Sabe-se que o famoso astrofísico britânico: Sir Artur Eddington, contrariando os céticos, os materialistas e coisas do gênero, alegava acertadamente que:

“A matéria prima do Universo é o Espírito”...

Expressando que o fundamento do mesmo é de natureza não física, se contrapondo, pois, à matéria, única deusa dos materialistas que a ela tudo reduz em sua negação do Espírito, preconizando asnaticamente que a Inteligência, a Razão e a Consciência surgiram no homem por um processo dialético-evolutivo de tal substância material, constituinte de todos os Seres e de todas as coisas.

Mas tais elementos, céticos, materialistas, e coisas de igual teor, em sua contradição e cegueira, estão a desaparecer da intelectualidade planetária, pois as pesquisas incessantes do não-Físico, do Abstrato e Consciencial de todas as coisas, são fatos probantes de que a Ciência encaminha-se para o Espírito, para o estofo, o substrato fundante de todas as coisas, pois que os átomos contem em si mesmo algo que o aproxima de uma formulação matemática, um conteúdo intelectual. (Vide: “Problemas da Física Moderna” – M. Born, P. Auger, E. Schrodinger e W. Heisenberg – Editora Perspectiva).

O mesmo já afiançava “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec – 1857 – Ide) ao proclamar numa linha ascendente das coisas que:

“Tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, pois que ele mesmo começou por ser átomo”. (Opus Citado).

O que se confirma por toda parte das obras mediúnicas atuais, como por exemplo, com a xavieriana, em que, num dos livros do preclaro André Luiz: “Libertação” (1949 – Feb), temos que:

“A matéria, congregando milhões de vidas embrionárias, é também a condensação da energia, atendendo aos imperativos do “eu” que lhe preside a destinação”. (Opus citado).

E, esmiuçando algo mais, declara:

“Do hidrogênio às mais complexas unidades atômicas, é o poder do espírito eterno a alavanca diretora de prótons, nêutrons e elétrons, na estrada infinita da vida”. (Opus citado).

Este, pois, o verdadeiro Espiritismo em sua feição de Doutrina dos Espíritos Superiores nos mostrando possibilidades aquém e além do átomo, repleto de vida, de energia, de espiritualidade.

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Casa Espírita, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de diversos livros digitais: e.Books, dispostos na Web-Artigos.
E-mail:  HYPERLINK "mailto:[email protected]" [email protected]