ATIVIDADES DINÂMICAS ENVOLVENDO O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE LEITURA E COMPREENSÃO

 

Fernanda Resende Ibiapina*

Maria Rosília da Silva Araújo**

 

Resumo: O presente trabalho apresenta as contribuições de uma das atividades do Projeto intitulado “Ler e Compreender: uma ação possível e necessária no processo de ensino-aprendizagem”, tendo como público alvo os alunos do Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano) de uma escola da rede municipal de Campo Maior- Piauí. O PIBID “Ler e compreender” atuou na estimulação da prática de leitura e compreensão de diversos gêneros textuais, e considera que a diversidade de recursos proporciona  novas formas de compreender e imaginar o mundo da leitura. Com base nessa premissa, foram desenvolvidas atividades de interpretação com a utilização de vídeos, com o objetivo de evidenciar as contribuições desse tipo de recursos audiovisuais no processo de leitura e interpretação nas séries iniciais, inserindo as crianças em atividades lúdicas e dinamizadoras, permitindo a construção do prazer pela leitura. As atividades tiveram o intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos com o uso de vídeos educativos que abordaram temáticas como: o meio ambiente e cultura, além de colaborar com a compreensão e a interpretação dos conteúdos abordados. Durante o desenvolvimento das atividades foram instigadas discussões e a confecção de painéis com desenhos sobre a compreensão dos alunos em relação aos temas. Consideramos que ao realizar o registro das atividades através de painéis, as crianças demonstraram-se atentas e motivadas em expressar o que compreenderam sobre o conteúdo. Dessa forma, acreditamos que o uso de recursos audiovisuais e suas possiblidades de exposição como ferramenta no processo de interpretação façam parte da rotina da instituição de Ensino Fundamental, uma vez que estes possibilitam uma aprendizagem dinâmica e significativa. E para que pudéssemos fundamentar este trabalho utilizamos os seguintes autores: Haydt (2006), Sant`Anna e Menegolla (2002) e outros.

                                                                                   

Palavras- chave: Ler e compreender. Audiovisuais. Ensino Fundamental.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Atualmente o processo educacional deve se basear em práticas que sejam motivadoras e que venham proporcionar uma aprendizagem dinâmica e significativa aos seus educandos. Assim, a inserção de recursos que propiciem a aquisição de novos saberes e ampliem os conhecimentos já existentes nos sujeitos, oferecem grandes contribuições ao processo de aprendizagem. A utilização de recursos que proporcionam melhorias ao ensino é sempre bem vista, uma vez que, ajudam no processo de mediação pedagógica.

Dentre os materiais didáticos que facilitam o ensino, encontram-se os recursos audiovisuais que funcionam como um propulsor da aprendizagem sabe- se que o momento no qual vive a sociedade contemporânea, os mesmos têm fortes características pautada na diversidade de linguagens e grande influência dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, é necessário que o professor utilize os recursos audiovisuais com o intuito de promover aos alunos o aperfeiçoamento de suas potencialidades reflexivas e compreensivas.

A finalidade de utilizar recursos audiovisuais em especial vídeos e painéis com os alunos do Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano) teve como foco proporcionar momentos dinâmicos e prazerosos no desenvolvimento das atividades de leitura na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, as atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Piauí-(UESPI) do Campus Heróis do Jenipapo em setembro de 2014.

A presente atividade do projeto teve como objetivos: evidenciar as contribuições da utilização de recursos audiovisuais no processo de leitura e interpretação nas séries iniciais e permitir a construção do prazer pela leitura através de atividades lúdicas e dinamizadoras. Partindo dessa objetivação as atividades foram desenvolvidas de modo a colaborar com aquisição dos conhecimentos dos alunos por meio de práticas envolvendo o uso dos recursos audiovisuais.

