O obejtivo desta dinâmica permite ao educando refletir sobre o conhecimento que possui sobre  si, auxiliando-o no ato de pensar sobre sua vida.

 

1º momento:

Material: cadeiras em circulo, espelho e caixa de presente( colocar o espelho na caixa que deverá ser com uma tampa onde possa abrir e fechar)

 

Preparar a sala de aula com as cadeiras em círculo acomodando-os confortavelmente. Após inicie fazendo sua apresentação para a turma como a professora que conduzirá no decorrer do ano letivo. Para descontração de todos peça para alguem vir lhe trazer sua caixa de presente, demonstrar felicidade ao receber o mesmo para que as crianças fiquem curiosas em saber do que se trata. Desta forma você poderá explicar que é o melhor presente que você ja recebeu em sua vida e  que  é muito grata a Deus por ter o recebido.

Em seguida proponha um acordo com elas, dizendo que vai revelar sobre do que se trata o presente mas pedindo segredo sobre sua revelação, pois ira mostrar de um em um e ninguem poderá contar para o outro sobre o que há dentro da caixa.

Providenciar um espaço em sala de aula onde você poderá deixar a caixa para a criança olhar o objeto de curiosidade que há dentro dela. Quando todos terminarem de olhar sua imagem no espelho, refletir com elas sobre a sensação do que viram e como se sentiram sabendo do que se tratava o presente, frisando a questão se elas conheciam a imagem de quem surgia  refletida no espelho.

2º Momento:

Observando a reação de certeza dos educandos em dizer que  conhecem aquela imagem refletida, lance a pergunta:

_ "Quem é Você?"

 Apontando para uma criança escolhida e a cada resposta dada por ela enfatizar a pergunta novamente sobre quem é ela. Se alguma criança rir do coleguinha por que esta não soube responder lance a pergunta para quem riu ou se alguem tentar responder pelo outro passe a pergunta para quem tentou responder e reflita com os demais, afirmando a seguinte frase para quem interrompeu:

_Você sabe quem é ela (e), mas não sabe quem é você! Me responda quem é você?

Se por ventura responderem alguma responder seu prórpio nome, como por exemplo; Maria, frise a pergunta quem é Maria, se ela responder que é uma menina, pergunte mas quem é a menina Maria?

O objetivo é conduzi-los sobre quem são como pessoas, seus gostos, medos, prazeres, tentando descobrir um pouco da personalidade e cada um e auxilia-los a perceber que é muito facíl falar como é alguem mas quando  se tratando de nós mesmos, fica dificil de dizer quem somos.

3º Momento

Finalizando a reflexão cada aluno deverá retornar para seu lugar organizando a sala organizando as cadeiras nos seus respectivos lugares e em grupo cada um devera fazer seu auto-retrato, descrevendo seu desenho com uma frase que represente o que ele é.