Por Luiz Felippe Salemi e Jadson Dezincourt Dias

Atmosfera?

Atmosfera é um termo bastante utilizado no nosso cotidiano. Freqüentemente ouvimos essa palavra. No entanto, qual definição do que é a atmosfera? Seu conceito muitas vezes se confunde com o de ar. Este breve texto é uma tentativa de conceituar atmosfera de uma maneira simples.

De uma maneira mais genérica, podemos definir atmosfera como um cobertor de ar que envolve nosso planeta. Todavia, de uma maneira mais técnica, podemos conceituar atmosfera como sendo um fino envelope de gases composto principalmente por nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) e por pequenas quantidades de outros gases como argônio (Ar), Neon (Ne), Hélio (He), hidrogênio (H2), Xenônio (Xe), vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), Ozônio (O3) e minúsculas partículas.

Esse envelope gasoso pode atingir, aproximadamente, 120 km. De 0 a 11 km, chamamos essa camada da atmosfera de troposfera e é nela em que vivemos imersos. Apenas nessa porção podemos afirmar que quanto mais alto estamos em termos de altitude, mais frio vai ficando. De 11 a 50 km de altura, denominamos essa porção de estratosfera. Nela, a temperatura aumenta conforme nos elevamos para lugares mais altos e inserida nela que está a conhecida camada de ozônio. De 50 a 85 km de altitude, chamamos de mesosfera e, por fim, de 85 a 120 km, denominamos a camada de termosfera. Para termos uma idéia de altura dessas camadas, os aviões que visualizamos no céu geralmente voam entre 9 e 10 km de altura. Portanto, as aeronaves voam dentro da troposfera.

Para termos uma noção de assuntos da atmosfera ligados ao nosso cotidiano, por exemplo, da quantidade de água que a atmosfera possui a uma dada temperatura, calcula-se a umidade relativa do ar, índice meteorológico bastante mencionado em previsões do tempo que ouvimos nos jornais. Da mesma maneira, a quantidade de CO2 da atmosfera está sendo elevada, provocando o agravamento do efeito estufa (aquecimento global). Desse modo, agora podemos ter mais precisamente o conceito de atmosfera e como ela está relacionada diretamente com vários assuntos que ouvimos falar diariamente.

Preparado a partir de:

AHRENS, C.D. Essentials of Meteorology: an invitation to the atmosphere. 3a Edição. London: Cengage Learning 2000. 454p.