Bianca Fernanda Guelere de Souza¹
Bruna Gabriela Rabello da Silva¹
Gabriel Mani Nascimento¹
Marina Frigheto¹
Mayara Barbosa Duarte¹
Thaís de Souza Claudino¹
Wilner Balbino de Castro¹

Drª Profª Ana Paula Barbosa²

Resumo: O presente artigo consiste em uma revisão teórica acerca de alguns conceitos relacionados a contribuição dos jogos lúdicos e atividade recreativas na socialização dos moradores, verificando a maneira com a qual essas atividades podem auxiliar em terapias e compreender o modo que o ser humano necessita de ter contato com o próximo. Portanto, para alguns autores abordados, Fernandes e Svartman, essas atividades e jogos podem estimular a criatividade, diminuir o tempo ocioso, desenvolvendo confianças, diálogos e técnicas que encorajem as interações entre todos os moradores. Foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a observação e aplicação dos questionários nos moradores da comunidade e os profissionais que lá trabalham, para levantamento dos dados. Nos resultados poderemos concluir que os trabalhos propostos contribuíram para possíveis melhoras físicas e psíquicas dos moradores da instituição, melhorando convívio social, tempo ocioso e até mesmo auto-estima.
Palavra chave: jogos lúdicos, socialização, diálogo.

INTRODUÇÃO

Todos os indivíduos tem a necessidade de relações com o seu meio social, seja grande ou pouca intensidade. As atividades desenvolvem esse papel com o sujeito, criando situações que ganham o grupo para auxiliar nas relações e podendo contar com os jogos lúdicos. Essas atividades em geral são muito utilizadas hoje em dias nos grupos terapêuticos, que vem ganhando um espaço cada vez maior. Busca-se nos pacientes o contato, a interação, cooperação, o lidar com o novo juntamente com o próximo, estimulando o contato direto ou indireto, as vezes por vergonha, falta de convício social, entre outros. Nesta técnica os autores buscaram compreender as atividades que se manifestam no meio social e que podem se desenvolver com o auxílio de algumas atividades. Através de estudos de observação, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário. Os respectivos dados e observações levantados a respeito do tema foram baseados na realidade da instituição "Comunidade Missionária Divina Misericórdia".

DESENVOLVIMENTO

Ao trabalhar grupos é preciso conscientizar-se de que cada indivíduo reage às situações de uma maneira, isso é primordial. Não se deve esperar a mesma resposta de todos, inclusive pelo fato de que é também a diferença de indivíduos que constrói um grupo, pois é assim que as pessoas aprendem a lidar com o novo, respeitando e aprendendo com a diversidade.
A diversidade entre o próprio grupo ajuda a classificar suas características quanto a sua identificação, estrutura social, papéis individuais, relações recíprocas, normas comportamentais eleitas pelo próprio grupo, interesse e valores comuns, finalidade social e a permanência de seus membros e do grupo como um todo.
É de grande importância lembrar que a cooperação é item fundamental dentro de um grupo. Isso move os indivíduos a determinarem suas atividades e organizarem as ações para que elas sejam coniventes umas as outras, havendo uma integração social e um respeito ao trabalho do outro.

[...]