Em 1905 o remo era a paixão dos brasileiros. O esporte aquático faz parte dos Jogos Olímpicos desde a edição de Paris, em 1900. A modalidade é praticada em barcos estreitos, nos quais os atletas remam de costas voltadas para a meta, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais rápido possível em rios, lagoas, mar ou pistas construídas especialmente para a modalidade.

Hoje em dia é possível ter a sensação de remar em qualquer um desses lugares, mas sem sair da academia. Isso graças a um equipamento que simula os movimentos do esporte. “A aula de remo indoor (realizada em ambientes fechados) envolve em seu trabalho vários grupos musculares, algo em torno de 85% dos músculos do corpo. O aluno queima muitas calorias, além de desenvolver flexibilidade e força”, explica o preparador físico e coordenador de ginástica da academia K2, Thiago Alvarenga. Não é à toa que participantes de programas para perder peso tem praticado essa atividade. “Para as mulheres, o maior atrativo do aparelho está no trabalho exercido nas pernas e glúteos, já para os homens, o mais importante é a tonificação dos braços e do tórax”, ressalta o especialista.

Por ser uma atividade sem impacto, o remo também é indicado para pessoas obesas e com pouca flexibilidade, pois a intensidade da aula é controlada individualmente. “A carga colocada no aparelho é totalmente regulada pelo aluno. Ele pode remar mais devagar ou acelerar, colocar resistência ou aliviar”, garante Thiago.

As aulas de remo funcionam através de vários métodos, podendo atuar na capacidade cardiorrespiratória do aluno, fazer um trabalho mais voltado para a força ou ainda um treino misto, como esclarece o professor: “Primeiramente fazemos um aquecimento/alongamento, depois realizamos um trabalho leve focado nos diferentes tipos de puxadas, em seguida fazemos exercícios localizados para membros inferiores e superiores, retomamos a remada enfatizando um pouco mais a força e por fim executamos um exercício para o abdômen, finalizando novamente com um alongamento. A aula tem duração de 45 minutos.”

Muitas pessoas nunca remaram na água, mas são assíduas na aula de remo indoor. A ideia de estar em uma sala remando com outros alunos, ouvindo música e se divertindo tem atraído cada vez mais gente.