São poucas as pessoas que têm a sorte de já nascer altamente organizadas. 
Em quantas oportunidades você não encontrava algum documento importante ou encarou desesperado para uma imensa quantidade de e-mails que aguardavam a sua resposta.
Aprender a como se tornar organizado e domar a bagunça pode ser difícil, todavia não chega a ser impossível. Existem algumas ações que você pode realizar para aumentar a sua organização.
Com o tempo e também prática, essas atividades se tornarão hábitos que irão fazer de você uma pessoa “originalmente” organizada.
Por isso, nesse texto listo 6 dicas e atividades para se tornar organizado.

1. Faça Planejamentos
Organize um tempo de 5 a 10 minutos do seu dia antes de começar a trabalhar para planejar as suas atividades. Escreva as tarefas que irá fazer e faça uma lista de tarefas.
Se for segunda, faça o planejamento da sua semana, e também os objetivos que espera alcançar nos próximos dias. Você também pode aplicar esse mesmo comportamento no começo de mês e de ano.
Com o planejamento você terá aparente o objetivo ou meta que deseja alcançar, como também os passos que deverão ser dados.
No momento que você tem uma direção traçada, raramente ficará perdido. E o planejamento é a direção que você deverá percorrer.
No final do seu dia de trabalho, tome nota do que fez e também o que deixou de fazer.
Para fazer o planejamento do seu dia você pode utilizar ferramentas digitais como o Remember de Milk ou o Google Tasks ou algo bem simples, como um caderninho.

2. Tudo no seu devido lugar
Antes de você colocar seus objetos sobre a sua mesa de trabalho, faça a simples pergunta: “onde esse objeto realmente deve ficar?”.
Os seus objetos devem ter um lugar específico onde ficarão guardados assim que forem usados. Pode ser uma gaveta, uma caixa ou armário. O que importa é que você tenha em mente onde poderá encontra-los quando precisar.

3. Eliminação
Com o tempo, criamos o costume de juntar objetos e “tralhas” na nossa casa. Guardamos papéis, livros, revistas antigas, jornais, algumas lembranças, sendo que na maioria das vezes são coisas que nunca mais utilizaremos.
Torne-se um "amigo" do cesto de lixo. Faça hoje uma faxina no seu quarto ou mesa de trabalho e elimine tudo que não tenha mais serventia para você.
Procure adquirir o hábito de a cada dois ou três meses jogar fora as coisas que são desnecessárias. Você verá como o seu ambiente se tornará mais organizado após das limpezas.

4. Utilize Agenda
A agenda é bastante importante na nossa organização pessoal. É através dela que nos lembramos de eventos ou atividades pontuais que temos que fazer.
Sugiro adotar agendas online, como o Google Calendar. Nele, você pode acessar todos os seus compromissos independente do local que estiver, com seu computador, tablet ou smartphone, além de receber e-mails com lembretes.

5. Priorize
Já falei sobre lista de tarefas na 1a dica do artigo, e agora gostaria de escrever sobre algo tão importante quanto as listas, a priorização de atividades.
Ao criar uma lista das tarefas, selecione até Três tarefas como as mais importantes. Essas atividades que deverão ser feitas logo no começo do seu dia.

6. Adquira hábitos
O segredo para ser mais organizado e, consequentemente, ser mais produtivo, está na criação de hábitos.
O hábito de eliminar objetivos desnecessários, de acomodar as coisas em seus devidos lugares, planejar o dia e semana e priorizar as tarefas, só são adquiridos com o tempo, depois que você já tenha internalizado essas novas rotinas.

Gostou do texto? Acesse o meu site sobre Desenvolvimento Pessoal. Você encontrará conteúdo sobre organização e administração e gestão do tempo