Nos dias de hoje é cada vez mais comum às empresas utilizarem o cliente oculto.

O cliente oculto nada mais é do alguém contratado pela própria empresa para avaliar os serviços que ela e os concorrentes prestam.

Existem no mercado muitas empresas especializadas em fornecer clientes ocultos. Essas empresas fazem o recrutamento e treinamento desse tipo de profissional antes de enviá-los às empresas que solicitam esse tipo de serviço.

O treinamento de um cliente oculto conta com programa de liderança, análise de mercado e de clientes, curso para vendas entre muitas outras formações que capacitem o profissional para saber o que fazer e o que avaliar durante a sua atuação.

Isso tudo é essencial, pois o cliente oculto precisa além de se passar despercebido conseguir avaliar o que o seu cliente pede.

As empresas que fazem uso dos clientes ocultos dizem que essa é uma boa forma de avaliar certos aspectos que outros tipos de avaliações não conseguem medir.

 O gestor de uma rede de supermercados coloca que somente um cliente oculto consegue de fato relatar o atendimento que obteve num caixa por exemplo. Pois o cliente real sempre terá a sua visão de cliente e o funcionário a mesma coisa. O cliente oculto por ser imparcial consegue avaliar todo o atendimento de forma real.

Por isso é que a atuação dos clientes ocultos tem crescido tanto. Com esse crescimento aumentou também o número de empresas que atuam nesse segmento e a quantidade de profissionais buscando esse serviço de cliente oculto.

Se a sua empresa não utiliza desse tipo de recurso busque mais informações sobre o assunto e analise se essa é uma estratégia que beneficiaria a sua empresa.

Se acharem que é válida busquem uma empresa conceituada no mercado e usufrua desse serviço.