  1. 1.      RECURSOS AUDIOVISUAIS: BREVE CONTEXTO E CONCEITOS

 

            O uso de recursos audiovisuais na educação não é algo relativamente recente, em tempos mais antigos estes já eram utilizados para facilitar o processo de ensino e à assimilação dos conhecimentos dos alunos. Segundo Haydt (2006, p.227):

Alguns registros históricos que descrevem as salas de aulas de tempos remotos relatam que os mestres da Antiguidade e da Idade Média já dispunham de certos recursos para facilitar o ensino, como grandes tábuas que serviam de lousa, material para o ensino do calculo aritmético, documentos cartográficos, globos, cartas murais de astronomia e livros com miniaturas.

           

            Entende-se a partir da fala da autora que desde a época da Antiguidade e Idade Média os educadores já utilizavam esses recursos como contribuintes no processo de ensino, buscando desenvolver práticas inovadoras que resultassem em uma aprendizagem significativa.

            Sant´Anna e Menegolla (2002, p. 35) dizem que: “o ensino fundamenta-se na estimulação que é favorecida por recursos didáticos que facilitam a aprendizagem. Esses meios despertam o interesse e provocam a discussão e debates, desencadeando perguntas e gerando ideias [...]”. Acredita-se que a estimulação do aluno feita por meio do uso de recursos didáticos possibilita momentos dos quais venha a desenvolver no aluno o gosto, o estímulo, o prazer em participar das atividades propostas e a partir daí adquirir novos conhecimentos.

            Haydt (2006) citando a obra Didática Magna de Comenius contempla que nada passa a inteligência sem antes passar pelos sentidos. Por sua vez, a mente recebe as mensagens dos sentidos que se transformam em pensamentos, não podendo ser desempenhada a função do pensar sem antes contemplar as imagens capturadas das coisas.

            Ainda nessa perspectiva Haydt (2006) enfatiza que em meados do século XX, o Movimento Escolanovista¹ defendia o uso dos métodos ativos, sugerindo que educadores utilizassem todos os recursos disponíveis para deixar o ensino em conexão com a realidade ativando os processos mentais do sujeito que aprende.

            Dentro dessa concepção Sousa (2011) contempla que conforme a história sobre o uso dos recursos didáticos dentro da educação e que graças a diversas transformações sociais e políticas que passaram o mundo e o desenvolvimento da psicologia, preocupações com a educação e com o desenvolvimento infantil cooperaram para o surgimento de teorias pedagógicas que defendiam o uso de recursos concretos em sala de aula.

            Sousa (2011, p.111) corrobora que “recurso didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”. Desta forma, pode-se observar que os recursos didáticos são elementos indispensáveis ao ensino, pois facilitam e apoiam os professores em atividades dentro e fora do âmbito escolar, além de transformarem o processo num momento diferente e divertido.

De acordo com Gagné (1971 apud SANT´ANNA e MENEGOLLA, 2002, p.34), “os recursos ou meios para o ensino referem-se aos vários tipos de componentes do ambiente de aprendizagem que dão origem à estimulação do aluno”. A utilização de recursos pode colaborar com a aprendizagem no âmbito escolar e produzir no aluno estímulos, que assim despertará o interesse pelo que está sendo abordado e contribuirá de forma relevante para aumentar a percepção do aluno.

            Nesta mesma perspectiva, Haydt (2006) coloca que o professor Nélio Parra ao dar o conceito de recursos audiovisuais os identifica como os tradicionais materiais didáticos e auxiliares que se dirigem aos órgãos sensoriais. Esses recursos por sua vez referem-se a todos os meios ou instrumentos que o professor se utiliza para facilitar a sua prática e contribuir na aprendizagem do aluno.

            Portanto, os recursos audiovisuais desde as suas primeiras utilizações na educação foram considerados como práticas que buscavam nas inovações meios que cooperassem no ensino e na aprendizagem dos alunos, podendo ainda ser entendido como todos os elementos dos quais os professores se utilizam no processo de mediação do conhecimento.

