A cada dia a pirataria aumenta no mundo contemporâneo. São diversas músicas, textos, filmes, programas de computador e até mesmo aparelhos pirateados.

Estatísticas recentes mostram que a pirataria provoca uma perda anual de mais de R$29,8 bilhões, conforme anuncia o FinanceOne, e que a mesma tem crescido a cada ano. Tem atingido diversos segmentos: das músicas e dos filmes aos ebooks.

Muitas pessoas não sabem da necessidade de dar prioridade da segurança da informação.

No tocante a documentos digitais, muitas pessoas apenas trabalham com documentos em formato DOC/XLS/ODT - abertos para qualquer edição ou alteração por outras pessoas que poderiam se apropriar da propriedade intelectual das outras indevidamente.

Percebe-se, então, que trabalhar com formatos facilmente alteráveis é, no mínimo muito inseguro. Neste contexto surge o PDF (Portable Document Format).

No Wikipedia, há uma definição mais detalhada deste formato: "Trata-se de um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe. PDF pode ser traduzido para português como Formato de Documento Portátil. Em 2008, a Organização Internacional para Padronização reconheceu o PDF como Standard.

Recentemente a ISO reconheceu o PDF como padrão mundial, confirmando a aceitabilidade deste formato.

Segundo o CriarWeb, o PDF foi desenvolvido pela Adobe Systems e adotado mundialmente por uma série de vantagens, entre as quais citamos:

  • Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, tipo de imprensa, gráficos e formato que um documento impresso.
  • Os arquivos PDF podem ser vistos utilizando o navegador mesmo ou podem ser armazenados no computador para uso ou impressão posterior.
  • O programa Lector Acrobat (Acrobat Reader) se pode obter grátis para a maioria dos sistemas operacionais.
  • Se bem que o programa Acrobat Reader não se pode usar para editar (modificar) um documento PDF, permite copiar texto do documento a outro arquivo, e também efetuar buscas para localizar uma palavra ou texto.
  • Podem se distribuir por toda a Web, ou mediante e-mails, ou estar em CDs; porém, este tipo de arquivos é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto, como por exemplo, contratos, manuais, e até e-books.

Um novo negócio que está surgindo no mundo contemporâneo é o tipo de site através do qual, mediante uma taxa simbólica, você troca seus materiais editáveis por um idêntico em PDF. Isto já existe há muito tempo no exterior e não existia ainda no Brasil. É o caso do site PDF Fácil, por exemplo, que com diversas visitas diariamente tem oferecido seus serviços há cerca de um mês.

O formato PDF tem sido rapidamente disseminado nos mais diversos escritórios e residências do Brasil e no exterior mostrando a todos que realmente conquistou o mundo.

Robson Rachid

www.rmrconsultoriaonline.webnode.com