O problema coloca-se em saber que Afirmações utilizar para obter óptimos resultados. Com vista ao desenvolvimento da sua Auto-Estima, poderá encontrar algumas dicas que o ajudarão a escrever Afirmações eficazes.


1.Tempo Presente
É aconselhável escolher as palavras no tempo presente e não no futuro. Não deverá dizer "Eu aprenderei a amar-me a mim próprio" porque assim dá a sensação que somente alcançará o que pretende "algum dia" que nunca se sabe quando será. Em vez disso, poderá dizer "Eu escolho amar-me a mim próprio". A redacção dessa Afirmação estabelece duas coisas: a inclusão da palavra "escolho" confere-lhe autoridade e, ao colocar a frase no tempo presente, está a transmitir a ideia de já estar a acontecer aquilo que pretende.

2.Ser credível
Ao mesmo tempo, as Afirmações deverão ser credíveis para si. Se repetir, por exemplo "Sou uma pessoa maravilhosa com muito para oferecer ao mundo" e, no fundo, não acreditar naquilo que está a dizer, o seu subconsciente poderá simplesmente rejeitar essa Afirmação. Dizer algo como "Estou a aprender a aceitar a minha unicidade e a compartilhá-la com os outros" poderá fazer toda a diferença no que toca ao seu próprio sentimento de veracidade em relação à Afirmação.

3.Escolher o tom apropriado
Quando utiliza Afirmações, poderá fazê-lo em voz alta ou somente mentalmente mas, em qualquer dos casos, deverá concentrar-se no tom que utiliza. Em vez de dizer as palavras como se estivesse a ler o jornal, sem qualquer emoção, introduza uma componente de emoção, ou seja esforce-se por sentir de facto aquilo que diz. O seu subconsciente assimila melhor o lado emocional daquilo que está a dizer do que propriamente as palavras que está a utilizar. Imagine a diferença entre dizer "Realmente aprovo-me e gosto de mim!" com um tom de amor e ternura ou com um tom de sarcasmo e menosprezo. Qual dos tons lhe parece que terá um maior impacto na sua mente subconsciente, com vista aos resultados pretendidos?

4.Repetir, repetir, repetir
Uma vez que tenha criado algumas Afirmações para trabalhar a sua Auto-estima, tente repeti-las várias vezes ao dia. Lembre-se que o seu subconsciente está constantemente a reproduzir antigas mensagens negativas, as quais evidentemente pretende contrariar. Continue a recitar Afirmações positivas de forma consistente, especialmente quando tomar consciência que está a ter pensamentos negativos acerca de si próprio.

5.Dar tempo ao tempo
Tudo leva o seu tempo e transformar pensamentos negativos em positivos não é um processo simples que se manifeste de um dia para o outro. Poderá demorar algumas semanas e mesmo até meses até que se percebam diferenças. Poderá até dar consigo a pensar que as Afirmações não estão a funcionar consigo. Caso isso aconteça, não desista e continue em frente. Muito provavelmente ocorrerá uma mudança gradual. Aos poucos e poucos começará a perceber que está com uma atitude bem mais positiva e irá dar-se conta de mais contentamento e alegria no seu dia-a-dia. Esse é o sinal que realmente as coisas estão a funcionar.