Atividades Físicas, Alimentação e Sua Influência na Qualidade de Vida.

RESUMO

 

As dificuldades de aprendizado com as quais os educandos se deparam são um dos entraves encontrados pela escola durante a busca por um ensino de qualidade. Acredita-se que alternativas de ensino para complementar as aulas ministradas possam ser benéficas para ampliar e possibilitar a melhoria de aprendizagem.A combinação de hábitos alimentares saudáveis com a prática de atividade física é fundamental para a manutenção do peso saudável, para a redução do risco de doenças associadas ao excesso de peso e para a melhoria na qualidade de vida.

   

INTRODUÇÃO

As brincadeiras de crianças podem ser muito mais educativas do que se pensa. Brincadeiras com regras, instruções, ou com objetivos pré-estabelecidos, estimulam a responsabilidade, a disciplina, entre outros valores sem que as crianças se sintam obrigadas a cumprir.

Considera-se como uma alternativa viável e interessante a utilização dos jogos didáticos peteca, pula corda, elástico, de forma a contribuir nos processos de construção do conhecimento dos educandos assim como a socialização dos mesmos, uma vez que todo o espaço da escola é um espaço de aprendizagem.De acordo com Gomes;

O jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas, aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico.

 

            Além do conhecimento desenvolvido e de uma maneira espontânea e da diversão das crianças, as brincadeiras trazem vantagens em todas as etapas da vida das crianças. Os jogos pedagógicos colaboram para o desenvolvimento criatividade e da coordenação motora, o estimulo da imaginação e das habilidades individuais e em grupo.

            Boas escolhas alimentares, ter uma dieta saudável que inclui as calorias que você precisa, mantêm o corpo e a renovação de todos os tecidos em um ótimo nível e, somados à atividade física regular nos permite prevenir de doenças e alcançar uma melhoria real e efetiva da nossa qualidade de vida.

            A alimentação ideal é aquela que fornece todas as nutrientes necessárias para o funcionamento perfeito do organismo. Devemos lembrar também da qualidade desses alimentos, pois dar preferência a alimen­tos naturais sem adição de substâncias químicas, com agrotóxicos e outros aditivos, pode ajudar na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Sabemos que uma alimentação saudável não é compos­ta somente por frutas e verduras, já que devemos comer os alimentos de todos os grupos carboidratos, verduras e frutas, leguminosas, proteínas, leite e derivado, açucares e gorduras, além disso, devemos variar entre os alimentos de cada grupo. Assim, receberemos os benefícios de ter uma alimentação saudável. Adolescentes precisam ter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas para garantir uma vida saudável.