A aula de teclado de hoje é maravilhosa! É um segredo que um professor de teclado me revelou há 4 anos atrás que me impactou profundamente. Trata-se do segredo do modo lídio! Antes de prosseguirmos gostaria de encorajar você a visitar nossa seção de Aulas Completas e adquirir os DVDs que irão mudar a sua forma de pensar musicalmente. Também peço que você se cadastre em nosso site para estar sempre informado sobre novidades do Aprenda Piano. Bem vamos ao segredo.

Você sabia que se quiser montar uma harmonia moderna e executar um improviso “gostoso de ouvir”, você não precisará pensar muito? É verdade! É claro que algumas formas para se harmonizar uma música requerem muita concentração, mas esta que eu vou revelar não. Como fazer isto? Simples. Simplesmente, escolha qualquer seqüência de acordes maiores. Pode ser aleatório. Escolha como quiser, mesmo que os acordes não tenham relação entre si. Por exemplo:

C - A - F# - Eb

Preste atenção, os acordes foram escolhidos aleatoriamente. Agora transforme estes acordes em acordes de sétima maior (maj7). A harmonia ficará assim:

Cmaj7 - Amaj7 - F#maj7 - Ebmaj7

Com a mão esquerda execute os acordes. Com a mão direita execute o modo lídio de cada acorde (aqui está o segredo!). Por exemplo, quando for Dó, a escala será:

dó - ré - mi - fá# - sol - lá - si - dó (Modo Lídio de Dó)

Lembre-se que o modo lídio é feito, elevando-se 1/2 tom no quarto grau, transformando-o num quarto grau aumentado. Pronto agora é só tocar a harmonia e improvisar com o modo lídio de cada respectivo acorde. Você perceberá que a harmonia fica linda, mesmo que os acordes não pareçam estar relacionados. Faça isso com qualquer acorde maior, transformando-o em MAJ7 e executando a escala lídia respectiva. Acredite ou não, é uma forma simples e eficaz de se fazer grandes arranjos musicais!

Até a próxima, Ramon Tessmann
Diretor Aprenda Piano
"Ensinando Música, Realizando Sonhos"
www.aprendapiano.com