ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DA SECRETÁRIA EXECUTIVA PARA ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS

 

No atual mundo globalizado, de rápida troca de informações, competências e conhecimentos tornar-se um diferencial para o exercício da profissão. As organizações buscam Secretários Executivos para atuarem no assessoramento, gerenciamento e empreendedorismo com capacidade reflexiva e criativa, promovendo práticas inovadoras. As competências são um dos fatores que podem determinar à valorização das pessoas que são vistas como indispensáveis para uma empresa. Sua estrutura mostra-se por meio do desenvolvimento e interação de conhecimentos, habilidades e atitudes, resultando no conjunto de competências humanas. A realidade é que as pessoas que possuem determinadas competências passam a ser um diferencial para a empresa.

O mercado atual busca profissionais com competências para “assessoramento com capacidade para atuar junto aos centros de decisão; gestão com conhecimento das funções gerenciais; e empreendedorismo com capacidade reflexiva e criativa, promovendo práticas inovadoras” (AZEVEDO; COSTA, 2006, p.146).

A qualificação para o mercado de trabalho é dimensionada pelas competências requeridas pelas expectativas de uma organização. Com esses requisitos, as organizações colocam a competência como diferencial de valores para o profissional desempenhar as funções a ele delegadas, atuando junto ao meio de decisão. Com isso, os secretários vêm desenvolvendo atualmente várias competências para se manter no mercado de trabalho. Pró-atividade, comunicação, liderança, aprendizagem, visão estratégica, conhecimentos específicos, capacidade de análise, adaptabilidade, negociação e trabalho em equipe são algumas características para um Secretário multifuncional. Esse secretário ocupa a função de assessor executivo e administrador de informações, o seu papel sempre foi de grande importância para a organização, mas, a atualização profissional é necessária para enfrentar novos desafios e situações desafiadoras. Para tanto, é preciso pensar diferente para agir de forma mais efetiva, pois a função exige competências técnicas, comportamentais e organizacionais.

O desenvolvimento dessas competências podem visar à auto realização das pessoas e à excelência no cumprimento da missão da instituição. Desta forma, é importante que o profissional tenha domínio do conceito de competência e internalize sua importância como um agregador de valores por parte da pessoa para a organização, como também para a pessoa. No entanto, é preciso compreender o real significado de competência, pois as organizações a utilizam para desenvolver trabalhos ou ideias que gerem valor e resultados positivos.

 

AZEVEDO, Ivanize; COSTA, Sylvia Ignácio da. Secretário um guia Prático. 6 ed. São Paulo: Senac, 2006.