            Neste tópico abordou-se o breve contexto e os conceitos dos recursos didáticos, a seguir serão evidenciadas as contribuições dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.

  1. 2.      CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

O uso da tecnologia em sala de aula permite inovação no processo de ensino-aprendizagem viabilizando a circulação de informações de forma mais atrativa. E fazendo com que o professor conduza o aluno a um aprendizado significativo. Para Silva e Oliveira (2010 apud CORTÊS 2009, p. 18):

Atualmente, não podemos mais adiar o encontro com as tecnologias; passiveis de aproveitamentos didáticos, uma vez que os alunos voluntário e entusiasticamente imersos nesses recursos – já falam outra língua, pois  desenvolveram competências explicitadas para conviver com eles.

Do ponto de vista do autor com os avanços da tecnologia, o professor não pode mais prevalecer-se de uma postura de transmissor de conteúdos, e sim de um mediador crítico, que seja capaz de articular os conteúdos às mídias presentes em seu campo de trabalho.

No âmbito dessas novas tecnologias encontramos os recursos audiovisuais, os quais se faz muito presente nas escolas como um suporte para a prática do ensino. Segundo Haydat (2006) para tanto é necessário que, os recursos audiovisuais sejam adequados aos objetivos dos conteúdos e ao grau de desenvolvimento dos alunos, levando em consideração seus interesses e necessidades.

A escola precisa inserir em seu contexto as tecnologias para orientar os alunos na construção de um aprendizado ativo e inovador, e os recursos audiovisuais fornecem elementos para esse aprendizado. A esse respeito Haydt (2006, p. 260) afirma que “[...] o material audiovisual deve ser funcional, isto é, deve possibilitar uma utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo do aluno [...]”. Nas palavras da autora percebe-se que o uso dos recursos audiovisuais deve proporcionar aos alunos reflexões sobre o tema abordado, além de promover um ensino dinâmico.

Ferreira (2007) destaca que todos os recursos didáticos asseguram um ensino sistematizado, dinâmico e eficaz, culminando em um ensino de qualidade de modo que os alunos possam: ver, ouvir e relacionar os conhecimentos já existentes com a realidade.

No trabalho do professor esses recursos são auxiliadores de uma prática atrativa para os alunos. De acordo com Haydt (2006, p.263) “[...] Tem como função ajuda-lo a manter uma atitude de diálogo coma classe e uma comunicação mais efetiva com os alunos, concretizando o ensino, tornando o mais próximo da realidade, e assim, facilitando a aprendizagem [...]”. No entanto, os recursos audiovisuais colaboram com o educador no diálogo com a turma, tornando o ensino mais concreto e aproximando-o da realidade, fazendo com que o ensino-aprendizagem torne-se fácil e atrativo para o aluno.

Sobre o uso desses recursos no processo de ensino-aprendizagem Silva e Oliveira (2011) ressalta que o uso dos recursos audiovisuais deve ocorrer de forma implícita a tomada de conscientização por parte do professor, uma vez que, ao explorar esses recursos devem realizá-lo de forma reflexiva, para não tornar-se uma atividade para passar o tempo.

De modo geral, o ensino-aprendizagem através dos recursos audiovisuais deve ser compreendido de modo dinamizador e atrativo para os alunos, e visto como uma ferramenta pedagógica de forte poder formativo, pois produz um aprendizado significativo e motivador no âmbito escolar e na sociedade em geral.

  1. 3.      PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COM RECUROS AUDIOVISUAIS

 

            A leitura e a interpretação fazem parte do processo de aquisição do conhecimento e a utilização de recursos neste âmbito torna as práticas mais atrativas e motivadoras.

Segundo Dias e Silva (2002 apud SERAFINI 2010) o processo de leitura tem seu início fincado nos primeiros anos de vida, o que corresponde também aos primeiros anos da criança na escola, onde são desenvolvidas ações em torno dos interesses pela leitura.

