A Opera Software divulgou no mês de junho de 2013, uma pesquisa que aponta que o número de usuários que acessam a internet via mobile aumentou. No caso, a pesquisa fez uma comparação com o número de usuários de PC.

O crescimento que há alguns anos vem sendo anunciado por profissionais de desenvolvimento de sites e estudiosos do assunto, mostra outra coisa: muitas oportunidades podem nascer com a internet móvel. Se você anda de Metrô, por exemplo, nas grandes cidades, certamente já percebeu o número de pessoas que usam celulares para navegar. Agora, imagine o seu negócio preparado para esse universo.

Voltando ao estudo da Opera, ele apontou alguns números importantes. Confira alguns deles abaixo:

a)    Em 2013: 94% dos entrevistados navegaram por meio de telefones móveis e 14% via PC.

b)    Em 2012: 23% navegaram via mobile e 64% PC.

A pesquisa também constatou que o Java é a plataforma mais usada, com o Android ocupando a segunda posição no Brasil. O levantamento percebeu que existe um número grande de pessoas que ainda desejam obter um smartphone em breve, cerca de 32%.

Entre todos os dados, um chamou bastante a atenção, que é quando o assunto é o comércio eletrônico. No estudo percebeu-se que 72% não compraram nada via telefone móvel. Será que adaptações são necessárias neste setor?

A conclusão inicial que é possível ter com a pesquisa é a de que não basta mais pensar no site somente para o PC. Afinal, hoje temos outras formas para acessar a internet que também trazem usuários importantes. Por isso, saber focar em todas as possibilidades poderá ser uma boa maneira para ganhar mais dinheiro e novos clientes na web.