1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
1.1 ? Nome do projeto: Auto Estima e Trabalho em Grupo
1.2 ? Responsáveis: Marilene Schwinn
1.3 ? Público alvo: Funcionários de empresa privada
1.4 ? Tempo de duração: 4horas

2. OBJETIVO GERAL:
O projeto tem o objetivo de oportunizar aos funcionários momentos de lazer e descontração com um trabalho no grupo onde o foco principal é o desenvolvimento e entendimento que a auto estima consiste na aceitação, na valorização de si mesmo e é essencial para uma vida saudável, pois permite o reconhecimento do nosso verdadeiro valor e das nossas habilidades, talentos e nos faz sentir únicos especiais e parte integrante da empresa onde trabalham.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Incentivar os funcionários a fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
- Identificar suas qualidades e não só seus defeitos.
- Acreditar na sua capacidade de decidir sua vida, ter auto-estima e realizar seus ideais.
- Reconhecer seu verdadeiro valor através de um trabalho em equipe.

4. JUSTIFICATIVA:

Após entrevistas e observações feitas podemos traçar algumas metas para desenvolver o projeto que intutulamos de Auto estima e trabalho em grupo, pois nas interações entre as pessoas na equipe ou entre equipes de trabalho, encontramos os mais variados tipos de comportamentos e as mais diversas atitudes individuais das pessoas. Dentre muitas podemos destacar aquele indivíduo que não se expõe, é pouco defensivo e aceita simplesmente suas obrigações sem reclamar, o outro que é defensivo contra tudo que ameaça e aquele que é desconfiado, agressivo e pouco interage com o grupo e várias outras condições que representam a individualidade de cada um.
As pessoas recebem constantemente estímulos do ambiente onde estão que quando processados demonstram comportamentos dos mais variados de acordo com a valorização de si mesmo como um processo que se constrói no dia-a-dia e que pode ser ajudado através do autoconhecimento. Quem se conhece, sabe da riqueza que existe em seu mundo interior, sabe dos recursos de que pode lançar mão nos momentos bons e ruins, confia mais em si mesmo, entretanto a pessoa que não se valoriza que não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve provocando assim o aparecimento de carência ou insatisfação.
De acordo com Maslow (1975) as necessidades de amor, afeição e participação estão relacionadas as necessidades de estima ou aos desejos das pessoas de uma auto realização e desenvolvimento de sua auto estima . A satisfação desta necessidade gera sentimentos de auto-confiança, de valor, de capacidade e sentimento de utilidade. Sua frustração leva a sentimentos de inferioridade, fraqueza e desamparo e com esta forma de ser agir e pensar o trabalho em grupo fica comprometido.
Desta forma as necessidades de auto-realização e crescimento tornam-se indispensáveis a todo ser humano na realização plena do seu potencial e no trabalho em grupo onde os fatores sociais e culturais influenciam de forma positiva ou negativa na auto estima de cada um e assim, fortalece, dá energia, motivação e inspira a busca por resultados significativos que permite sentir prazer e satisfação diante de realizações.
Para que chegássemos a esta conclusão, além das entrevistas realizadas e das observações feitas, resolvemos aplicar técnicas de desenvolvimento do trabalho em grupo e auto estima e nos lembramos no livro Escola sem Sala de Aula que possui uma citação de Sartre bem de encontro com nossos objetivos, em que ele fala que o importante não é o que fizeram de nós, mas o que faremos com aquilo que fizeram de nós integrando esse tema ao projeto de vida das pessoas no qual a auto estima é de extrema importância para que a vida de cada um tenha significado.
Como o objetivo central do trabalho foi o de melhorar a auto-estima desses funcionários, procuramos incentivá-los a confiar nas próprias idéias, estimulando-os
à busca da felicidade, já que ser feliz é a essência da auto-estima.
Como nesta disciplina precisamos utilizar-nos de uma pedagogia que respeita e estimula a auto estima adequada a espaços não escolares, buscamos alguns subsídios em uma artigo escrito por educadores, a Auto estima como Facilitadora do Processo de ensino Aprendizagem que está automaticamente vendo estes funcionários como seres humanos formados por valores internos e externos, que pode pensar, opinar, refletir, construir e transformar e que a escola sem sala de aula passa a ter um outro significado para todos quando se fortalece a auto-confiança e sua importância neste processo.
Quando se desenvolve a auto-estima se começa a perceber que a participação de todos no grupo é essencial e por este motivo é imprescindível acreditar que todos conseguirão atingir seus objetivos.
A auto-estima desenvolvida com o grupo reflete no individual e é muito importante que se estimule os trabalhos em grupo.


5. METODOLOGIAS: Trabalhos em grupo. Apresentação em projetor de multimídias e trabalho em equipe.

6. DESENVOLVIMENTO:

Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os funcionários da empresa. São informações variadas, enfocando sempre a prática da auto estima e o desenvolvimento do trabalho em grupo. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos em espaços escolares ou não escolares, portanto, assim como orientá-los, devemos lutar sempre por nossos objetivos e projeto de vida, sempre pensando no nosso eu e na nossa auto estima e realização pessoal.
Antes de desenvolver o projeto serão feitos os seguintes questionamentos:
- O que é auto estima?
- O que é auto realização?
- O que é um projeto de vida?
- O que é trabalho em grupo?

6.1 ? Atividades a serem desenvolvidas durante o projeto:

- Após os questionamentos distribuir revista coloridas e cartolinas e solicitar que representem o que discutiram durante os questionamentos surgidos e que expliquem o que fizeram.
- Feia a apresentação dos trabalhos, reunir o grupo em um grande círculo de mãos dadas de frente para o centro e solicitar que enquanto grupo todos virem-se de costas para o centro sem soltar as mãos.
- Apresentação de slides sobre a auto estima, auto realização e trabalho em equipe.
- Finalizar o trabalho com uma técnica de descontração de acordo com o artigo utilizado sobre a auto estima que consiste em dividir o grupo em duas equipes onde cada componente deverá ter um balão amarrado no tornozelo e deverá estourar o balão do seu oponente.
- Relato sobre o que sentiram durante o trabalho e o que poderiam fazer do que foi passado para sua auto realização pessoal.

7. AVALIAÇÃO:
7.1 ? Critérios: Será feita através de conversa, diálogo, participação de todos nas atividades desenvolvidas no projeto.

7.2 ? Instrumentos: Serão utilizados os trabalhos realizados como culminância do projeto.

8. REFERÊNCIAS:

SEMLER, Ricardo; DIMENSTEIN, Gilberto; COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Escola sem sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MASLOW, A. H. (1975). Uma teoria da motivação humana. In: BALCÃO, Y.; CORDEIRO.
Noro, Elis Maria Souza, Noro Luiz Roberto Augusto, A auto estima como facilitadora da aprendizagem, Rev. Humanidades, Fortaleza, 2002.