Serafini (2010) diz que a leitura é um processo do qual necessita ser desenvolvido, estimulado, compreendido, além de que precisa ser motivador, sendo o professor um contribuinte para que a criança descubra que por meio da leitura podem ser construídos sentidos e significados.

Rezende (2000 apud SERAFINI 2010) em “A linguagem audiovisual no processo de leitura”, destacando a linguagem audiovisual que se caracteriza por um conjunto de elementos que estimulam a percepção sensorial, que ocorre em função do estimulo de três códigos: o icônico, o linguístico e o sonoro. No código icônico a pessoa encontra significado através da percepção visual, o linguístico ocorre a partir de expressões técnicas ou de palavras que correspondem às imagens do código iônico. Já o sonoro está relacionado aos sons, músicas e efeitos sonoros empregados na produção.

Silva e Oliveira (2010) expõe que fazer uso dos recursos audiovisuais, em especial do vídeo como uma ferramenta pedagógica oportuniza ao aluno investigar e refletir aprendizados referentes a diversas temáticas existentes ao seu redor. Em concordância Serafini (2010) ressalva que a perspectiva de trabalho através dos recursos audiovisuais contribui para a formação de um sujeito/ telespectador apto de fazer leitura de forma crítica dos textos expostos pela mídia.

Santos (2010 apud MARTINS E GALASTRI 2013) a utilização de recursos audiovisuais como filmes faz com que o aluno aprenda por meio de sensações não somente cognitivamente. Isso significa que além do professor fazer a exploração dos conteúdos, ele também explora emoções e sensações, podendo estes recursos serem utilizados para ensinar e prender a atenção do aluno.

Diante disso, acredita-se que a utilização de recursos audiovisuais na educação coopera para uma relação motivadora entre o aluno e o conhecimento a ser adquirido, estabelecendo relações permeadas por sensações e emoções.

            Nessa discussão Alves (2005 apud MARTINS E GALASTRI 2013) ainda contempla que os recursos audiovisuais podem ser considerados importantes recursos didáticos, pois, é atrativo e trás mais motivação remetendo os alunos a situações lúdicas e prazerosas, podendo proporcionar a abertura ou intensificação de interações em sala de aula.

            Com base, em toda a discussão percebe-se o quanto é importante à utilização dos recursos audiovisuais na educação, pois além de tornarem as aulas mais atrativas, prazerosas, estimuladoras e lúdicas, eles contribuem para a intensificação dos processos de interação em sala de aula.

            Neste tópico discutimos a utilização dos recursos audiovisuais no processo de leitura e interpretação e no próximo item trataremos dos procedimentos metodológicos.

           

  1. 4.      PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

A pesquisa que fundamentou o presente trabalho foi de cunho qualitativo, contemplando as seguintes fases: observação, discussão em grupo com bolsistas e supervisor, estudos teóricos, seleção dos vídeos, aplicação da atividade e analise dos resultados. Segundo Marconi e Lakatos (2010) a observação permite obter informações e utiliza os sentidos na obtenção de alguns aspectos da realidade, e não incide apenas em ver e ouvir, mas também analisar os fatos ou fenômenos a serem estudados.

A partir da observação foi possível conhecer a escola e obter informações dos aspectos que a compõem, permitindo assim um contato direto com gestores, professores e principalmente com os alunos. Assim percebeu-se a necessidade de inserção de atividades ainda mais dinamizadoras fazendo uso de tecnologias como o vídeo, para gerar novo saberes e aprimorar aqueles já existentes nos alunos sobre leitura e compreensão.

Diante disso primeiramente foi realizada uma discussão em grupo com bolsistas e supervisor, no propósito de elaborar atividades dinâmicas de leitura e compreensão com o uso de recursos audiovisuais, especificamente o vídeo. Posteriormente foram selecionados os vídeos a serem trabalhados, de forma que foram utilizados dois vídeos um sobre meio ambiente para as turmas de 1º a 3º ano, outro sobre cultura para o 5º ano.

