Rebanceira caindo, mato ao redor da estatua, um verdadeiro
abandono ao maior atrativo religioso do Ceará.
Foto: Gerson do Valle
Canindé fica há 113 km de Fortaleza, a cidade concentra um grande numero de devotos que visitam a estatua de São Francisco, monumento que foi inaugurado em 04 de abril de 2005, no governo de Lúcio Alcântara.

Trata-se da maior imagem sacra católica do mundo, com 30,25 metros de altura. O turismo religioso da região havia ganhado uma grande atração para a cidade.

Hoje, com apenas 06 anos de sua inauguração, a estatua oferece risco para os que ali vão pagar suas promessas e visitar aquele cartão postal, teve até quem disse no local, que a imagem poderia  vir a baixo, desabar.


Água parada com coloração verde-lodo, possivel
criadouro do mosquito da dengue.
Foto: Gerson do Valle

Com as fortes chuvas que banharam a região nos últimos meses, surgiu um grave problema ao entorno da imagem; não há muro de contenção, a água que fica concentrada aos pés da imagem esta suja, sem os devidos cuidados, servindo de criadouro para o mosquito da dengue, e o que é pior: segundo os fotógrafos que trabalham no local, romeiros que visitam a estatua lavam o rosto com a água que já apresenta uma coloração verde-lodo, mesmo sendo orientados de que a água esta imprópria.

No local, colhemos depoimentos de pessoas que não quiseram se identificar, por medo a represaria; elas nos informaram que o terreno já esta desabando há alguns meses e já causou acidente em um romeiro. Ainda segundo as mesmas e conforme imagens captadas; arvores que havia próximo ao monumento, caíram, devido a erosão causada no terreno onde esta encravada a estatua de São Francisco.

Há uma obra iniciada, como se fosse o muro para conter os estragos causados, porem, esta paralisada há meses. Perguntado sobre a presença do prefeito ou outra autoridade local, nos foi repassado que o prefeito já esteve no local, apenas desceu do carro, olhou e foi embora.


Obra inacabada proxima a estatua, cerca de uns
03 (tres) metros de distância.
Foto: Gerson do Valle

Canindé, ao lado de Juazeiro do Norte, é o principal pólo do turismo religioso no estado do Ceará. A devoção ao santo padroeiro do município leva anualmente milhares de devotos e turistas à cidade, onde acontece a maior romaria franciscana do mundo. Na sede do município, está a Basílica de São Francisco das Chagas, construída no início do século 20; também muito visitada.

A estatua de São Francisco, já chegou a ser alvo de discussão, dado ao seu tamanho, para se ter idéia, a imagem do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro, tem os exatos 30 metros de altura, segundo a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), sendo esta, uma das sete maravilhas do mundo.

O nosso intento como jornalista e formador de opinião, é despertar as autoridades locais, para que os mesmo se certifiquem do problema hoje ali existente, ao mesmo tempo em que chamamos a atenção da secretaria saúde do município, para a questão do combate a dengue em nosso estado, campanha deflagrada a nível nacional no ano passado e que muito tem preocupado ao governador Cid Gomes e as autoridades de saúde de nosso estado, uma vez que: como podemos constatar em loco, a probabilidade da larva do mosquito transmissor da dengue estar se desenvolvendo na água acumulada aos pés da estatua, é muito grande, porém só um profissional da área da saúde poderá afirmar com maior precisão se existe ou não a presença da larva do mosquito na aquela água e ainda colocar uma placa de advertência aos romeiros para que eles não utilizem a mesma antes de um analise ou mesmo após ser iniciado um tratamento adequado para a conservação da mesma.

Outras Fotos:


Uma visão geral da Estatua pela lateral, erosão muito grande
bem proxima, os romeiros temem que a mesma possa desabar.
Foto: Gerson do Valle


Cabine da PM ao lado da estatua, esta para desabar.
Foto: Gerson do Valle


Arvores caindo na encosta da estatua, não
há muro de contenção no entorno do monumento
Foto: Gerson do Valle