Ao ingressar no curso de odontologia os futuros cirurgiões dentistas (CD's) tem varios clichês e visões diferente ao que se refere a profissão, mas com o passar do tempo vai se observando um cenario até então desconhecido e que vem assustando uma boa parte consciente da classe. A profissão que com o passar dos tempos vem se assemelhando a medicina foge dessa ordem cronologica em uma parte muito importante oque vem aos poucos desvalorizando a profissão.

 Sabe aquela coisa de seguir regras e conceitos para um bem comum, não existe! é isso mesmo, a etica e o companherismo com os colegas de profissão passa a ser cada vez mais raro e isso vem afetando de forma muito forte na atuação dos odontologistas, assim como no retorno social e economico dos mesmos. 

 É invejavél a administração do legado da medicina, a classe tem representantes em todo tipo de associação e grupo, na politica então nem se discute, possuem tambem um conselho extremamente ativo que junto ao apoio e união dos medicos realizam seus objetivos de forma rapida e eficiente. O fato é que eles não ficam privados apenas ao que fazem, mas eles amentam seu horizonte para todo um cenario historico e social para poderem agir de forma coerente a valorizar a profissão, oque não se observa na odontologia que passa a ser cada dia mais uma profissão restrita em muitos quesitos.

 Materiais aumentam de preço junto a inflação e os procedimentos odontologicos se mantem na mesma faixa de preço, que vem dando cada vez mais menos retorno financeiro, isso sem falar dos planos odontologicos que pagam quantias muito baixas que as vezes se quer paga o material usado nas consultas e ainda assim os CD's continuam a se manter inertes à situação e se contentar com uma profissão desvalorizada, um conselhor que de nada faz por eles, colegas de profissão se tratando como inimigos ou competidores e um decaimento progressivo de uma classe que poderia ser evitado com o simples uso do bom senso, leitura de algo que chamam de codigo de etica odontologica, um pouco de concepção de sociedade e interesse de conhecer o contexto em que se vive.