Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos / Consultoria em Recursos Humanos        

Profº  Orientador Lawton Benatti

4º Semestre

Atração e Seleção

Samara Abade

Hoje as empresas utilizam vários processos de atração e seleção, visto que ela deseja atrair profissionais com as competências que ela necessita para aumentar seu capital intelectual, tornando sua vantagem competitiva maior em relação as outras. As empresas buscam pessoas que agreguem valor a elas, de maneira que tragam o know-how de outras instituições e que usem a favor das novas, deixando ela com uma posição mais cômoda em relação as outras, visto que isso é uma enorme vantagem para a empresa.

Todo profissional selecionado já entra com uma responsabilidade de agregar aquilo que ele conhece, e trazer inovações para a organização, o processo de atração serve para isso atrair profissionais que tenham as competências necessárias para desenvolver determinado cargo, sem que tenham que perder muito tempo ensinando o que se deve fazer, o que a empresa procura, é profissional com o qual ela pode desenvolver ampliar e expandir as competências dele a seu favor.

Segundo Faissal (2009), a seleção da melhor estratégia de atração deve ser pensada para cada processo seletivo  em função das suas especificidades. Agindo desta forma, estaremos aumentando as chances de atrair pessoas de acordo com o perfil de que a organização necessita.

O selecionador junto com o gestor ou requerente deve traçar como esse processo de atração vai ocorrer com algumas questões, como: qual público que pretendo atingir, qual o meio de divulgação que vou usar para atrair candidatos podendo usar anúncios abertos e fechados, sites de divulgação de vagas, headhunters, banco de dados da própria organização, entre outros.

No processo de atração deve se deixar claro quais as competências imprescindíveis para a realização do trabalho, dessa forma já se cria o primeiro filtro de candidatos que a cada etapa do processo tende a se afunilar até chegar ao candidato escolhido. As organizações investem nesse processo, visto que hoje em dia não é somente a empresa que escolhe o profissional, ele também tem que escolher a empresa.

Nesse processo, ambos precisam estar interessados para que haja um engajamento da parte dos dois para buscar sempre o melhor. Ou seja, é uma troca de informação e de know-how a empresa me dá o conhecimento e as competências que ela precisa para desenvolver sua principal função e o profissional coloca toda a sua competência e conhecimento nos processos da empresa, para a sua melhoria seja na redução do tempo, na diminuição da burocracia de alguns processos internos entre outras situações.

Passado o processo de atração, ou seja, atrai os profissionais que tem as competências, as habilidades e as atitudes que serão necessárias para a execução das tarefas é a hora de se fazer uma seleção. É nessa hora que vai ser confirmado se os candidatos condizem com o perfil desejado pela empresa, entrando em outras etapas do processo de atração e seleção. O selecionador precisa ter muito bem definido o perfil do candidato para poder identificar dentre os selecionados o profissional ideal para o cargo.

Para isso ele pode utilizar de vários métodos, testes e avaliações para comprovar se ele realmente possui todas as competências necessárias, nessa hora é avaliado o perfil do candidato em situações que ele pode vivenciar dentro do ambiente de trabalho através de dinâmicas e ver como ele se porta e reage em relação a isso. Pode ser fator determinante para exclusão de candidatos assim como outros comportamentos.

Todo esse processo é feito por uma única razão, trazer vantagem competitiva para a organização, o bem mais precioso de uma empresa é o seu capital intelectual, pois isso não pode ser tomado à empresa busca os profissionais com as melhores competências sejam elas práticas ou técnicas para que eles de um impulso no seu capital intelectual. Isso é vantagem competitiva para instituições e isso dita quem pode ter uma melhor posição no mercado.

O know-how de um colaborador que está numa empresa há 30 anos pode ser fator motivador para que o concorrente busque esse profissional, vai haver a ética desse profissional não informar os processos de sua antiga empresa, porém inevitavelmente a maneira como ele realiza suas tarefas no dia-a-dia vão ser de acordo com o conhecimento que ele já traz consigo. Por isso em alguns cargos chaves a todo um cuidado na hora de se demitir, profissionais que são peças chaves ou estão ligados diretamente a estratégia das empresas são os que precisam de uma maior cuidado na hora da atração, visto que são muito requisitados.

Com isso concluímos que tudo está relacionado a estratégia da empresa, desde quais funcionários ela precisa, como vão ser atraídos até o momento da seleção de quem ela atraiu, a empresa atrai funcionários pela sua imagem perante o mercado e a sociedade. A imagem que a organização passa pode ser fator motivacional para que sempre tenham candidatos mantendo um banco de dados rico e atualizado onde ela possa selecionar.

Referências Bibliográficas:

Faissal, Reinaldo Atração e seleção de pessoas, 2. Ed. – Rio de Janeiro : Editora FGV,2009