e praticidade.
Seu início se deu em meados dos anos 80, com a adaptação de tecnologia industrial e predial para o uso doméstico. Isso tornava seu uso limitado, superdimensionado e caro para sua nova finalidade, pois a potência dos equipamentos domésticos é sensivelmente inferior às usadas nos outros casos. Porém, com o sucesso dessa nova vertente tecnológica, a mesma se desenvolveu a passos largos e tornou-se cada vez mais diversificada, possibilitando a realização de praticamente qualquer tarefa automática devidamente pré-programada.
Nos anos 90 foi utilizado em larga escala o sistema cabeado e centralizado (evoluído dos sistemas industriais e prediais), ou seja, todo elemento que se deseja automatizar deve estar ligado à uma central de automação através de cabos. Esse sistema traz grande confiabilidade, porém não é aplicável à obras concluídas além de exigir um projeto minucioso afim de englobar e prever tudo o que será automatizado. Com isso, a automação residencial passou a ser tratada erroneamente como algo supérfluo pois até mesmo banheiras, cafeteiras e outros itens de menor importância passaram a fazer parte dos projetos, devido ao fato de não poderem ser incluídos depois dessa fase.
Com a virada do século, surgiram os primeiros sistemas não-cabeados e descentralizados cujo funcionamento é confiável. Estes sistemas são muito mais flexíveis e adaptáveis, não requerendo grandes projetos ou infra-estrutura prévia para sua instalação. Caracterizam-se por possibilitar uma instalação gradual, permitindo que a pessoa se familiarize com o sistema aos poucos e o faça se adaptar da melhor maneira à sua rotina diária. Entre os principais sistemas desse tipo destacam-se: comando por voz, comando por radiofrequência e comando por PLC, que utiliza a própria fiação elétrica do local para trafegar os dados (em breve teremos internet via PLC aqui no Brasil).
Hoje em dia encontramos uma grande oferta de produtos do seguimento, dos mais variados preços e para as mais variadas finalidades. Isso proporciona projetos específicos para cada pessoa, visando sempre facilitar o seu dia-a-dia e voltando-se para a sua real necessidade. Foi-se o tempo em que a automação residencial era um objeto de desejo caro e inatingível, hoje ela é uma realidade tangível para qualquer pessoa que se proponha a trazer mais conforto ao seu lar.