ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR
 
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR
 


JUSTIFICATIVA

Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, venho propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem.

Para tanto, é necessário o desenvolvimento de uma gincana cultural, cujo tema é: "com responsabilidade e respeito a paz brota no peito", onde, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a um participação mais ativa das atividades escolares.

Ao analisar o quadro atual, percebo que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a auto-estima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.

Desta forma ratifico a importância de umagincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

OBJETIVO GERAL

  • Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Perceber a importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;

*Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;

*Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar;

*Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.

*Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.

METODOLOGIA

*Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;

*Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;

*Apresentar todas a atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.

PÚBLICO ALVO

Alunos do primeiro ao nono ano da Escola Marechal Cândido Rondon.

AVALIAÇÃO

*Participação;

*Desenvolvimento;

*Indagação;

*Comportamento;

*Trabalho em equipe;

ATIVIDADES

*Teatro;

*Paródia;

*Música;

*Desfile brega;

*Dublagem;

*Embaixadinha

*Cabo de guerra;

*Mordina na maçã;

*Futsal;

*Provas relâmpagos;

* Caça ao tesouro;

 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
11 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Marcos Mazzetto
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Marcos Mazzetto, nascido em Londrina ?PR, em 22 de janeiro de 1973, vim para Mato Grosso em 1977, especificamente para Poxoréu, onde iniciei minha carreira estudantil. Fiz o Magistério, em seguida, em 1995 tornei acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela UFMT. Concluí o curso em 19...
Membro desde novembro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: