Profissionais responsáveis pela execução de serviços técnicos são muito valorizados no mercado atual. Mecânicos, encanadores, eletricistas, pintores e outros profissionais conquistaram nos últimos anos merecido reconhecimento e  têm se aprimorado em suas qualificações.

Falaremos aqui de forma breve sobre a atuação profissional de eletricistas e mecânicos, dando exemplos gerais dos serviços que estes profissionais podem executar.

Mecânicos são profissionais especializados na manutenção e reparação de máquinas, motores e equipamentos mecânicos em geral. Existem profissionais especializados em diferentes tipos de equipamentos, mecânicos industriais, automotivos, de bordo e outras tantas especialidades. Para tanto esses profissionais contam com ferramentas para mecânicos, equipamentos de proteção e formação específica.

Basicamente as atividades de um mecânico dividem-se em 3 atividades e são elas: manutenção preventiva, reparação e modificação de um determinado equipamento mecânico.

Eletricistas são profissionais que atuam na instalação e manutenção de instalações elétricas. Existem profissionais especializados em diversos tipos de instalações elétricas, mecânica de automóveis, barcos, residenciais entre outras.

Eletricistas podem exercer muitas atividades e destacamos 3 delas: na manutenção de redes elétricas domésticas, manutenção em circuitos elétricos de carros e na execução de projetos elétricos com outras finalidades. Ferramentas para eletricista possuem funções específicas e normalmente são voltadas para a segurança destes profissionais.

Seja qual for a sua necessidade, ao procurar por esses profissionais é preciso estar atento as qualificações que eles apresentam. Muitos serviços precisam ser executados com responsabilidade para a segurança das pessoas durante e após as manutenções. A segurança deve ser uma das preocupações centrais destes profissionais.