A aplicação das atividades ocorria semanalmente, de modo que os alunos assistiam aos vídeos e logo após os bolsistas faziam discussões sobre o tema abordado, os alunos enfatizavam o que haviam compreendido sobre o vídeo. Em seguida todos os alunos faziam desenhos explicitando o entendimento sobre a temática, e com esses desenhos foram confeccionados painéis, todos os painéis ficaram expostos nos corredores da escola.

  1. 5.       RESULTADOS

Os depoimentos dos alunos e professores após a execução da atividade mostraram que houve resultados significativos no trabalho com vídeos no processo de leitura e compreensão. Algumas evoluções observadas foram: maior participação dos alunos em expressar seus entendimentos, facilidade na compreensão dos conteúdos e melhorias na leitura.

Entretanto, sabe-se que a leitura e compreensão é uma área complexa, mas que precisam estar juntas e serem estimuladas diariamente no meio escolar, para assim formar sujeitos aptos a compreender o mundo ao qual vivem e o que existe ao seu redor. O momento de aplicação desta atividade proporcionou aprendizado aos alunos e bolsistas, despertando novas práticas e saberes.

Através da atividade proposta conseguiu-se alcançar os objetivos, pois de acordo com os depoimentos ficaram evidenciadas as contribuições dos recursos audiovisuais no processo de leitura e interpretação nas séries iniciais. Percebeu-se a importância de desenvolver aulas atrativas com os recursos audiovisuais, levando os alunos a compreenderem os conteúdos do dia a dia de forma lúdica, o que os torna ainda mais motivados a apreender.

No entanto ergue-se uma prática de trabalhar a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual teve como base o uso do vídeo como mediadores da leitura e compreensão. E esta provocou mudanças no aprendizado dos alunos. Cabe ressaltar que a atividade foi de grande relevância para os bolsistas, pois permitiu a ligação entre as teorias vivenciadas na academia e a prática consumada na escola, enaltecendo a importância de novas práticas.

 

REFERÊNCIAS

 

FERREIRA, Sheila Margarida Moreno. Os recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.2007, 69fls, (Monografia em educação), Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Cabo Verde, 2007. Disponível em: http://bdigital.unipiaget.cv:8080/jspui/bitstream/10964/142/1/Sheila%20Ferreira.pdf. Acesso: 08/07/2015.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral / Regina Célia-8° Ed- São Paulo: Ática, 2006.

SERAFINI, Denise Jorge. A linguagem audiovisual no processo educativo e no incentivo à leitura: o caso do programa mundo da Leitura, 2010. Disponível em: www.scielo.com . Acesso em: 08/07/2015.

SILVA, Rosilma Ventura da. OLIVEIRA, Elisangela Mercado de. As possibilidades do uso do vídeo como recurso de aprendizagem em sala de aula do 5° ano. 2010. Disponível em: www.pucrs.br/famat/viali/recursos/vlogs/Pereira_Oliveira.pdf. Acesso em: 09/07/2015.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. ArqMudi. 2007. Disponível em:  http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volum. Acesso em: 11/07/2015.

MARTINS, Ronaldo. GALASTRI, Natália Arias. A Importância da Utilização de Recursos Audiovisuais em Projetos de Educação Ambiental. Rima Editora, 2013. Disponível: http://www.rimaeditora.com.br/24_5SIMAR.pdf. Acesso em: 16/07/2015

SANT´ANNA, Ilsa Martins. MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar(técnicas e reflexões pedagógicas para formação de formadores). 7° edição: junho de 2002. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1989.

VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª ed. 2003

NOTAS DE FIM:

_______________________________

*Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI

**Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI

1 O movimento escolanovista brasileiro inspirou as reformas educacionais para a construção de uma sociedade democrática que respeite as características individuais de cada pessoa (VIDAL, 2003)