ATIVIDADES ANTROPICAS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA

Loraine Sibele de Lima Cortez, Jucianne Aparecida dos Santos Carvalho, Daiany da Silva Araújo, Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX [email protected]; [email protected]; [email protected]

RESUMO

O homem tem grande influência no equilíbrio natural do planeta, pois atinge magnitudes como as mudanças climáticas, o qual decorre, o aumento da emissão de gases do efeito estufa, queimadas, desmatamentos, entre outros. A Amazônia possui um importante papel no ciclo do carbono do planeta, por ter grande influência nas mudanças do clima. Além disso, o equilíbrio da atmosfera amazônica está sujeita às variações climáticas.
Populações humanas na Amazônia constituem uma parte dos ecossistemas nos quais elas vivem. A escala e intensidade crescente das atividades humanas têm impactos significativos em outras partes destes ecossistemas, com efeitos locais, nacionais e globais. Impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas terrestres incluem os efeitos dos desmatamentos, da exploração madeireira, de queimadas e incêndios. Mudanças ambientais atuais e esperadas afetam negativamente os seres humanos na Amazônia e em outros locais. Estas mudanças incluem a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas, redução de ciclagem de água e contribuição ao efeito estufa. A contribuição de perda da floresta às mudanças globais tais como mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, finalmente adoção de uma estratégia nova para sustentar a população da região. O meio ambiente, pode afetar a população humana através de mudanças no clima, por perda de recursos bióticos tais como: populações comercialmente valiosas de árvores, peixes e outros animais. As atividades têm uma larga gama de efeitos sobre o meio ambiente e vive-versa.
Para Fearnside, as atividades humanas na Amazônia, terão grandes impactos nas mudanças do clima no século XXI. Com esse ritmo, é esperado que o efeito estufa aumente a temperatura de 1 para 6 ºC na Amazônia. Isso resultará dos desmatamentos como já vem ocorrendo, além de afetar os vários microclimas que existem na região. A tendência do processo de savanização é uma das conseqüências da substituição da floresta, o que irá provocar um aumento da temperatura do ar da superfície, entre 2 e 3 ºC, redução na evapotranspiração regional, entre outros.
Contudo, os desmatamentos decorrentes de queimadas e decomposição da vegetação derrubada, somam a maior contribuição do país que emitem gases do efeito estufa.
No entanto as mudanças climáticas afetarão a saúde humana, por meio de alterações das doenças endêmicas como a cólera, a malária, a dengue, virose, entre outras doenças existentes. Essas mudanças poderão acelerar os ciclos de transmissão, estender suas áreas de distribuição geográfica, além de criarem condições ambientais favoráveis à reprodução e a sobrevivência de patógenos e vetores.

Palavras-chave: Mudanças Climáticas, Efeito Estufa, Atividades Antrópicas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONFALONIERE, Ulisses E. C., Marcia, NAJAR, Alberto et al. Mudanças climáticas globais e desenvolvimento: importância para a saúde. Inf. Epidemiol. Ste. Vol. 11, no. 3, p. 139 ? 154, 2002.
FEARNSIDE, Philip M. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) Manaus-Amazônia, Vol. 36(3), p.395 ? 400, 2006.
FERREIRA, Nilson C. JR., Laerte, G. F. et al. Causas e Efeitos dos Desmatamentos na Amazônia: uma analise a partir de dados orbitais, cartográficos e censitários. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis, Brasil, 21 ? 26 Abril. INPE, p 6721 ? 6728, 2007.
NOBRE, Carlos A.; SAMPAIO, Gilvan; SALAZAR, Luís. Mudanças Climáticas e Amazônia. Cien. Cult., São Paulo, v. 59, n. 3, p. 22 ? 27, 2007.