Ivanede Figueiredo¹
Laisla Dourado¹
Layza Oliveira¹
Magnólia Dantas¹
Luciana Ângelo²

RESUMO

Este artigo tem por objetivo identificar a atuação do enfermeiro frente à prevenção da tricomoníase e especificamente conhecer a atuação do enfermeiro e os meios de prevenção da tricomoníase, avaliar a importância do conhecimento para uma prevenção eficaz e sensibilizar a importância da interdisciplinaridade quanto a Patologia. Quanto a metodológicos, à pesquisa é literária, do tipo descritiva, sendo de natureza qualitativa e bibliográfica. Mediante pesquisa realizada a Tricomoníase é encontrada em todos os níveis socioeconômicos, sendo o principal agente causador de vulvovaginites, é uma doença transmitida sexualmente, A sintomatologia é vasta, manifestando-se com secreção amarelada ou esverdeada, copiosa, espumosa e odor fétido e O tratamento deve ser simultâneo. Com tudo conclui-se que a realização deste trabalho, foi de grande importância para o aprimoramento do conhecimento frente à atuação e assistência de enfermagem.
Palavras - Chave: Conhecimento, Assistência, Enfermagem, Orientação.
¹Acadêmicas de 5º Semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, E-mail: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected].
²Docente da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, Pós-graduada em UTI pela FASB, E-mail: [email protected].

1. INTRODUÇÃO
Este artigo trata-se de uma doença sexualmente transmissível, conhecida por Tricomoníase, seu agente causador é o Trichomonas vaginalis, seus sinais e sintomas são normalmente; secreção vaginal bolhosa, amarelo-esverdeada e fétida, podendo ter queixas de desconforto, dor a relação sexual e na micção.
Segundo o enfoque, Brasil (2001 p.66), A atuação e assistência de enfermagem é orientar higiene pessoal, uso de roupas que facilite a ventilação, uso de absorvente ou penços perineais e a não ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo: identificar a atuação do enfermeiro frente à prevenção da tricomoníase e os objetivos específicos são; conhecer a atuação do enfermeiro e os meios de prevenção da tricomoníase, avaliar a importância do conhecimento para uma prevenção eficaz e sensibilizar a importância da interdisciplinaridade quanto a Patologia.
Quanto aos aspectos metodológicos, à pesquisa é literária, do tipo descritiva, sendo de natureza qualitativa e em que os participantes coletaram os dados através de pesquisa bibliográfica.
Desta forma, a proposta de trabalho aqui citada é uma pesquisa sobre a DST Tricomoníase, mediante a importância social e profissional de uma prevenção, pois os estudantes de enfermagem e futuros profissionais necessitam aprimorar seus conhecimentos frente ao tema, visto que serão coniventes com pessoas inseridas neste contexto e desta forma sendo de grande importância ter um embasamento prático-teórico para uma melhor orientação aos seus clientes, além disso, serão educadores e precisarão alertar a comunidade sobre a importância de se prevenir contra esta e outras DSTs.